• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

EclipseX

[Projecto] Presiso de ajuda, iniciante

6 mensagens neste tópico

Boas pessoal, eu sou novo por aqui e de eletronica não percebo nada, mexendo apenas em programação...(o meu trabalho é criar aplicações em várias plataformas)

bem continuando...

Eu tenho um carro preparado, esse carro é um celica de 90

O mesmo tem, leds, faróis(máximos.médios e mínimos),piscas, 2 cameras, sistema de som, fecho central e vidros eletricos

É o seguinte, tenho um carpc por montar e ligar todo o sistema de som(já tenho a placa de som adequada para isso etc....), ecrãn touch screen etc...

Agora o que quero é desenvolver algo que possa comunicar, com todas as luzes do meu carro, e com o fecho central...Ambiente visual é canja, o que não sei é como criar o interface de comunicação entre os compunentes...se alguem me puder ajudar ...(ja agora alguem com projecto de curso para fazer pode-se aproveitar)

Obrigado pela atenção

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Há várias maneiras de agarrar nisso.

Ou partes para a norma automovel que é o CAN e o LIN, ou então crias o teu protocolo em cima da norma física RS485.

É preferivel teres um microcontrolador que te faz o controlo das peças do carro, e o teu CarPC comunica com esse microcontrolador.

Quanto mais coisas puseres, mais complica. Especialmente para quem não é da área :)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

{editado} não esquecer que o carro é de 90, não dá para fazer modificações em centralina, aliás quase nada está ligado a centralina

Hmmm, pois, o meu problema é a comunicação entre tudo, coisa que não sei fazer....Em principio o meu carro vai agora daqui a pouco tempo ao eletrecista ver umas coisas, e voulhe pedir que me faça o favor de me identificar alguns (fios) necessários para o que quero, não vai ser dificil, visto que ja desmontei tudo o que havia para desmontar dentro do carro...

Será que me conseguem via este forum, explicar-me passo a passo o que terei de fazer?

Quero fazer as coisas simples, mas de maneira a que tenha acesso a tudo :) (inclusive montes de leds 8-), que será porreiro poder alterar a forma como fazem os blinks :P.....ps: tenho um sistema que mete o meu carro a "piscar os olhos" que liguei ao rele um botao :P...(o meu celica é de levantar os farois)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

bem, estive a pesquisar um pouco aqui no forúm e acho que achei a solução ideal....O mini-controlador com ligação USB...Arduino Mega com 128kb de memoria com 54 digital pins,6 analog inputs e 4 hardware serial ports acho que é o ideal

programação não me parece complicada, além de já existir bibliotecas

Agora parte complicada, não sei efectuar ligações ou que mais material posso a vir ser necessário

Se alguém me der uma "BIG HELP" agradecia... :smoke:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

É uma opção, especialmente pelo USB. Já que isso é para ligar a um CarPC.

A melhor comunidade portuguesa para ajuda em Arduino, é a LUSOROBOTICA.COM

bom trabalho

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora