• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

JoaoRodrigues

RESOLVIDO: Montar Partição com permissões totais para utilizador em Ubuntu 9.10

5 mensagens neste tópico

Hello,

Tenho uma partição no disco, /dev/sda5, que quero montar como a pasta /DATA no meu sistema. Quero que o meu utilizador normal, joao, tenha completo acesso de leitura/escrita. Sei que devo ter que fazer isto no /etc/fstab mas não sei lá muito bem como e não estou para cometer erros :)

Da maneira como tenho agora, que é como está em baixo, a partição é montada automaticamente e eu consigo ler na boa o que lá está. Escrever é que é complicado. Umas vezes dá, outras não dá. Por exemplo, tentei copiar um ficheiro agora e deu-me:

mv: a preservar tempos para `./modeller-9v7.tar.gz': Operação não permitida
mv: a preservar as permissões de `./modeller-9v7.tar.gz': Operação não permitida

Queria evitar estes problemas.. Hints?

Fica o meu /etc/fstab:

# /etc/fstab: static file system information.
#
# Use 'blkid -o value -s UUID' to print the universally unique identifier
# for a device; this may be used with UUID= as a more robust way to name
# devices that works even if disks are added and removed. See fstab(5).
#
# <file system> <mount point>   <type>  <options>       <dump>  <pass>
proc            /proc           proc    defaults        0       0
# / was on /dev/sda6 during installation
UUID=24c2ed3e-9dad-4d86-8437-4370126f9598 /               ext4    errors=remount-ro 0       1
# /home was on /dev/sda7 during installation
UUID=4c9aa211-5373-48c9-8d32-e9d4a1cf8729 /home           ext4    defaults        0       2
# swap was on /dev/sda1 during installation
UUID=f178169e-6bee-4ba9-88f1-e2e97a7606e4 none            swap    sw              0       0
/dev/scd0       /media/cdrom0   udf,iso9660 user,noauto,exec,utf8 0       0
# DATA was on /dev/sda5 during installation
UUID=A2F09F72F09F4B83 /DATA           ntfs    defaults,auto,umask=007,gid=joao        0       0

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Não podes usar "ntfs", essas drivers não suportam escrita. Tens que usar as "ntfs-3g". Instala o pacote "ntfs-3g" e depois substitui "ntfs" por "ntfs-3g".

Quanto a dar permissões, queres que todos tenham permissões de escrita, ou queres mesmo limitar só ao joao (caso haja outros users, por exemplo)?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu tenho escrito assim :x

Eu queria só limitar ao joão. Dá jeito não ter users remotos a mexer naquilo :)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Ok, segui o conselho do Icebrain e também desta página e resolvi o meu problema com a seguinte linha no fstab:

UUID=A2F09F72F09F4B83                      /DATA          ntfs-3g      rw,user,auto,nls=utf8,uid=1000  0  0

Para quem tiver problemas com isto no futuro recomendo que use a aplicação pysdm. Ajuda um bocado :)

Obrigado pelas respostas pessoal!

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Um pequeno edit:

UUID=A2F09F72F09F4B83                      /DATA          ntfs-3g      rw,user,auto,nls=utf8,uid=1000,exec  0  0

Faltou ali o exec senão não se consegue por exemplo correr scripts que comecem por #!/bin/sh

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora