• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

Paulofonta

Como converter RS-232 para TTL (problema com Seagate Barracuda 7200.11)

20 mensagens neste tópico

Estou a passar pelo maior pesadelo da vida informática. O meu disco rígido deixou de comunicar...  :shocking: (estou aqui a escrever no pc de um amigo)

Após algumas buscas no google, encontei este fórum, onde falavam da incidência do meu problema, e da forma como o resolver:

http://www.msfn.org/board/solution-seagate-7200-11-hdds-t128807.html

O meu problema agora é conseguir arranjar aqui em Portugal um conversor RS-232 para TTL  :hmm:

uma coisa assim:

http://www.sparkfun.com/commerce/product_info.php?products_id=449

Sei que a maioria de quem por aqui anda me fará a sugestão de fazer um conversor desses, utilizando determinados componentes. Mas digamos que não tenho muita aptência para trabalhos de precisão manual, como soldaduras...  :wallbash:

Alguém sabe de alguma loja online em Portugal, de onde eu possa mandar vir esse conversor?

Desde já, o meu muito obrigado!  :)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Bem, se uma porta COM me safa, então já estou safo, pois tenho uma porta dessas na motherboard.

Essas portas comunicam em TTL? E se sim, já agora sabes de alguma página onde mostrem o pinout da porta? (vou tertar ver isso no manual da motherboard)

Andei a ver na web, e parece que essa porta COM emite sinal de nível RS232 (12v)

Portanto, mesmo com essa porta COM, continuo a precisar de converter o sinal de RS232 (12v) para TTL (5v)

(a não ser que essas portas afinal tenham pinout para os dois níveis)

Obrigado!

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

A porta com da motherboard não da, o que da são esses conversores usb para com porque já trazem um circuito integrado que faz a converçao para TTL.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Já tinha ouvido dizer que esses conversores convertiam para TTL, e depois para Série...

Nesse caso, teria que derreter metade do circuito para impedir que o sinal seja convertido de TTL para Série...

Encontrei isto:

http://www.elektor.com.pt/revistas/2008/setembro/cabo-serie-usb-ttl.665066.lynkx

Será que funciona com o hiperterminal? Acho que é mesmo isto!...

É um bocado caro, mas se funcionar, é a solução ideal para nabos como eu  :)

Só acho estranho não ver nenhuma caixa onde possa estar o circuito de conversão de USB para TTL

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Ok, safei-me!

O conversor já chegou, e consegui recuperar o disco.

Fica dado o alerta. Quem tenha um Seagate Barracuda da série 7200.11, atenção à versão do firmware. Se for abaixo da SD1A (normalmente vêm com o SD15) actualizem urgentemente o firmware.

Caso contrário, chegará o dia em que o disco entra em estado "busy", e aviso já que o processo de recuperação do disco nesse estado é arriscado, e "muuuuuuuita manhoso"

Abraço a todos!

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Peço desculpa por vir desenterrar este tópico mas descobri o defeito do Seagate tarde demais. já sei qual é o material necessário. Já tenho uma placa MAX RS232 to TTL que mandei vir da Bulgária. Liguei o Tx da placa ao Rx do disco e vice-versa e liguei o GND da placa ao respectivo do disco mas está a falhar-me alguma coisa. Não entendo onde é que entra a corrente, seja 3.3 seja 5v. Ligasse onde?

Aliás, abro HyperTerminal no XP e não consigo escrever lá nada.

Peço ajuda de quem já conseguiu resolver isto.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Ora essa! Estamos cá para ajudar  :D

Na verdade, não precisas de ligar o GND. Basta cruzares o Tx com o Rx entre a placa e o disco, e ligar a placa do disco a uma fonte de alimentação.

Mas tens que fazer isso com a placa do disco desaparafusada. Quanto ao conversor, ele tem um jumper que faz com que se alimente a partir da ligação RS-232. Se o jumper não estiver na posição correcta, não consegues fazer nada com o hiperterminal.

Quando tudo estiver bem montado e a funcionar, o resto do processo é bastante rápido. Se estiveres na zona de Lisboa, ofereço-me desde já para ajudar.

Se tiveres mais alguma dúvida, post  :cheesygrin:

Boa sorte!

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Já está resolvido  :( Muito obrigado. Depois de ver a sua resposta li num fórum qualquer que realmente não era preciso ligar o ground desde que a placa e o disco partilhassem a mesma fonte de alimentação, tendo nesse caso o ground em comum.

Realmente, depois de tudo bem ligado, é impressionante a facilidade de todo o processo.

O meu único problema é que não consigo actualizar o firmware do disco. Quando o update procura discos instalados no sistema não encontra o meu. Talvez seja porque foi um disco vendido à Iomega (era um disco externo). Mas trabalha bem, por enquanto.

Muito obrigado pela ajuda.

Carlos Gomes

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Olá pessoal,

Desculpem aproveitar-me deste tópico para colocar umas questões.

Também estou com o mesmo problema com um disco seagate (o BSY)!

Comprei esse conversor RS232-TTL que aqui referem (o da Bulgária), mas estou com problemas em colocá-lo a funcionar.

Como não tenho portas série no meu PC, estou a utilizar um conversor USB-RS232 da Prolific.

Depois de ligar o conversor USB-RS232 ao conversor RS232-TTL, abro uma janela do hyperterminal e configuro todos os parâmetros de acordo com o que sugerem vários fóruns que ajudam a resolver o BSY da seagate.

Antes de passar para a ligação no disco avariado, estou a tentar testar o conversor fazendo um loopback (unindo os pinos RX e TX), só que não estou a ter sucesso.

O LED acende, mas ao digitar qualquer coisa no hyperterminal, não recebo nada de volta.

Alguém me pode ajudar? Já tentei também com alimentação externa... e nada!

Será que o IC MAX232 está danificado?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Finalmente consegui recuperar o meu disco. Mas para tal tive de usar um outro computador com porta RS232.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

já agora que cabo utilizaste?

mandei vir este cabo:

http://www.elektor.com.pt/revistas/2008/setembro/cabo-serie-usb-ttl.665066.lynkx

sugerido pelo paulofonta, achas que consigo?

Atenção que eu não sugeri esse cabo. Eu perguntei aqui se esse cabo daria, ao qual me foi respondido que não.

O que eu utilizei e realmente funcionou (logo, sugiro) é o conversor rs232-ttl que mandei vir da Bulgária.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Estou com o mesmo problema com o meu seagate de 500Gb, Já tentei os procedimentos descritos na Msfn.org mas sem sucesso não faço a mínima ideia do que estou a fazer mal.

Por acaso nenhum de vocês é da zona do Porto e esteja disposto  a dar-me uma ajuda? Pago um jantar...

Se não fosse por 6 meses de fotos da minha filhota trocava o disco que ainda se encontra na garantia...

Desde já agradeço a vossa colaboração.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Boa tarde a todos,

Aconteceu-me a mim.. Tenho um disco destes de 500GBs desde 2009, e no outro dia tive de formatar o meu portátil e usei-o para backup, até hoje nunca tinha dado nenhum problema.

Mas calhou-me agora a mim, o disco está com 500GBs ocupados e preciso muito do conteudo.

Alguém da zona de Lisboa/Almada que me pode emprestar/vender o conversor?

Podem indicar que site consultaram para resolver a questão Busy?

Já encontrei muita informação, mas se tiver aqui alguma referência de alguém que já tenha tido este problema, melhor.

Obrigado,

PL

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora