• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

mhpa

ajuda num exercicio em pascal pf

8 mensagens neste tópico

Sera que alguem me podia ajudar a resolver este problema?

Desde já obrigado a todos que poderem ajudar.  ;)

Considere a cifra (palavra-chave) constituida pelas letras "SAPO" seguidas de um digito n

(entre 0 e 9). Para a cifragem (codificacao) da mensagem efectuam-se os seguintes passos:

(a) reduzem-se espacos seguidos a um unico espaco e mantem-se os caracteres de pontuacao;

b- aos digitos soma-se n e calcula-se o seu modulo 10 (resto da divisao inteira por 10);

c- convertem-se todas as letras em maiusculas ou minusculas;

(d) considera-se a seguinte tabela de codicacao:

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z

S A P O B C D E F G H I J K L M N Q R T U V W X Y Z

A construcao desta tabela limita-se a colocar a palavra chave no inicio e completar com as restantes letras do alfabeto, nao colocando as letras que se repetem.

Para a codificacao, substitui-se cada um dos caracteres da primeira linha pelo caracter correspondente da segunda linha.

Construa um programa que dada uma cifra, codique a mensagem, e um outro que, dada a mensagem cifrada e a cifra, descodique a mensagem.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Claro que te podemos ajudar a resolver este problema.

Basta que coloques aqui as tuas dúvidas de programação de forma concreta e clara.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

o meu problema, centra se na falta de bases em trabalhar com strings, devido a problemas de saude nao pude comparecer nas aulas e perdi essa parte da materia, entretanto o professor pediu para avaliaçao esse exercicio..

dai nao entender o que este exercicio pede, ou se faz em algoritmia, pois para alem de mudar as letras, mistura com numeros..nao entendo como posso codificar em pascal:S

espero ter me feito entender e mais uma vez obrigado.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Começa por escrever isso em pseudo-código, ou seja, escreve todos os passos que necessitas fazer.

Depois começa a traduzir isso para Pascal, usa o Google para encontrares respostas às tuas dúvidas mais genéricas e coloca aqui as tuas dúvidas concretas de programação.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

muito obrigado, gostava de saber quais os passos por onde devo começar, sem ser a parte das var claro..a partir do begin, devo seguir que ciclos? ou seja que instruçoes devo dar para os passos descritos..

agradeço imenso pela vossa atençao.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Vê as instruções do until, procedure e return

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

não sei se posso postar isto aqui, mas gostava de saber se tou no caminho certo ou se devo mudar ou usar outro metodo.

program codificar;

uses crt;

var

abc: string;

num: string;

cifra: string;

frase: string;

cifra_palavra: string;

cifra_numero: integer;

aux_abc: string;

i,j,esp,aux_num,er: integer;

aux_string: string;

begin

abc:= 'ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ';

num:= '0123456789';

aux_abc:= 'ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ';

writeln('Introduza a cifra (ex: sapo)');

readln (cifra_palavra);

begin

for i:=1 to Length(cifra_palavra) do 

if cifra_palavra in ['a'..'z']

then cifra_palavra := UpCase(cifra_palavra);

end;

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Para saberes se está tudo ok, corre a aplicação e vê se o resultado obtido é o resultado esperado.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora