• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

Nazgulled

Detectar versão instalada da biblioteca GD

7 mensagens neste tópico

No meu script em PHP para fotologs existe uma parte onde é detectada a versão corrente instalada da biblioteca GD (se esta estiver instalada) e após isso é feita uma verificação para que a versão minima esteja a correr no sistema. Na versão actual do script, a detecção tem alguns bugs e eu vinha aqui pedir a todo o pessoal que tenham servidores com esta biblioteca instalada para me ajudar numa cena.

A detecção não funciona em todos os casos porque a string que devolve a versão do GD nem sempre é igual, por exemplo, no meu servidor caseiro, é-me devolvido algo como "bundled (2.0.28 compatible)" mas no meu site já é "2.0 or higher". Ou seja, actualmente, o script iria encontrar o 2.0.28, mas não encontra o 2.0. Portanto, o que eu queria era que o pessoal postasse aqui a string da versão do GD para eu ter uma ideia de que tipo de strings o sistema devolve para então poder programar correctamente a detecção da versão.

De momento já tenho código que detecta correctamente a versão nas duas strings anteriores, ms provavelmente havera outros tipos de strings devolvidos pelo sistema que poderão eventualmente não funciona.

Coloquem o seguinte código num ficheiro no vosso servidor e executem-no e caso tenham o GD instalado e activo, digam-me o que é que ele devolveu:

<?php

if (function_exists('gd_info')) {
$gd = gd_info();

echo $gd['GD Version'];
} else echo "GD NÃO INSTALADO!";

?>

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Muito bom :P Por acaso não conhecia essa function do PHP para informar a version da GD lib mas sem dúvida dá muito jeito para futuros tutoriais :P

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Ainda bem que já ensinei qualquer coisa lol :P mas o objectivo deste tópico não era bem esse...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu sei que o objectivo não era bem esse, sorry é que só fui verificar o código depois e esqueci-me de editar o meu post a dizer o que me dava :P

BTW, a mim no server "caseiro" dá:

bundled (2.0.28 compatible)

E no publico dá também:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

hum... provavelmente não havera muitas diferenças então, axo k vou usar a dtecção de código que já tenho e modificar o script...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

aqui tb, tenho o wamp instalado e dá-me isto:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora