• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

VCore

Tabelas

7 mensagens neste tópico

Boas pessoal. Estou a fazer uma aplicação em C# de Gestor de Clientes e tive uma branca e não me consigo lembrar como componho um género de uma tabela. O programa vai ter a funcionalidade de ver os emails enviados/recebidos. Deixo uma imagem para poder me explicar melhor:

tabelap.th.png

Queria fazer uma tabela como aquela, onde diz: Data | Destinatário | Assuntos | Anexos

Eu acho que há alguma coisa no Visual Studio que dá para fazer isso mas não me consigo lembrar. A cabeça tem este poder de por vezes esquecer as coisas lol.

Se me poderem ajudar agradecia. Obrigado desde já.

Cumprimentos.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Estás a usar o q? Windows Forms?

Se for tens componentes como a DataGridView e ListView q fazem isso.

Em WPF tb há componentes para o mesmo efeito.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

É isso! Era o DataGridView. Muito obrigado! Já agora aqui vai mais uma dúvida. Eu tenho que fazer dois formulários diferentes para casa entidade. Se a entidade é uma pessoa individual ou uma empresa. Isso será possível mudar através de radiobuttons. A minha pergunta é: Como se faz para que seja possível mudar de formulário através de radiobuttons?

Tenho mais dúvidas mas para já fica só esta. É que estou a fazer um projecto de grande envergadura e não sou nenhum "expert" em programação. E vou precisar de um empurrão da vossa parte.

Obrigado desde já.

Cumprimentos.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Não precisas mudar de formulário.

Se as colunas forem as mesmas, mudas só o DataSource da Grelha.

Se as colunas forem diferentes, o mais simples é teres outra Grelha, e escondes/mostras o q interessa.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Muito bem, esta parte está resolvida, agora tenho mais uma dúvida. O programa que estou a desenvolver vai ter a possibilidade de descarregar os emails para o próprio programa através do servidor POP. Só que tenho feito pesquisas sobre esse assunto mas está difícil encontrar um tutorial ou alguma matéria que me explique claramente como devo fazer. Nesta imagem mostra como está o programa. Ele tem a possibilidade de tanto ver os emails recebidos como os enviados para os clientes.

emails.th.png

Talvez precise de uma base de dados para fazer isso. Ou então estou a dizer a maior asneira da programação lolol. Mas como estou cá para aprender, agradecia que me ajudassem. Se souberem de um tutorial ou se poder usufruir do conhecimento de algum membro aqui do fórum, agradecia.

Cumprimentos.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Descarregar os emails para uma base de dados é uma opção, mas n é obrigatorio, podes fazer de outras maneiras.

Podes descarregar os mails para um ficheiro, q é o q o outlook faz.

Podes até descarregar apenas para memória, mas depois qd fechasses a aplicação ia tudo à vida. (ou então fazias Save para ficheiro).

A melhor solução depende do contexto da tua aplicação.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Essa opção de descarregar os emails para o ficheiro parece-me interessante para a minha aplicação. Conheces algum tutorial para que eu possa aprender como se faz todo o processo?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora