• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

herakty

What Caused the Financial Crisis?

4 mensagens neste tópico

uma entrevista com especialistas (não simples programadores como nós que não temos acesso a toda a info) sobre o que foi a crise.. não sou eu que fiz estes docs.. ok? e um sistema que permite o maior banco do mundo falir e ser comprado por partes a preço da chuva pelo barclays... não pode ser bom

e em vez de responderem com sentimentos repondam com racionalidade..agora não se informarem com os especialistas e responderem com o que "acham que é"

e respondam nao sobre o que eu digo mas sobre o que os especialistas dizem (eun ao sou especialista, mas tenho capacidade de entender...de certo voçes tb)

sabem que nos foruns de economia isto é dado como certo? porque será? poque será que se levou à mesa as qeustoes de regulação dos sistema finaceiro e leis anti-fraude? porque corre tudo bem?

voçes sao vitimas... e defendem que vos torna vitima, porque viver nos dias de hoje com a relação salario/custo de vida...efim

DOCUMENTÁRIO SOBRE OS VARIOS PASSOS E O QUE CAUSOU A CRISE

nãoo ouviram falar no facto de os administradores receberem pelo valor das acções e terem especulado as mesmas? e que foi isso uma das grandes ignições sobre a crise?

não querem ouvir-me, ouiçam os especialistas.. eles estudam isto e não programação

Inside the meltdown

On Thursday, Sept. 18, 2008, the astonished leadership of the U.S. Congress was told in a private session by the chairman of the Federal Reserve that the American economy was in grave danger of a complete meltdown within a matter of days. "There was literally a pause in that room where the oxygen left," says Sen. Christopher Dodd (D-Conn.). (more »)

http://www.pbs.org/wgbh/pages/frontline/meltdown/view/

ENTREVISTA: What Caused the Financial Crisis?

http://www.washingtonpost.com/wp-dyn/content/discussion/2009/02/05/DI2009020502539.html

O HOMEM QUE AVISOU QUE IA HAVER A CRISE... e porque? porque analisou e somou as coisas...

THE WARNING

In the devastating aftermath of the financial meltdown, FRONTLINE uncovers important clues about why it happened -- and who could have prevented it.

"We didn't truly know the dangers of the market, because it was a dark market," says Brooksley Born, the head of an obscure federal regulatory agency -- the Commodity Futures Trading Commission [CFTC] -- who not only warned of the potential for economic meltdown in the late 1990s, but also tried to convince the country's key economic powerbrokers to take actions that could have helped avert the crisis. "They were totally opposed to it," Born says. "That puzzled me. What was it that was in this market that had to be hidden?" (

http://www.pbs.org/wgbh/pages/frontline/warning/view/?utm_campaign=homepage&utm_medium=proglist&utm_source=proglist

BREAKING THE BANK

FRONTLINE untangles the complicated financial and political web threatening one superbank in particular: Bank of America

http://www.pbs.org/wgbh/pages/frontline/breakingthebank/view/?utm_campaign=homepage&utm_medium=proglist&utm_source=proglist

SISTEMA MUNDIAL DE DINHEIRO COMO DIVIDA E A JUROS PROS CONTRIBUINTES

TEN Trilion an couting (a divida externa)

http://www.pbs.org/wgbh/pages/frontline/tentrillion/

teckV

0

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

o que é curioso é que não vejo ninguem explicar o que causou esta crise...

já ouvi dizer que houve maus investimentos... mas o que é um mau investimento? isso acontece quando há dois envolvidos num negocio... e um ganha e o outro perde

neste caso quem ganhou e quem perdeu?

não vejo mais nenhuma resposta...

teckV

0

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

o que é curioso é que não vejo ninguem explicar o que causou esta crise...

As causas desta crise são bem conhecidas.

Começou nos EUA quando os bancos começaram a dar um acesso fácil ao crédito, tendo praticamente nenhumas garantias de cumprimento das famílias. Um crédito de alto risco, com taxas de juros atraentes nos primeiros anos mas mais altas nos anos seguintes.

As famílias norte americanas colocaram na cabeça que ser norte americano era ter casa própria, mas esqueceram-se que era preciso pagar, e começaram os incumprimentos..

Os bancos começaram-se a aperceber que tinham estes activos que no fundo não podiam ser contabilizados porque não iriam conseguir receber este dinheiro. Parte destes activos já se tinham espalhado pelo resto do mundo uma vez que podem servir como moeda de troca.

Quando os primeiros bancos começaram a falir, levando com eles as poupanças de muitas famílias e de muitas empresas, outros bancos perceberam que além de terem aqueles activos tóxicos nas suas carteiras tinham também parte de outros bancos, ou emprestado dinheiro a outros bancos (pelo mercado interbancário).

O resto julgo que já sabes.

A chave para perceber isto tudo, é que não existe o "um ganha e o outro perde". A família não tinha dinheiro para pagar a casa, o banco ficou com ela. Mas e agora? Com a crise no mercado imobiliário, não as conseguem vender. Aliás, é necessário pagar impostos sobre elas. Começam então a tentar OFERECER as casas. Provavelmente lembraste de ver nas notícias que era possível comprar casas em Detroit, no final de 2008, por 1$.

Se analisares a "teoria", o banco ficou a ganhar. Afinal fez um empréstimo a altos juros (o que importa é os resultados ao fim do ano) e a família que o adquiriu deve pagar. Mas se a família não tem dinheiro, então tudo o que o banco tem é uma dívida por cobrar. Ou seja, não há lucro para nenhum dos lados.

Edit: o mau investimento foi feito pelo banco ao emprestar dinheiro à família. Isto só para tentar responder a todas as perguntas que colocaste no teu post.

Já agora, houve de facto alguns economistas que alertaram para esta situação.

Mas repara que isto não é um problema legislativo, uma vez que foi o mercado a funcionar. Pela concorrência e pelos resultados, os bancos baixaram os requisitos. Caso o estado não tivesse intervido, os bancos com melhor gestão teriam sobrevivido e aqueles com pior gestão teriam ido à falência. O problema é que quando se fala na falência de um banco, vai muita gente atrás..

0

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!


Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.


Entrar Agora