• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

JoaoMiguel

Codeigniter vs symphony

5 mensagens neste tópico

Nunca usei nenhuma das duas, quais as vantagens, desvantagens e para que tipos de projectos são mais apropriadas? Basicamente, opiniões :D

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

a meu ver tanto Codeigniter como symphony são boas para pessoas com conhecimentos básicos / médios em programação

Ambas a meu ver são bastante acessíveis e ambos adaptam-se facilmente a qualquer projecto, penso que a CodeIgniter é mais simples tanto de entender como de usar, usa um código muito directo e simples.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

CodeIgniter foi criado para as pessoas se habituarem a funcionar com a framework da Ellislabs, de modo a terem mais facilidade a funcionar com a outra ferramenta de sites deles : ExpressionEngine.

Já a usei, tem coisas boas, mas acabei por mudar para a Kohana (http://kohanaphp.com/) que é bastante melhor é totalmente suportada pela comunidade (têm programadores de alto calibre por trás dela).

Symphony nunca usei, mas sei que Kohana é um projecto que tem vindo a "escutar" o desenvolvimento dessas frameworks (e mais umas como CakePHP), e implementando o que acham que vale a pena.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu uso a Kohana para desenvolver projectos pequenos, exemplo: Sites para restaurantes, instituições que apenas queiram dar a conhecer a empresa em vez de darem grande uso ao backend....

No entanto, na empresa onde trabalho (minha empresa soa demasiado possessivo :) ) a framework usada é, efectivamente, Symfony (e não symphony).

Tal como a CakePHP (www.cakephp.org) ela tem uma linha de comandos que nos permite automatizar o processo de criação de projectos. No entanto a linha de comandos serve para outras coisas como por exemplo, procurar no projecto inteiro as tags de internacionalização de modo a criar os ficheiros .xml do i18n automaticamente :P

Penso que a Kohana é mais para projectos pequenos... É certo que aplica a lógica OOP, no entanto, torna-se complexo aprender. Ao invés do que foi dito aqui, a comunidade da Kohana é diferente da framework Code Igniter. São mais arrogantes e embora "tenham razões para o serem" (porque a Kohana é uma boa framework), o facto é que a documentação já não lhes dá razões para isso...

Eu por acaso safo-me ao ver o código fonte e fazer debug.... Mas por exemplo, tentem fazer uma funcionalidade 'remember me' com o sistema de Sessions da Kohana e depois digam-me como fizeram para eu aprender...

O Symfony tem coisas BRILHANTES como a construção de forms com base nos campos duma tabela (com Doctrine, o melhor ORM para symfony).

Na minha perspectiva, Kohana para projectos pequenos/médios, Symfony para grandes projectos.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Gostei de sua análise mAiN_iNfEcTiOn! Pretendo agora nas férias estudar Synfony. Saudações.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora