• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

herakty

Portugueses investem forte em offshores

8 mensagens neste tópico

Portugueses investem forte em offshores

«Os portugueses aplicaram em produtos financeiros sediados em offshores quase 8,8 mil milhões de euros em 2008, valor que representa cinco por cento do PIB estimado pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) para o ano passado. Por causa da crise financeira, em 2008 o investimento em paraísos fiscais caiu 30 por cento mas em Janeiro deste ano, passada a fase mais instável dos mercados, as aplicações em off-shores dispararam de novo.

porque não usar os mecanismos normais de imposto? para mim a fuga fiscal é dos piores inimifos de nós todos

qual a razão de uma off-shore? qual a razao de paraisos fiscais quando há leis para de impostos nos paises? eu quando estava no BCP com mt frequencia me ligava às ilhas caimao para manutenção de servidores... nem havia lá pessoas... só servidores ;)

http://cidadaoscontracorrupcao.blogspot.com/2009/04/portugueses-investem-forte-em-offshores.html

teckV

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

A razão para uma off-shore é simples, clara e extremamente apelativa: a taxa de impostos é muito mais baixa.

Dado que não é ilegal, não é fuga ao fisco.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

A razão para uma off-shore é simples, clara e extremamente apelativa: a taxa de impostos é muito mais baixa.

Dado que não é ilegal, não é fuga ao fisco.

As razoes são essas mesmo, mas essa simplicidade também o é para aqueles que querem utilizar essas contas para os diversos fins como lavar dinheiro, e acho que a exemplo disso estes comentários da noticia que o herakty disponibilizou ilustra bem isso...

"As estimativas apontam para que o branqueamento de dinheiro nos offshores possa ascender a cerca de nove mil milhões de euros.

Para combater a lavagem de dinheiro do narcrotráfico, da venda de armas, da prostituição e de outros negócios ilícitos, o G20, grupo dos países mais desenvolvidos e das economias emergentes, promete uma forte fiscalização aos paraísos fiscais que não prestem informações transparentes sobre as operações financeiras."

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

E achas que só se pode fazer isso nas off-shores?

As off-shores são tão apelativas para isso como qualquer outro país, com a diferença de que lá os impostos são mais baratos.

Quanto aos G20 prometerem uma forte fiscalização... Sabes quem detém os off-shores mais conhecidos?... Sabes quem os criou e para que fins?...

É um facto que os governos querem mais dinheiro e por isso apertam um pouco nas off-shores, mas será sempre para os media transmitirem a mensagem à população de que estão a fazer alguma coisa. A UE tem feito essa estratégia e conseguiu que algumas off-shores conhecidas até assinassem um tratado especial nesse sentido.

Mas isso é sempre sol de pouca dura, assim que a crise passar e a atenção se desviar dos mercados financeiros, voltará tudo à normalidade.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Isso sei eu, mas o que eu estava a dizer é para que fins eles são usados... pois uma conta off-shores é muito melhor para fazer lavagem de dinheiro que uma outra qualquer...;)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Qualquer dia estão a dizer que quem utiliza contas off-shore é um criminoso. ;)

Podem só lá existir servidores, podem ser paraisos fiscais, mas têem vantagens perfeitamente legitimas, e eu considero perfeitamente legitimo a existencia das mesmas. Todo o mundo quer poupar dinheiro, se a taxa de imposto é mais baixo, tanto melhor. Olha que o primeiro "off-shore" de que me lembro era um colchão daqueles de palha, recheado a notas de 1000paus, ainda em escudos, porque a confiança no sistema bancário era tanta, e a vontade de pagar e pagar, e voltar a pagar, impostos pelo suor do trabalho era tanta, que os "antigos" criaram o off-shore do colchão!

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

não a meu ver não são td criminosos, apenas alguns criminosos as utilizam....;) estes criminosos utilizam o que podia ser bom para as pessoas pouparem algum para os seus actos ilícitos...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

antes demais (pensava que todos sabiam) o que é uma off-shore?

Existem várias definições de "paraíso fiscal". The Economist adotou a definição de Geoffrey Colin Powell, ex Conselheiro Economico da Ilha de Jersey: "O que… identifica uma área como sendo 'paraíso fiscal' é a existência de um conjunto de medidas estruturais tributárias criadas deliberadamente para tirar vantagem de, e explorar a demanda mundial de oportunidades para se envolver em evasão tributária". O The Economist salienta que, por essa definição, várias regiões tradicionalmente consideradas "paraísos fiscais" ficariam excluídos.[1]

caimão são das que apresentam as caracteristicas aqui consideradas "paraiso fical"... só o nome diz tudo.. enfim...

Paraísos fiscais são estados nacionais ou regiões autónomas onde a lei facilita a aplicação de capitais estrangeiros, oferecendo uma espécie de dumping fiscal, com alíquotas de tributação muito baixas ou nulas.

saliento o  "nulas"... caimao usam esta técnica, pois paga-se é taxa de uso.. um valor anual para se poderer operar (suborno)

PROBELAMAS DAS OFF SHORES

1) Fuga fiscal

2)

Frequentemente, autoridades de diversos países se deparam com contas "fantasmas", para onde são canalizados os recursos oriundos de diversos meios ilícitos, como corrupção político-administrativa e tráfico de drogas.

no ponto dois vimos que permite que os criminosos guardem enormes quantidades de guito... com impunidade... acham bem?

Isso sei eu, mas o que eu estava a dizer é para que fins eles são usados... pois uma conta off-shores é muito melhor para fazer lavagem de dinheiro que uma outra qualquer

e porque razão se o trabalhador é obrigado a pagar imposto sob pena de prisão, existe algo oficial com o nome de "paraiso fical" ou "fuga ao fisco"?

se declaras lucro num pais tens de pagar imposto... mas e se esse dinheiro não foi declarado num pais e for para uma conta off-shore, onde não NINGUEM (nenhuma policia ou autoridade) têm acesso? entendes? é BRUTAL fuga ao imposto...

posso dizer no BCP há mais dinheiro a passar pelas ilha caimao do que por portugal... isto eu sei e com certeza  (participei neste processo por motivos profissionais... fazia a segurança dos servidorees mas falva com os gajos que geriam as contas lá e era tão LIVRE qeu se falava abertamente do que se passava

off-shore é para fugao ao imposto.. é esta a base da off-shore.. que outro motivo há para haver locais isentos de impostos (zonas francas)? e porque razão não se pode investigar nada lá? nem saber quem coloca lá dinheiro e que quantias?

é o principal problema de levantar sigilio bancario.. e que assim aumentará em MUITO o uso de off-shore e mais fuga fiscal.. porque lá o sigilo é total, como

são sobejamente conhecidas as zonas francas da suiçã (onde é que os criminosos gurdam o guitto? e alguem pode investigar essas contas? não...

Qualquer dia estão a dizer que quem utiliza contas off-shore é um criminoso.

sim... sem duvida... se a fuga fiscal é crime que a pratica é criminoso

e na segunda alternativa, porque razão alguem há de esconder o dinheiro das autoridades? porque terá algo a esconder? se ganhas o guito de forma honesta porque o escondes? e falo apenas das autoridades competentes, que claro tens legitimidada para que o publico não saiba... mas isso é outra coisa

Todo o mundo quer poupar dinheiro, se a taxa de imposto é mais baixo, tanto melhor.

nas off-shore não há impostos... é realmente dificil o dialogo... sabes o que é uma off-shore? informate.. off-shore tipo ilhas caimao (a que o BCP usa) não cobra qualquer imposto... apeas taxa de uso. (suborno)

e agora diz-me... o teu pais vive praticamente do imposto.. dizes ser honesto fugir ao imposto? e como pagamos a saude e educação? e a policia? como combatemos os gangs e criminosos se todos usarem off-shores e ninguem pgar imposto

nunca tinha ouvido alguem defender a fuga ao imposto.. digo-te que é inedito em anos de debate ;)

impostos pelo suor do trabalho era tanta, que os "antigos" criaram o off-shore do colchão!

não tas a confundir imposto sobre a produção, que é a base de sustento de um pais, com as economias do trabalhador? nao eram as empresas que usavam o colchao mas os trabalhadores que naõ confiam na banca, tipo o meu avo

teckV

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora