• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

MetalFatigue

[Dúvida] - ASP.NET Webforms ou MVC - Diferenças e Cenários

6 mensagens neste tópico

Já li várias coisas sobre ambos. Uns dizem que é melhor MVC, pois dá maior controlo, outros dizem Webforms são melhores porque são mais produtivos e fáceis de usar. Outros ainda dizem que depende, tanto de quem desenvolve como do que se pretende. Eu por mim parece-me esta ultima opinião mais fiável. Mas posso não estar a perceber bem a coisa e é aí que vocês entram  :).

A minha situação é a seguinte. Nunca trabalhei com ASP.NET e muito pouco com ASP e PHP e já foi à vários anos. Tenho alguma experiência com aplicações .NET. Eu e um amigo decidimos começar um projecto de um jogo por browser (sim, mais um). Eu só conhecia ASP .NET webforms e ando a ler um livro sobre o assunto. Aquilo parece-me bastante simples e até estou a gostar. No entanto deparei-me com esta framework mais recente (numa divagação pelo google), a MVC. Pelo que percebi funciona mais a um nível mais tradicional e semelhante ao PHP e que dá maior controlo sobre as coisas. Não existindo tantas abstracções procedimentais implícitas na arquitectura (arrastar controlos e esquecer, a quase).

O jogo terá de ter um motor de por trás ainda algo complexo. Principalmente a nível de combate. O motor tem de ser também flexível e de fácil alteração. Vamos usar provavelmente também técnicas de AJAX em muitas situações. Pelo compreendi esta técnica tem de ser escrita e aplicada da forma tradicional, escrevendo o código todo em vez de arrastar update panels.

A minha pergunta é se acham que devemos seguir e construir o projecto com a framework MVC (que tem também como bonus, SEO) ou devemos manter a forma "tradicional" e ir por Webforms (que o meu colega já tem alguma experiencia)? E porquê? Quais as razões para escolher uma e não a outra no meu caso?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

O ASP .net MVC usa o padrão MVC q já provou à alguns anos q é uma maneira fiável de desenhar camadas de apresentação.

Em java já se usava este padrão e resultava bem.

Quanto à framework em si, já vai na versão 2 e é relativamente estável. Funcionalidades como ajax são facilmente adicionadas se recorreres à jQuery (o template do projecto já inclui a jQuery).

Se eu começasse hoje um projecto em asp .net, provavelmente ainda n o faria em mvc, apenas pelo facto de que a propria framework da microsoft ainda está em evolução. Só mesmo quando estabilizar, como os web forms já estabilizaram é q penso adoptar o MVC.

Quanto aos web forms, n há mto a dizer, está estável e recomenda-se.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Há montes de padrões de design actualmente em uso com PHP (alguns bastante úteis e derivados do MVC, como é o caso do HMVC), só o ASP é que anda para trás como costume nessas andanças.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Há montes de padrões de design actualmente em uso com PHP (alguns bastante úteis e derivados do MVC, como é o caso do HMVC), só o ASP é que anda para trás como costume nessas andanças.

Não entendi muito bem a tua ideia. Anda para trás? Ou será que querias dizer anda atrasado em relação ao resto da industria?

A minha principal motivação para desenvolver em .NET é a facilidade e alta produtividade disponibilizada tanto pela framework como pelo IDE do VS. Não sei se o PHP teve também grandes avanços nestes campos, mas a ideia que tenho é que continua tudo a ser muito à "unha". É verdade que se tem um controlo total, mas é contra produtivo e mais complexo em alguns aspectos.

Se eu começasse hoje um projecto em asp .net, provavelmente ainda n o faria em mvc, apenas pelo facto de que a propria framework da microsoft ainda está em evolução. Só mesmo quando estabilizar, como os web forms já estabilizaram é q penso adoptar o MVC.

Quanto aos web forms, n há mto a dizer, está estável e recomenda-se.

Se se recomenda qual a razão de criar o MVC? Formas diferentes de se trabalhar, para quem quiser? Acaba por recair em opções? É que pelo que percebi MVC tem as suas vantagens. SEO (acho que o .NET 4.0 vai dar para fazer o mesmo em webforms), quando o projecto já tem alguma complexidade facilita a sua alteração, etc.

Por outro lado também li que é possível seguir uma arquitectura e design de MVP com Webforms. Seguindo este arquitectura será possível mais facilmente transferir código para MVC se assim o desejarmos?

obrigado pelas respostas

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Web Forms tem uma abordagem mto semelhante a uma aplicação em Windows Forms.

Se a ideia for fazer uma aplicação web q se comporte como uma aplicação q eu tenho no windows, web forms é a melhor escolha.

Mas a ideia da web na maioria das vezes é outra, ou seja, fazer um pedido e obter os dados de resposta.

E nesse caso n preciso de manter estado, nem de ter um conjunto rico de controlos, entre outras coisas como é o caso do web forms.

(claro q isto tb é possivel no mvc, mas a ideia n é fazê-lo).

Mas seja qual for a escolha, asp.net MVC ou web forms, isto é apenas a camada de apresentação de dados.

Se tiveres o resto da tua aplicação bem estruturada, consegues mudar de mvc para web forms mudando apenas as páginas em si.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Web Forms tem uma abordagem mto semelhante a uma aplicação em Windows Forms.

Se a ideia for fazer uma aplicação web q se comporte como uma aplicação q eu tenho no windows, web forms é a melhor escolha.

Mas a ideia da web na maioria das vezes é outra, ou seja, fazer um pedido e obter os dados de resposta.

E nesse caso n preciso de manter estado, nem de ter um conjunto rico de controlos, entre outras coisas como é o caso do web forms.

(claro q isto tb é possivel no mvc, mas a ideia n é fazê-lo).

Mas seja qual for a escolha, asp.net MVC ou web forms, isto é apenas a camada de apresentação de dados.

Se tiveres o resto da tua aplicação bem estruturada, consegues mudar de mvc para web forms mudando apenas as páginas em si.

Obrigado pela resposta e esclarecimento. Iremos seguir pelos webforms e tentar estruturar o melhor possível para possiveis alterações futuras. tanto porque o MVC .net ainda não amadureceu como estamos para já mais a vontade com webforms.

Obrigado mais uma vez

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora