• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

Tetinho

PHP ou VB??? (para uma PAP)

27 mensagens neste tópico

Depende do que pretendes fazer, dos conhecimentos que tens, e até com qual linguagem te relacionas melhor. É tudo muito subjectivo :)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

É assim..

Para já, ainda só trabalhei com VB, mas estou agora a começar com o PHP...

Mas, claro, que tenho de começar a pensar o que irei fazer na PAP.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Primeiro pensa no que queres fazer, para depois veres que linguagem queres usar. Por exemplo, PHP é mais usado para páginas Web, enquanto que VB é usado para RAD. No entanto podes conjugar as duas, por exemplo, uma aplicação que vá buscar dados ao servidor e use o PHP como intermediário, etc. Depende do que quiseres fazer. :)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

É de notar que VB é super fácil e que ficas muito mal habituado ao começares com essa linguagem de programação.

Como já disseram depende do que queres fazer mas se for para criar plug ins e outras coisas de desenvolvimento web (plugins para forums) e essas coisas o PHP facilita-te muito.

Conheço uma pessoa que faz coisas fantásticas no notepad xD

vb é mesmo para fazeres aplicações básicas.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Completando o que o .Tigas. te disse, VB, tal como VB.NET, é mais para se há alguma acção que tu queiras automatizar, algo rápido e onde não queiras perder tempo. Trabalhar com PHP é divertido, e se juntares JavaScript e Bases de Dados, ainda mais. :)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

É de notar que VB é super fácil e que ficas muito mal habituado ao começares com essa linguagem de programação.

E isso é mau ?

Quem te disse isso ?

@Tetinho,

Usa a que gostares mais ou a que já conheças, pois as duas permitem-te fazer coisas muito interessantes. O VB tem com vantagem, se for necessário, utilizar me outros meios como aplicações windows, VBA ou mesmo mobile.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Consegues fazer aplicações complexas em VB.NET, embora esta linguagem no mercado profissional não seja muito usada. Esta linguagem limita-te é a aplicações para Windows com a .NET Framework instalada.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Consegues fazer aplicações complexas em VB.NET, embora esta linguagem no mercado profissional não seja muito usada. Esta linguagem limita-te é a aplicações para Windows com a .NET Framework instalada.

Mais um  :) .... quem te disse isso ? É super utilizado no mercado de trabalho, tanto ou mais do que PHP.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Mais um  :) .... quem te disse isso ? É super utilizado no mercado de trabalho, tanto ou mais do que PHP.

Mas então não é muito prática. Como utilizas no Linux sem plataformas como o Mono? :)

Talvez seja ignorância minha, e deve ser, mas a maior parte das aplicações que eu conheço são todas feitas com C/C++. :D

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Mas então não é muito prática. Como utilizas no Linux sem plataformas como o Mono? :)

Talvez seja ignorância minha, e deve ser, mas a maior parte das aplicações que eu conheço são todas feitas com C/C++. :D

Vamos lá ver uma coisa ... estamos a falar de web :)

Quando se referem a VB para web, refere-se à linguagem de programação usada em ASP.NET (pode-se usar VB.NET ou C#).

Existem inumeros exemplos de empresas que usam páginas aspx, como Microsoft, BES, Caixa Geral de Depósitos, etc, etc.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Ok. Então está descoberta a confusão. Eu estava a falar de aplicações para desktop. :)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Supondo que estás a falar de VB.NET (com ASP.NET), eu serei sempre apologista do PHP, até porque não gosto nada de VB (com ASP.NET sempre optei por usar C#), nem de ASP.NET for that matter. São gostos..

Se me perguntares qual é a mais fácil, não te sei responder, no entanto facilmente te digo que desenvolver em .NET (neste caso, ASP/VB[.NET]) é muito mais rápido do que em PHP.

Fiz o curso tecnológico de informática no secundário, e fiz um projecto em PHP com MySQL na altura para a minha PAT.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

PAT ou PAP? =p

Bom... se queres rápido e fácil asp.net /VB.net se queres mostrar o que vales no mundo da programação PhP em notepad :P auhshuhuA opá eu sou programador em .net e digo-te o que muitas vezes pessoas demoram horas a fazer em .net faz-se em minutos. mas é como tudo. :|

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

se queres mostrar o que vales no mundo da programação PhP em notepad

Isso é mostrar que se sabe ou ser-se burro ? Quem utiliza isso hoje em dia ?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Jpaulino não sei se é ser burro.... eu pelo menos uso o notepad++ para programar em php... pessoalmente não gosto dos programas para php. tipo.... são opiniões.  muito discutível isso

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Notepad ≠ Notepad++

Em teoria qualquer editor de texto serve para programar. Na prática, syntax coloring é quase indispensável, imo.  E folding também da muito jeito.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Mudança de planos... Já não vou fazer nada em VB...

Vou fazer um site no dreamweaver com javascript...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Mudança de planos... Já não vou fazer nada em VB...

Vou fazer um site no dreamweaver com javascript...

Tanto debate e deu nisto  :confused:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Tanto debate e deu nisto  :)

Mt gente vai fazer um programa... Quis ser diferente...  :D

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Mt gente vai fazer um programa... Quis ser diferente...  :P

Nem sempre diferente é sinal de melhor :thumbsup:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Nem sempre diferente é sinal de melhor :P

Mas pode ser. :P

@Tetinho podes usar uma framework JavaScript como JQuery ou ExtJS, pois facilitam muito o desenvolvimento de aplicações.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

PAT ou PAP? =p

Bom... se queres rápido e fácil asp.net /VB.net se queres mostrar o que vales no mundo da programação PhP em notepad :P auhshuhuA opá eu sou programador em .net e digo-te o que muitas vezes pessoas demoram horas a fazer em .net faz-se em minutos. mas é como tudo. :|

O que este senhor diz é a pura verdade, eu comecei em vb6 e hoje trabalho em vb.net, no inicio foi brutal a mudança, mas o que demorava uma hora para fazer em vb6 hj faço em 10 minutos em vb.net...é muito mais façil e não é por isso que deixa de ser mau, o pessoal não se pode esquecer que hoje tempo é dinheiro e que tem patroes que so vem numeros, querem sempre as coisas para ontem e não fazes, temos pena tas na rua...

como "Gooden" eu trabalho como programador a cerca de 2 anos, so unico na empresa a programar e por isso sei bem o que são prazos apertados e folgados...

Eu não tenho a experiencia que muitos de vós aqui têm, e que fazem cenas todas xpto em outras linguagens e tal, mas o que é certo é que ate hoje para o meu trabalho não deixei de fazer nada por usar vb.net e já fiz algumas coisas, como ler codigo de barras, impressão de tikes para as impressoras de tikes, enviar mails, criação de ficheiros, etc...

Isto tudo so para dizer que existe muito pessoal que diz mal do vb e que C é que é, mx para o meu trabalho ainda nao senti falta do C...e curiosamente em portugal não conheço o mercado em termos de uso das linguagens, mas na espanha sei que muita gente usa tb o vb....

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

ola pessoal.

quero fazer a minha pat aplicando conhecimentos de php e visual basic??

é mesmo possivel??

obrigado :wallbash:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora