• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

diogo2009

[duvida] porque aprender java

5 mensagens neste tópico

bom a pergunta parece meio idiota (pode ate ser)

mais gostaria que programadores de Java compartilhe sua opinião por que escolheram Java.

eu pessoalmente não tem muita afinidade com Java mais segundo um rank java e a linguagem mais

utilizada no mundo

afinal o que java tem?

0

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

É orientado a objectos, é fácil de programar e aprender e tem uma api mto completa.

Além de que existem IDEs open source mto bons como o Eclipse e o net beans.

0

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

"NetBeans", e não "feijões da net" ;)

Para mim foi um pouco evolução natural no uso de linguagens influenciada pela forma como vejo o desenvolvimento de software. Comecei com C no curso, passei por várias linguagens no curso, a que usámos para aprender POO era Java. Nunca vi outra linguagem orientada a objectos com a qual me identificasse mais.

Por outro lado, para mim, multiplataforma é algo importante, actualmente uso 3 sistemas operativos diferentes com alguma regularidade e é algo que considero vantajoso, além disso não fico preso a um fornecedor específico ou a uma tecnologia, excepto a linguagem naturalmente.

Já usei muitas outras tecnologias e linguagens, Java acaba por ser sempre a que mais uso.

Como todas as linguagens tem inúmeras vantagens e inúmeras desvantagens, e a cada projecto novo uso a linguagem que se adequar melhor, não tem de ser necessariamente Java, no entanto há sempre uma tecnologia onde nos especializamos, nunca vamos saber tudo, no meu caso foi Java, por vários motivos como ter todas as ferramentas que preciso a custo de aquisição zero, ser ter uma portabilidade elevada, ter um mercado gigantesco, e ser uma linguagem/tecnologia bem estruturada, testada e evoluída. Não que outras não sejam, mas isto acaba por ser uma escolha pessoal, e neste caso, eu fiquei com Java.

Actualmente uso pouco Java, profissionalmente passei a usar mais PHP e os projectos que tenho estão, neste momento, a ser desenvolvidos em ObjectiveC/Cacoa.

0

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Por motivos de emprego. O motivo pelo qual uso é porque o meu trabalho a isso o obriga, tenho que usar java, não é escolha minha. Assim como eu, há milhares de outros programadores, pelo motivo de ser das linguagens mais usadas.

E porque é que é das mais usadas? Perguntarás. É por causa da plataforma na qual acenta.

A linguagem se formos a analisar bem nem é o que interessa mais. Pessoalmente, analisando a sintaxe não vejo nenhuma grande diferença entre o java e muitas outras.

Se me perguntarem a mim, o melhor do java é que se faz download do JDK e assim logo sem mais glitches temos um ambiente de desenvolvimento com ferramentas de qualidade profissional, completamente gratuito, e compatibilidade com bibliotecas para tudo e mais alguma coisa.

Aqui a sublinho a compatibilidade. Quem trabalha com linguagens que compilam nativamente, ou fica prezo a um sistema operativo, ou tem que andar com workarrounds marados para suportar isto ou aquilo.

Em java TUDO funciona graciosamente e sem truques escondidos.

De referir que a SUN e a fundação Apache dispõem de cunjunto impressionantemente vasto de bibliotecas de qualidade para tudo e mais alguma coisa. Tudo software de qualidade irrepreensivel.

A resposta curtá é: é a mais usada porque é a que dispões de mais ferramentas.

0

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Decidi aprender Java porque queria aprender mais uma linguagem de programação, por ter das bibliotecas mais completas e pelas estrutura (é por isso que é chamada "the beautiful programming language")

0

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!


Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.


Entrar Agora