• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

edumicro

Fazer uma textbox aceitar só números

9 mensagens neste tópico

Boas,

É o seguinte... tenho uma textbox e quero fazer com que apareça uma messagebox com uma frase a dizer para introduzir apenas números em vez de letras. Criar a messagebox não é problema, o problema é detectar se o que escrevi na textbox são números ou letras.

Agradecia alguma ajuda.

Cumps

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Já agora podias-me explicar o que é isso das Regular Expression's? Só programo em C# à uns 2 meses e ainda não sei muito. ;)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

As regular expressions tb existem em C#, o site é só para veres uns exemplos de regular expressions e para as testares.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Isso é uma solução muito complicada.

E que se usasses uma MaskedTextBox? Era muito mais fácil, bastava editar a propriedade Mask deste controlo ;)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Nem mais. Regular expressions é uma dor de cabeça. Principalmente para quem desconhece. Maskedtextbox faz isso facilmente. e é mais fácil de manter também.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Podes chamar uma função que foi criada em VB:

Microsoft.VisualBasic.IsNumeric(valor)

Experimenta.

Eu sou muito fã de Regular Expressions, mas para coisas mais complexas. Se for só para detectar se é um número, usa essa função.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Sim, sem dúvida que é algo bastante poderoso, mas para coisas simples acho que é estar a complicar demasiado.

Essa função também é capaz de servir bem.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Obrigado pelas respostas. Depois de adicionar essa função à aplicação, posto aqui o programa que estive a desenvolver.

Cumps

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora