• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

edumicro

Colocar um Visual Style dentro da aplicação

9 mensagens neste tópico

Boas,

Tenho estado a criar um programa em C#, e tenho andado há procura pela Internet de maneiras para incluir um theme/visual style na aplicação.

Ou seja fazer com que o theme/look desta seja independente do theme que está activado no SO e fique sempre com um Visual Style pre-definido. Por exemplo o Windows Live Messenger tem um theme próprio, a suite Microsoft Office também, o COMMODO Firewall também tem um visual style próprio... etc...

Portanto bastava só arranjar um visual style já feito e incluí-lo na aplicação. Só preciso de saber como o fazer, e não tenho encontrado nada da nada.

Bem, acho que deu para entender o que quero dizer.

P.S. Apenas trabalho com o C# há 2 meses, portanto ainda sou um pouco iniciante nestas andanças.  ;)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

"não vais conseguir"? "a liberdade é total", e em Windows Forms não? Estranho.

Pode dar mais trabalho, mas as palavras usadas são demasiado fortes.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Quando me refiro a mudar o estilo não me estou a referir a mudar a cor do Brackground, ForeColor, FontSize, Font ( entre outras relacionadas )

Podemos pegar numa form e altera-la para um formato circular, eliptico,... para isso teremos que  usar o objecto Graphic da Form, o GraphicPath, o Region.... e com isso alterar o aspecto da form.

Isto vai contra aquilo que acabei de dizer no outro post, admito!

Para dizeres a um controlo que queres que ele seja transparente tens que descer a baixo nivel e tens que criar um controlo próprio que herde do Control e depois defini-lo como transparente, não é trivial e foi estremamente dificil encontrar esta solução, porque o controlo dentro de uma form ou dentro de um user control herda o background do "parent".

Acho que podia estar a tentar encontrar soluções, mas acho que é extremamente complexo e uma pessoa com 2 meses de experiência não me parece que esteje a vontade para fazer qualquer uma das opções anteriores, e dai ter me direccionado para o WPF.

Tenho trabalhado tanto em Windows Forms como WPF, e com WPF o meu trabalho é muito mais simplificado no que toca aplicar styles.

Eu posso reforçar os estilos de acordo com vários temas, tanto do Windows Vista com XP, os chamados luna e aero ( por exemplo)

Eu posso definir os meu próprios estilos para cada controlo que tenho WPF,  posso ter uma form com o aspecto que quero sem ter grandes trabalho, por exemplo, basta aplicar um border e aplicar um grandiente linear e já tenho uma form com um aspecto mais bonito....

Posso definir o DataTemplate, Template, ControlTemplate dos diversos controlos...sou eu que defino como quero apresentar a informação...

Por exemplo, é ridiculo mas eu posso colocar dentro de um botão uma combobox, basta definir o controlTemplate como sendo uma combobox...

Posso chegar ao pé de uma lisbox e definir que cada item é formado por uma imagem, e 3 labels e para cada um dizer qual é a propriedade do objecto que se esta a mostar na lisbox a que corresponde.

Acho que em WPF tudo é possível e da forma como quisermos e em Windows Form acho que estamos muito limitados ou é extremamente complexo.

cumprimentos

tofas

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

São maneiras diferentes de pensar. Eu trabalho diariamente com Windows Forms e MFC, com controlos desenhados por mim, e não considero muito complexo.

Não tenho experiência com WPF, experimentei uma vez e decidi que era perder tempo desnecessariamente, quando podia fazer o mesmo com uma tecnologia que já conheço (GDI+).

Claro que é mais simples definir atributos e está feito. Mas daí a sugerir uma mudança dessas... Além de que a performance não deve ser a mesma (não sei mesmo, estou a mandar bitaites. Já Windows Forms eu considero lento, imagino que WPF seja pior), e tendo eu um bocado de pancada pela performance... ::P

Além disso, há motores de temas para aplicações (como, assim de repente, este) que são menos violentos que mudar de WinForms para WPF.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

boas,

tens razão, estive a ver por alto exemplo que deste, não é assim tão trivial.

Mas bom, é possível....no entanto acho que é preciso dominares, é bastante complexo.

WPF é muito mais simples :P

Cumprimentos

tofas

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

As WPF talvez me poderão vir a dar um JEITÃO no meu próximo projecto. Uma espécie de dock. :)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora