• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

lmalves

Iniciação a novo projecto

7 mensagens neste tópico

Olá a todos,

Sou novo no forum e estou a iniciar um novo projecto e para isso precisava de umas dicas..

Já programo a algum tempo em PHP mas agora vou ter de desenvolver um programa para Windows e como já à muito tempo que não faço nada disto gostaria que me aconselhassem um bom IDE.

Já instalei o Codeblocks e o VB 2008 Express mas ainda não me decidi, tb ja aqui vi referencias ao wxDev-C++ . Tb tenho duvidas relativamente ao toolkit grafico a utilizar, será o Wxwidgets bom?

Outra questão é que tenho de utilizar um "pacote" totalmente gratuito para fins comerciais.

Se me puderes aconselhar agradeço.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

O Code::Blocks é muito bom, e pode ser utilizado com o compilador do Visual Studio. Aliás, aconselho-te a procurares o download gratuito da versão mais recente da SDK do Windows, que inclui o mais importante: o compilador e a documentação, mas que obviamente não traz qualquer IDE.

Tanto a IDE Code::Blocks como a SDK do Windows são de uso livre, quer pessoal/educativo, quer comercial. Pessoalmente, recomendo-te esta combinação.

Também te recomendo vivamente o wxWidgets: é, na minha opinião, o melhor toolkit gráfico de open-source que existe de momento.

Em relação à licença, não te preocupes, que o wxWidgets é LGPL, não GPL. Ou seja, pode ser usado para fins comerciais, desde que publiques as tuas próprias alterações à biblioteca. Maior parte das pessoas evitam o problema compilando o wxWidgets (e as suas próprias adaptações) separadamente em DLL, para dissociar completamente os executáveis.

EDIT:

Acrescento aqui uns quantos links para ajudar:

Windows 7 SDK (Funciona no Windows 7, mas também em versões anteriores)

The Windows SDK for Windows 7 and .NET Framework 3.5 SP1 provides documentation, samples, header files, libraries, and tools designed to help you develop Windows applications using both native (Win32®) and managed (.NET Framework) technologies.

Forum da comunidade do Code::Blocks É preferível fazeres o download da versão mais recente das "nightly builds" nos forums. A versão proposta na página principal está muito obsoleta, e é na verdade instável.

wxWidgets 2.9.0 Recomendo esta versão do wxWidgets, por uma questão de compatibilidade do teu código com a futura versão 3.0, que está para lançar brevemente.

wxWidgets repository Esta página tem uma séries de "nightly builds" para quem quer o código mais recente.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Boas

Estou a seguir as tuas dicas e instalei (saquei) o codeblocks nightly, e estou a seguir as instruções do site para o configurar com o MinGW e o wxWidgets mas infelizmente não estou a conseguir.

O MinGW penso que está bem instalado visto que consigo compilar e executar projectos C++ em consola, agora o wxWidgets é outra historia...

Pelo que vi no forum que me indicaste é necessário compilar o wxWidgets mas o comando usado no tutorial "mingw32-make.exe" não existe nesta versão do Mingw(ou pelo menos eu não encontro).

Se me puderem ajudar agradeço

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Boa noite,

Parece-me que consegues executar os comandos do MinGW a partir do CodeBlocks, mas não a partir da linha de comandos do Windows.

Tens todos os comandos necessários do MinGW instalados? Talvez precises de fazer o download do mingw32-make separado. Esta página na sourceforge tem todos os componentes disponíveis.

Outro possível motivo: se calhar ainda não tens a directoria dos executáveis do mingw instalada no PATH do Windows.

Para isto, vais ao painel de controlo e abres as propriedades de sistema. Depois vais à página "avançado" e carregas no botão das "Environment variables". Aparece-te aí duas listas de variáveis (para o utilizador corrente e para todos), entre as quais o "PATH". Tanto faz qual mudas, a única diferença é se a variável é alterada só para ti ou para todos os utilizadores da máquina. Supondo que instalaste o MinGW em "C:\MinGW", precisas de acrescentar à variável "PATH" o seguinte: ";C:\MinGW\bin".

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Boas, obrigado pela resposta mas possivelmente o problema era a falta do mingw32-make pq a PATH estava bem definida, no entanto resolvi o problema fazendo o download da wxPack que já vem com tudo pronto a usar..

Agora é começar a programar  :)

Já agora aconselhas algum sitio com bons tutoriais e exemplos para programação com wxWidgets?

Obrigado

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Ainda bem que o wxPack resolveu o problema. :)

O site oficial tem uma wiki com diversos tutoriais aqui.

Bom trabalho.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora