• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

jpmartins

Webdav pq não versionamento para conteudos dinamicos?!

1 mensagem neste tópico

Bom dia a todos,

Atenção não sou especialista em webdav, mas até tenho conhecimentos consideráveis de informática. Peço desde já desculpa pelo testamento.

Dado que o objectivo é "Distributed Authoring and Versioning", questiono-me sobre porque a disponibilização do versionamento de websites ainda é uma miragem (não considerando versionamento externo como é o caso do http://www.archive.org/web/web.php).

O problema está nos conteúdos dinâmicos, dai ter ficado decidido em 1999 que webdav não ia endereçar esses conteúdos (HTML gerado dinamicamente a partir de componentes como CGI, Servlets, etc). A justificação, não era possível o runtime destas tecnologias executar múltiplas versões de um componente, todos os pedidos são executados pela versão mais recente! (decisão documentada na minuta http://www.webdav.org/deltav/oslo/minutes.html, procurar por Versioning as applied to "dynamic HTML")

Tenho estado um pouco afastado do desenvolvimento nos últimos tempos. Já existe no mundo .NET o versionamento dos componentes e a possibilidade de um componente declarar quais as versões de outros componentes que necessita. Se não o suportam já, não deve faltar muito para os runtimes do .NET suportarem suportarem a disponibilização de todas as versões dos componentes de um componente em simultâneo [*assumindo que a camada de dados é mantida compatível entre versões diferentes dos componentes].

Imaginando um cenário em que site que vê a sua GUI remodelada, se não gostar da nova GUI, poder ter uma opção de ver a versão antiga, sem que isso tenha implicado um esforço adicional por parte de quem programou e mantém o site!

Será que estou a analisar bem a situação?

Alguém sabe o que ainda falta para ser possível usar versionamento "de borla*" em aplicações web?

0

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!


Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.


Entrar Agora