• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

M6

"Prender os pequenos piratas é contraproducente"

14 mensagens neste tópico

O director-geral da Organização Mundial da Propriedade Intelectual(WIPO, agência da ONU), Francis Gurry, considera que os castigosaplicados aos "pequenos piratas" que partilham ficheiros sujeitos aopagamento de direitos de autor "são contra-producentes" na luta globalcontra a pirataria na Web.

In Público, 13 de Novembro de 2009

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

olha eu estou de acordo com ele. :D

acho que tipo a partilha entre os pequenos nunca dará para acabar, pk já todos o fizeram ou fazem. Tem de acabar é com os grandes, e tem de sensibilizar todos os outros...

P.S. Bom tópico acho que se o pessoal aderir a esta noticia vamos ter aqui um debate produtivo...

EDIT: Triple post outra vez....

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Bem...por vezes castigar os piratas mais pequenos serve como um encorajamento para mais se juntarem a eles. Vamos ser honestos, muitos dos que praticam a pirataria também o fazem pelos preços actuais. Não falo só do software, mas tomo em conta esse exemplo porque eu, cidadão de não muitas poses, necessito dum PC para a minha vida académica e profissional e, como se não bastasse o preço do hardware, também tenho de aturar os preços exorbitantes do software legitimo, como o "padrão não oficial" Microsoft WORD entre outros. Pessoas como eu, muitas vezes, têm necessidade de piratear esses produtos. Se calhar, em vez de irem atrás dos peixes pequenos e até mesmo dos graudos, deviam ir atrás das CAUSAS. Mas isso sou eu.... :nono1:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Bem...por vezes castigar os piratas mais pequenos serve como um encorajamento para mais se juntarem a eles. Vamos ser honestos, muitos dos que praticam a pirataria também o fazem pelos preços actuais. Não falo só do software, mas tomo em conta esse exemplo porque eu, cidadão de não muitas poses, necessito dum PC para a minha vida académica e profissional e, como se não bastasse o preço do hardware, também tenho de aturar os preços exorbitantes do software legitimo, como o "padrão não oficial" Microsoft WORD entre outros. Pessoas como eu, muitas vezes, têm necessidade de piratear esses produtos. Se calhar, em vez de irem atrás dos peixes pequenos e até mesmo dos graudos, deviam ir atrás das CAUSAS. Mas isso sou eu.... :nono1:

Mas se és estudante académico, a tua faculdade "deveria oferecer" licenças microsoft.. pelo menos a minha oferece..

Mas percebi muito bem o que querias dizer e a faculdade nao "oferece tudo", tenho colegas meus que estao em Eng. Civil e para ter um programa do tipo AutoCad pedem 1000e de licença..

Enfim entre muitos motivos é este o principal pelo qual as pessoas aderem à pirataria..

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Mas se és estudante académico, a tua faculdade "deveria oferecer" licenças microsoft.. pelo menos a minha oferece..

Mas percebi muito bem o que querias dizer e a faculdade nao "oferece tudo", tenho colegas meus que estao em Eng. Civil e para ter um programa do tipo AutoCad pedem 1000e de licença..

Enfim entre muitos motivos é este o principal pelo qual as pessoas aderem à pirataria..

Não, eu ainda não estou inscrito numa faculdade. Só para o ano. Falo apenas no geral e em certa parte do futuro. Quando, e se, tiveres um negócio pequeno, poderás comprar, como exemplo, o tal AutoCad por 1000€? É disso, como tu disseste, que falo  :D

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Não, eu ainda não estou inscrito numa faculdade. Só para o ano. Falo apenas no geral e em certa parte do futuro. Quando, e se, tiveres um negócio pequeno, poderás comprar, como exemplo, o tal AutoCad por 1000€? É disso, como tu disseste, que falo  :)

Que tipo de "negócio pequeno" é que usa o AutoCad?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Era um exemplo.

Mas um par de SO Windows e uns Office + algumas aplicações da caca no todo não devem sair baratos  :dontgetit:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Era um exemplo.

Mas um par de SO Windows e uns Office + algumas aplicações da caca no todo não devem sair baratos  :dontgetit:

Free software for the win, am I right?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

you bet :)

O problema com o Soft livre é claro, precisa de alguém com brains para escolher o mais indicado. Infelizmente, por enquanto, a maior parte da faixa etária portuguesa não usa a massa cinzenta nas possibilidades da TI  :P. Mas mudará, estou certo disso. Talvez um dia, o Linux vença o Windows...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

279.00€ + IVA é o preço do Vista Business e o pacote mais barato do Office 2007, isto em versões OEM. 335€ por isto é ... caro. Se lhe adicionarmos os 1000€ do Autocad para um pequeno escritório de arquitectura e 500€ de um software de gestão comercial de qualidade, um reles computador sai, à vontade, a 2000€ só em licenças. Podes argumentar que é uma one-time thing e que em meia dúzia de projectos esse dinheiro está pago, mas a coisa não é tão simples assim.

Nop, not really. Não conheço nenhum software de gestão comercial gratuito ao nível dos comerciais que estou habituado a usar, e o OO.o é uma treta porque, apesar de ser bastante compativel com os ficheiros do Word, as folhas de cálculo são uma miséria, assim como as bases de dados. As apresentações de dispositivos ainda se safam.

Talvez um dia, o Linux vença o Windows...

Que anedota. :) Isso não vai acontecer. Na realidade em que estou inserido, há demasiado software específico, algum já descontinuado, exclusivo para Windows que os seus editores não vão portar para outras plataformas porque simplesmente não vale o investimento. O mundo real onde as empresas usam software dos fornecedores das suas ferramentas físicas é quase todo feito em cima do mundo Microsoft.
0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Se não existe software de gestão comercial ao nível dos comerciais que estás habituado a usar, então compras um software comercial para ter um melhor serviço. Parece-me a decisão lógica.

Quando referi que existe software livre, apenas o disse em resposta à ideia de que para ter um sistema informático funcional é preciso pagar elevadas quantias de dinheiro por software logo vêem-se obrigados a piratear.

Como é evidente, enquanto o software comercial custar X e for de qualidade superior ao livre, mas estiver acessível facilmente a custo 0, esse software vai ser utilizado.

Em relação ao computador para um pequeno escritório de arquitectura, é evidente que qualquer negócio envolve um investimento inicial, não me parece que a ferramenta de produção custar 2000€ seja um investimento assim tão elevado.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Se não existe software de gestão comercial ao nível dos comerciais que estás habituado a usar, então compras um software comercial para ter um melhor serviço. Parece-me a decisão lógica.

Quando referi que existe software livre, apenas o disse em resposta à ideia de que para ter um sistema informático funcional é preciso pagar elevadas quantias de dinheiro por software logo vêem-se obrigados a piratear.

Como é evidente, enquanto o software comercial custar X e for de qualidade superior ao livre, mas estiver acessível facilmente a custo 0, esse software vai ser utilizado.

Em relação ao computador para um pequeno escritório de arquitectura, é evidente que qualquer negócio envolve um investimento inicial, não me parece que a ferramenta de produção custar 2000€ seja um investimento assim tão elevado.

Not saying otherwise, aliás, todo o software que uso (no escritório) é legal, mas no meu caso específico, às vezes dava muito jeito ter o AutoCAD por causa de projectos electrotécnicos mas o €€ torna-o proibitivo. Solução: pedir cópias impressas e usar a mão. The point no meu post é a dependência que temos do mundo Windows, em que uma licença da versão Business custa 159€ + IVA. É muito dinheiro.

PS: 2000€ é só as licenças. Por um PC jeitosinho para correr isso tudo + monitor, és capaz de largar mais uns 700 ou 800€.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

acho que tipo a partilha entre os pequenos nunca dará para acabar, pk já todos o fizeram ou fazem. Tem de acabar é com os grandes, e tem de sensibilizar todos os outros...

Ou legalizar a partilha com fins não comerciais para uso pessoal...
0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Ou legalizar a partilha com fins não comerciais para uso pessoal...

Nisso concordo...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora