• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

Miss Galvin

[AJUDA] Matemática, uma segunda oportunidade

5 mensagens neste tópico

Olá a todos.

Hmm isto vai ser difícil... mas aqui vai. Sou estudante de Letras, descobri o prazer da Programação, da Lógica, e aprendi (finalmente) a gostar de Matemática.

Terei direito a uma segunda oportunidade?

Na escola sempre fui péssima, aluna de negativas. Tinha explicações e tudo mas não conseguia na mesma. Porém, agora aos 24, compreendi o valor da Matemática e quero recomeçar.

Nestes últimos tempos tenho exercitado o cálculo mental, mas ainda tenho algumas limitações. O que poderei fazer para melhorar? Haverá cursos de Matemática para adultos ou algo do género?

Eu sei, isto parece uma missão impossível, mas tenho fortes motivações. Apenas preciso de uma ajudinha, alguma ponta por onde pegar.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Olá a todos.

Hmm isto vai ser difícil... mas aqui vai. Sou estudante de Letras, descobri o prazer da Programação, da Lógica, e aprendi (finalmente) a gostar de Matemática.

Terei direito a uma segunda oportunidade?

Na escola sempre fui péssima, aluna de negativas. Tinha explicações e tudo mas não conseguia na mesma. Porém, agora aos 24, compreendi o valor da Matemática e quero recomeçar.

Nestes últimos tempos tenho exercitado o cálculo mental, mas ainda tenho algumas limitações. O que poderei fazer para melhorar? Haverá cursos de Matemática para adultos ou algo do género?

Eu sei, isto parece uma missão impossível, mas tenho fortes motivações. Apenas preciso de uma ajudinha, alguma ponta por onde pegar.

Não tenho de conhecimento de cursos de matemática :/ mas não sabendo o seu nivel escolar.. pode ir por partes.. e aqueles livros de exames de 9 e 12 são muito bons...

Se já ultrapassou estes niveis, talvez deva escolher  uma sub-area da matematica, nomeadamente algebra, calculos, matematica discreta etc..

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Antes de mais, obrigado pela resposta.

Neste momento, estou a começar pelas bases iniciais, é o que faz mais falta. Tenho alguns livros por aqui, mais nomeadamente manuais escolares desde o 5º ao 7º. Apenas não sei bem por onde começar, que métodos...

Quanto a sub-áreas, gosto bastante de Matemática Discreta.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Boas bases são essenciais em programação, mas para quem não pretende fazer disto vida, não é importante nada além do 9º ano.

Conhecimentos de matemática básicos de probabilidades, resolução de equações (1º e 2º grau), inequações e sistemas, manipulação de fracções e pequenas noções de lógica são mais do que suficientes.

A partir daí, sugiro que se façam algumas brincadeiras a programar algo que se considere interessante ou útil, e aprende-se o resto conforme for necessário.

Todos os melhores programadores que conheço (e comigo aconteceu o mesmo) foi assim que começaram: queria fazer isto, vamos ver como se faz. Preciso de usar isto.. vou aprender como se usa.

Desta forma, preenchemos facilmente vazios que existam para trás. O importante é que não se comece a ler textos demasiado científicos para os nossos conhecimentos porque desmotivamos facilmente com problemas relativamente fáceis.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu sei, isto parece uma missão impossível, mas tenho fortes motivações.

A motivação é tudo. Acho que primeiro deves definir claramente o teu objectivo. Depois analisar que bases precisas (basicamente ver aquilo que o Warrior referiu) e, por fim, mãos à obra.

Sendo estudante de letras, quer dizer que não tiveste matemática até ao 12º? Lembro-me que o livro de exames do 12º tinha uma grande quantidade de exercícios. Pode ser uma boa ideia para exercitar, mas convém tentar aprender as bases antes de resolver os exercícios.

Na minha opinião, o grande problema do nosso ensino é que as crianças levam logo com a ideia que a matemática é dificil antes mesmo de iniciarem a aprendizagem.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora