• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

Dotinho

Siemens CPU300 á distancia, modem ou rede

10 mensagens neste tópico

Boa tarde, deponho-me com um problemazito que necessito de algumas sugestões, passo a explicar.

Na minha empresa fazemos automação, e há um cliente que é indeciso e pede bastantes alterações a nível de software, o problema é que ainda fica a 2h de caminho, que hipóteses há para comunicar com o cpu assim á distancia?

Sei que há cartas de rede, a CP343, sei trabalhar com ela, mas não sei se ligada á rede de computadores, posso fazer um port fowrding no router e o meu S7 conseguir lá chegar?

Outra coisa que também vi são os modems, mas pelo que tenho lido são antigos e complicados de mexer e programar.

Alguém já teve uma situação assim?

cmps, LL

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Honestamente ainda não tive esse problema, A Siemens tem uma ferramenta para isso, chama-se Teleservice (não sei os custos nem como funciona).

Relativamente a usares uma CP343, se calhar, pelo preço e por poupares uma slot, é preferível montares esta peça: http://www.ibhsoftec-sps.de/english/IBH_Link_S7_Plus_Plus.htm

Relativamente à ligação por port-forward, é capaz de funcionar, mas tens que falar com o cliente, especificamente com o departamento de informática, para ele te abrir as portas e criar excepções e routing tables e ...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Parece-me interessante, mas é compatível com o Simatic S7? realmente pelo preço e se funcionar, compensa.. porque qualquer que seja a solução da Siemens, é sempre bastante cara.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu nunca usei, mas lá diz S7-200/300/400.

Conheci esta peça porque uns técnicos franceses vieram cá (a Portugal) montar uma máquina e a ideia era fazer tele-assistência através da peça via internet, mas no orçamento não estava o fornecimento da peça, por isso o responsável pela segurança informática, ligou-me a perguntar se tinha uma ou equivalente.

Como não tinha, o cliente comprou via internet, mas não sei como ficou, nem se funcionou correctamente ou não, imagino que sim, não é a primeira vez que se faz nem será a última, mas mais uma vez não sei, em questões informática o que é necessário.

Relativamente ao modem, tenho a ideia, que uma vez em conversa com a Siemens, me disseram, que era muito simples, mas muito lento, só tinha que ligar um modem à porta do autómato, e no meu portátil usar o modem interno e activar um visto algures para não ir para a COM (ou USB) e ir para o modem, mas não avançou e mais uma vez, é muito lento e o custo do modem para o PLC não é muito baixo.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Normalmente terias de encaminhar a porta no router, para que qualquer pedido que chega-se aquela porta vindo do exterior fosse automaticamente enviado para determinado IP e Porta no interior da rede. Caso tenha firewall que é o mais provavel a porta deveria ser aberta e configurada na firewall para garantir o acesso apenas legitimo (provavelmente o uso de algum sistema de VPN fosse o ideal). Quanto ao automato em si, não conheço o suficiente.

Cumprimentos

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Pois, eu estou realmente a pensar na solução da IBH sugerida pelo nokPT. Visto que as da Siemens são mais complexas.

Vou investigar isso e depois digo o resultado.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Viva,

eu uso o NETLinkPro da Helmholz (www.helmholz.de) . É semelhante ao o que o nokPT recomendou. Se se trata apenas de um plc ainda tens a versão Netlink Lite. Tanto uso para telemanutenção como a uso como interface para SCADA, constituindo uma solução mto mais prática e económica que a solução preconizada pela Siemens. O netlink pro sofreu inclusivamente um upgrade de firmware que permite visualizar variáveis de determinado plc no barramento MPI via webbrowser sem software adicional. Apenas é necessário instalar o driver no Step7... e claro..se está abaixo de uma rede informática, solicitar respectivas regras NAT ao admin.

Bom trabalho!

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Olá notricks, a tua solução também me parece boa, vou tentar saber o preço e se esse funciona mesmo, vou optar pelo teu... Se nao for problema, compram em Portugal ou mandam mesmo do site?

cmps

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Nós compramos ao distribuidor em PT, costumam ter sempre um ou dois em stock e sõ muito prestáveis.

Cumps

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora