• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

Psicopunk

Reduzir boot time em Linux

7 mensagens neste tópico

Viva,

tinha ideia que recompilando conseguiria obter tempos de boot muito inferiores.

Conhecem alguma forma de reduzir o tempo de boot para alguns segundos?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

O típico, carregar só os modulos e serviços que precisas. No meu Arch tenho a iniciar: cpufreq syslog-ng hal netfs crond fam mpd. Em cerca de 10-15s, ja ta a pedir login.

O que demora mais é o dhcpcd a pedir o ip(que nao uso no boot, porque nem sempre uso wireless), mas se for para estar em casa, mais vale usar static ip.

Teres os progs e kernel compilados para o teu processador(com as flags certas) pode compensar dependendo de qual é, não noto diferença num P4, mas no portatil core2duo, ja se nota qualquer coisa.

No fundo dá mais trabalho e perdes mais tempo a tentar reduzir isso, do que a viver com o tempo de boot normal xD

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

O que demora mais é o dhcpcd a pedir o ip(que nao uso no boot, porque nem sempre uso wireless), mas se for para estar em casa, mais vale usar static ip.

Um pequeno aparte: já tentaste usar o dhclient? A mim parece-me mais rápido que o o dhcpcd. Eu uso um pequeno script no boot para fazer isso, e é de facto bastante rápido a tratar do dhcp. Mas de qualquer modo, se tiveres esse script a correr em background, o impacto que tem no boot time é nulo.

BTW, eu demoro 18 segundos a ter o PC com o pidgin e o transmission a correr. :P

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

@ esquiso: Não exprimentei, mas agora é mais preguiça que outra coisa qualquer, tenho o sistema todo funcionar como quero e não ando com vontade de mexer.. alem disso o Dragon Age não me deixa muito tempo livre xD

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Viva,

o objectivo de reduzir o boot deste sistema deve-se ao facto de ser para desenvolver uma aplicação em Linux e que ficará em produção e que ter um tempo de boot muito baixo seria um ponto a valorizar.

A minha dificuldade está em saber quais modulos devo ter carregados. Sabem de alguma forma de obter esta info consoante o sistema?

Obrigado.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Se é só para correr um terminal, em principio só vais precisar dos modulos de rede isto se a placa que fores usar não estiver incluida no kernel (e bloquar o pc speaker que é extremamente irritante).

Os serviços (daemons) depende muito do que usares, o basico deverá ser do tipo (syslog-ng hal netfs crond fam, ou equivalentes), consoante o uso que deres, ate podes reduzir só ao estritamente necessario.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Segundo pesquisei, existem algumas ferramentas que nos ajudam neste ponto.

Uma delas é o bootchart que permite ver onde o tempo de boot é gasto.

Estou a efectuar testes.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora