• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

tOSTAS

Fazer Declarações ou Cartas Personalizadas?

19 mensagens neste tópico

Boas, eu estou a desenvolver a minha PAP e precisava de gerar, por exemplo, declaração de justificação de faltas... Eu estive a pensar fazer em Crystal Reports mas nunca mexi naquilo e parece ser um pouco confuso ;), mas a minha pergunta é será que é possível? Se for gostava que me orientassem um pouco :S

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Boas, Crystal reports é uma ferramenta muito poderosa, mas como tudo tem o seu senão. se fores mostrar a tua pap a correr no teu pc, ou em algum que tenhas o reportviewer nao tem problemas e é relativamente facil de mexer, mas se for para alojar em um servidor web terás o eterno problema em arranjar todas as dll's para colocar na pasta bin.

Também tens outra opção que é o reportviewer, muito mais simples.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crytall Reports dá para fazer tudo e mais uns trocos, mas não é propriamente facil de se trabalhar nele. Obriga a alguma pratica e estudo (eu que o diga). Trabalho com essa "coisa" à alguns anos... Sinceramente gosto do Active Reports ou do Fast Reports Dot Net que são bastante parecidos um com o outro. Ambos dão para fazer imensa coisa, e a aprendizagem é minima.

Dá uma olhade-la na net que por certo encontras alguma coisa interessante. Se realmente quizeres aprender crystal, avisa para te deixar aqui o link para um how-to de crystall.

Cumprimentos

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Boa obrigado pessoal, mas qual me aconselham mais ?

O mais simples mas eficaz :)

Cumps

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

FastReports.Net é bastante simples e eficaz, mas não é free. Dá para utilizar na PAP mas lembra-te que não se pode utilizar para fins comerciais sem ter licença dele. Acho que deve ser o mais simples que podes encontrar, mas opiniões não discuto, dou a minha e ouço a dos outros.

Cumprimentos

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Obrigado, mas tive a exprimentar o printdocument que ja vem com o VB mas eu ao imprimir nao consigo que ele mude de linha.. e tambem gostava e por o logotipo da empresa? é possivel assim? ou só com software ?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Possivel é, mas dá mais trabalho.

Uma das vantagens de usar uma reporting tool como o crystall, o active reports, o fast reports ou outras é mesmo o facilitar a vida na hora de desenvolver.

Podes dar uma olhade-la neste. É free e parece ser porreinho, ainda não o testei em promenor.

http://www.codeproject.com/KB/dotnet/myneoreportintro.aspx

Cumprimentos

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Bem apocsantos, eu decidi usar o fast reports.net mas o que eu quero fazer não é um report mas sim um carta padrão.. Por exemplo..

"Declara-se que o Sr.(a) "+ nome.text +", esteve presente na Clinica Medica Sta.Olália."

É possivel ? nao tou a ver como vou por o nome.text

Cumprimentos

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

É possivel, se não tens os dados numa bd, podes ir busca-los à form aberta em runtime, desde que esteja numa textbox

Dim repnome As String
Report1.RegisterData(dt, "tuadatatable")
        repnome = "C:\teuprogama\teureport.frx"
        Report1.Load(repnome)
        Report1.Show()
' caso queiras editar o report em runtime para puderes ir buscar o valor à textbox subsituies o report1.show() por 'Report1.Design()

Acho que com isto já te deves conseguir desenrascar

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

É possivel, se não tens os dados numa bd, podes ir busca-los à form aberta em runtime, desde que esteja numa textbox

Dim repnome As String
        Report1.Load(repnome)
        Report1.Show()
' caso queiras editar o report em runtime para puderes ir buscar o valor à textbox subsituies o report1.show() por 'Report1.Design()

Acho que com isto já te deves conseguir desenrascar

Obrigado Meu vou tentar :)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

nao tou a conseguir :S aparece sempre o nome.text em vez do nome da pessoa

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

altera o codigo conforme te indiquei para ires para o design nome, aí podes escolher a form aberta, e a caixa de texto onde tens o nome, depois é tão simples como arrastar, pousar, e gravares o report já todo formatadinho.

Quando chamares para impressão ele em runtime vai buscar o valor da textbox (nome) e coloca-o no lugar correspondente.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Não.

Ok vou por o codigo comentado para perceberes.

'este codigo deve ficar no Click de um botão que dê ordem de impressão
'crias uma variavel repnome que deve conter o nome do modelo que vais imprimir
Dim repnome As String
'Report1.registerdata(dt, "tudatatable") basicamente diz que o report1 obtem dados da tua data table caso tenhas uma caso não tenhas remove esta linha
'Aqui dizes o nome do ficheiro do layout e a path de onde ele está
' agora dás a ordem para o carregar (ele vai buscar o ficheiro com o layout criado)
        Report1.Load(repnome)
'aqui das instrução para fazer o print preview do report
        Report1.Show()
'como ainda não crias-te o report comentas a linha acima e colocas:
'report1.Design()
'sem o comentário, claro. Depois basicamente é uma ferramenta visual, onde vais buscar a tua form, as textboxes 'com os valores variaveis, preenches o layout todo, e gravas na path e nome definidos no inicio do codigo.

Quando tiveres acabado o que está descrito acima, simplesmente voltas a alterar do report1.design para report1.show

Nada mais.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Ta a dar nó o meu cérebro :S eu ja tentei fazer isso mas nao da.. Certamente eu nao tou a fazer bem, nao tou a entender..

Eu no Report tenho 2 textbox. a primeira diz " Declara-se que " e na segunda tenho "nome.text"... Quando eu faço preview aparece tudo como escrevi :S

Cumps

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

estás a usar uma bd certo?? para não te dar mais nó nenhum, cria uma tabela de "lixo" na bd com 2 campos

e no report adiciona como datasource a tabela de "lixo" da bd.

é a forma mais simples e pratica, doutra forma tens de criar uma datatable em realtime, e colocar-lhe valores. o que te vai dar mais trabalho mas também é uma possibilidade a considerares. são só mais umas 5 linhas.

:)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

eu acho que so copiar a textbox é mais facil , mas so nao tou a conseguir entender o que me queres dizer..

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora