• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

passado

Vereficar existencia de utilizador

3 mensagens neste tópico

Boas pessoal eu antes ja tinha feito isto mas perciso da vossa ajuda porque nao me recordo muito bem....

Eu tenho um formulario de login que pode ter varios utilizadores, entao as minhas duvidas sao:

1º verificar no registo se o utilizador ja existe, queria colocar um processo lostfocus da textbox que percurrese todos os registo da tabela e ver se existe, o que tenho de fazer é um for na linha de que le os registos correcto?

2º semelhante a primeira mas para o login depois de encontrar o registo, iria verificar a password e verificar se estava tudo certo, coloco na mesma o for certo?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

1º Não. Se não manténs um cache dos registos, o que tens de fazer é uma consulta à base de dados. O devolver de uma única linha garante-te que estás na presença do username correcto.

2º Não de novo. Quando a linha única é devolvida, basta armazenar o ID do username, ou todos os dados que pretendes bater, assim que encontras o username.

Por exemplo (e isto são meras sugestões rápidas):

(código literal)

SELECT UserID,Username,Password FROM Utilizadores WHERE Username=TXTUser.Text
Se o número de linhas devolvidas for igual a zero, indicar de alguma forma que o user não existe.
Caso seja devolvida uma linha, o username existe e armazenas o username e a password.

Na caixa da password basta verificar se a password que foi escrita coincide
com a que veio da base de dados, que foi armazenada previamente

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

1º Não. Se não manténs um cache dos registos, o que tens de fazer é uma consulta à base de dados. O devolver de uma única linha garante-te que estás na presença do username correcto.

2º Não de novo. Quando a linha única é devolvida, basta armazenar o ID do username, ou todos os dados que pretendes bater, assim que encontras o username.

Por exemplo (e isto são meras sugestões rápidas):

(código literal)

SELECT UserID,Username,Password FROM Utilizadores WHERE Username=TXTUser.Text
Se o número de linhas devolvidas for igual a zero, indicar de alguma forma que o user não existe.
Caso seja devolvida uma linha, o username existe e armazenas o username e a password.

Na caixa da password basta verificar se a password que foi escrita coincide
com a que veio da base de dados, que foi armazenada previamente

Correcto, como e que eu nao pensei no SELECT .... WHERE....era tao obviu, muito obrigado :)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora