• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

Quadrado

Linguagens esotéricas

18 mensagens neste tópico

Pessoal eu não tenho visto tópicos nenhuns aqui no fórum sobre Linguagens esotéricas, e então decidi eu colocar um, :thumbsup: eu acho que com estas linguagens podemos passar um bom bocado, não falo de trabalhar com elas todos os dias, mas de vez em quando dar uma olhadela e tentar perceber como funcionam estas linguagens. por exemplo uma das minhas favoritas é o brainfuck...

Sim que são mesmo complicadas de trabalhar, mas no fundo são o desafio da massa cinzenta. Vejam como se escreve o já famoso "Olá Mundo":

++++++++++[>++++++++>+++++++++++

>---------->+++>++++++++>+++++++

+++++>+++++++++++>++++++++++>+++

++++++++>+++<<<<<<<<<<-]>-.>--.>

++++.>++.>---.>---.>.>.>+.>+++.,

Para saberem mais tem uma wiki muito boa aqui no forum: http://wiki.portugal-a-programar.pt/dev_geral:linguagens_esoterica:brainfuck

Caso queiram experimentar sem terem de instalar mais compiladores, afinal isto é só para nos irmos distraindo tem um compilador online http://esoteric.sange.fi/brainfuck/impl/interp/i.html :thumbsup:

Força ai, digam coisas.

Falem das vossas Linguagens esotéricas, caso não tenham façam uma pesquisa rápida e vejam :D...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu gosto da Chef:

Hello World Souffle.

Ingredients.
72 g haricot beans
101 eggs
108 g lard
111 cups oil
32 zucchinis
119 ml water
114 g red salmon
100 g dijon mustard
33 potatoes

Method.
Put potatoes into the mixing bowl.
Put dijon mustard into the mixing bowl.
Put lard into the mixing bowl.
Put red salmon into the mixing bowl.
Put oil into the mixing bowl.
Put water into the mixing bowl.
Put zucchinis into the mixing bowl.
Put oil into the mixing bowl.
Put eggs into the mixing bowl.
Put haricot beans into the mixing bowl.
Liquefy contents of the mixing bowl.
Pour contents of the mixing bowl into the baking dish.

Serves 1.

Os ingredientes são as variáveis (neste caso, cada uma guarda um caracter codificado em ASCII), a "mixing bowl" é a pilha, e as acções (mix, stir, pour, etc) são as instruções :P

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Pessoal eu não tenho visto tópicos nenhuns aqui no fórum sobre Linguagens esotéricas,

É pá... eu vi um topico sobre o assunto aqui há uns anos (salvo erro) mas não estou a conseguir encontrar! :)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

É pá... eu vi um topico sobre o assunto aqui há uns anos (salvo erro) mas não estou a conseguir encontrar! :)

lolol Se encontrares partilha...
0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eheh, por culpa do Quadrado, hoje aprendi a usar o Brainfuck. Estou neste momento a tentar criar um interpretador para mim em Java, mas não é nada de complicado.

E a linguagem em si também não é difícil para quem percebe o mínimo de apontadores :D Mas é sem dúvida divertida :P

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Estas linguagens são óptimas para uma pessoa descomprimir, e se divertir por uns momentos... :)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora