• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

dicas3d

software portable de segurana

10 mensagens neste tópico

Estou farto de ter a minha pen a propagar software malicioso.

Alguem conhece uma boa firewall portable ou um antivirus?

Tambem gostava de saber se exite um sofware que impeça a o autorun do windows mas portable?

Eu até sei de um mas é pago e só quero open source.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Para impedir que vírus reescrevam o ficheiro autorun.inf, responsável pelo processo de autorun, existem montes de utilitários, incluindo o Panda USB Vacine, gratuito. Atenção que este processo impede que virus reescrevam o autorun.inf, assim como qualquer outra aplicação: se usares aquelas suites tipo PortableApps com menu, também podem deixar de funcionar de forma automática.

Para limpar a pen de vírus, também há por aí utilitários, mas em tempo real, não sei. O melhor é sempre teres um backup em casa, e quando voltares, passares um scan com antivírus na pen.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Que palavra chave por google me aconselhas para encontrar outro utyilitário.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Para impedir o autorun, podes usar o Panda USB Vacine, é gratuito, e só precisas de o usar uma vez, cria-te na raiz da pen um autorun que não pode ser alterado.

Também ouvi falar do Ninja Pen Disk, no entanto nunca o experimentei. Tenta com "pen protect" ou palavras similares.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

À moda antiga também é uma boa ideia.... Editas o file autorun.inf limpas o seu conteudo deixas apenas o 1º separador

[autorun]

e colocas o atributo de read-only, assim pelo menos nenhum virus escreve mais no autorun da pen.

Se tiveres algum daqueles Softwares que correm em cima do windows, deixa apenas no autorun os comandos de chamada a eles, e volta a dar o attrib +r +h +s ao autorun.inf da pen.

Cumprimentos

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

É bastante bom.

Para impedir o autorun, podes usar o Panda USB Vacine, é gratuito, e só precisas de o usar uma vez, cria-te na raiz da pen um autorun que não pode ser alterado.

Também ouvi falar do Ninja Pen Disk, no entanto nunca o experimentei. Tenta com "pen protect" ou palavras similares.

Acabei de o testar

É bastante bom e é 100% portable (nem tens de instalar nada no PC) e é bastante bom. Tinha  4 autoruns (e não os conseguia encontrar)na Pen e já não tenho nada.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Das screens que vi, o Ninja Pen Disk pareceu-me muito simples, e é bom ver que realmente funciona bem

Apocsantos, não sei se colocando como read-only os vírus não dão a volta, porque afinal se uma virose está num computador, tem todos os privilégios do utilizador actual, incluindo desactivar a protecção contra escrita. Já colocando como ficheiro de sistema, talvez possa dar uma camada de protecção adicional.

Aproveitando o tópico, alguém sabe dizer como funciona o Panda USB Vacine? Aquilo cria um ficheiro que em Windows não sai dali, pois o acesso é sempre negado. Ocorreu-me que poderiam criar um utilizador fictício, torná-lo dono do ficheiro, e negar o acesso a todos os outros (nem acesso de leitura dão). Só consegui remover o ficheiro no Linux, daí supor que seja de permissões no Windows...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

A maioria dos virus procura a existencia de um autorun.inf, se ele existir a branco eles não re-escrevem, porque assumem como se a pen já estivesse infectada. (Pelo menos comigo tem acontecido assim). Um virus é codigo, e como tal pode ser "manipulado". Ainda assim eu uso kaspersky nos computadores, nas pen's removo "à lá pata" como se fazia dantes.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Além disso há viruss que escrevem um autorun oculto mas tão oculto que nem se encontra ao procurar no windows. pela opção procurar é claro. E nesses casos é melhor ter um software.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Esses autorun escondidos não os consegues ver porque estão com o atributo de Hide (Attrib +H) e provavelmente também com o +S que é para o SO não o incomodar.

Um virus é apenas um pedaço de código... Eu tenho varios ficheiros infectados porque sempre que alguém que conheço apanha um virus, manda-me o file infectado zipado para eu me entreter a "dissecar".

Um que por certo não é do teu tempo e deu um gozo do caraças dissecar foi o "Angelina GEN B" . Basicamente atacava de forma identica aos que atacam as pen drives gravando-se no primeiro sector de uma diskette.

Estes virus que infectam as Pen-Drives basicamente escrevem um ficheiro autorun.inf que o windows por default lê. Não percebi bem a logica por detraz de o windows fazer isto por default, mas isso seria tema para outra conversa. Nesse autorun o virus coloca uma chamada a ele proprio para se executar, enquanto ele infecta outros ficheiros na pen. Quando ligas a pen noutro computador o virus verifica se a maquina está infectada, se não estiver, corre a rotina de infecção, seguidamente mal ligues uma pen, durante o processo de detecção o virus fica a saber que existe uma pen a ser ligada, e assim que ela tenha letra de unidade atribuido, simplesmente infecta-a.

O que eu tenho feito é simplesmente tirar proveito de um erro dos proprios virus, deixando um autorun.inf com uma entrada a branco, com os atributos de +s +h +r e tem sido eficaz, mesmo quando aparecem virus novos.

Cumprimentos

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora