• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

JoaoRodrigues

Ubuntu 9.10

20 mensagens neste tópico

Bem, ainda nem havia thread disto por isso aqui vai.

Foi lançado agora no fim de Outubro a versão estável do Ubuntu 9.10 (Karmic Koala). Novidades encontram-se aqui e aqui (mais detalhado). Download no sítio do costume.

Agora, opiniões?

Eu fiz o upgrade ontem. Estou meio desiludido. Encontro-o mais lento (não só no boot como geralmente), e já me crashou 3 vezes do nada. Além disso, tenho problemas com o ícone da bateria e com o gestor de energia (que me chega a dizer que a bateria tem 10h até descarregar, quando no login me diz que só está a 40% da capacidade e que a devo trocar). De resto, tudo normal. O upgrade foi sem problemas, não tive que mudar nada do que tinha instalado, continua-me tudo a correr na perfeição. Acho que foi das transições mais suaves que tive de versões.

Mas honestamente, acho que mais semana menos semana volto ao 9.04 :x

Vocês?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Não sou utilizador muito frequente de Linux, só o comecei a usar mais activamente des de o Xubuntu 9.04. Fiz então o update para o 9.10, via Gestor de Actualizações, sem problemas.

Está ligeiramente mais lento no arranque, questão de mais 2 ou 3 segundos, no meu caso (1 Ghz, 256Mb). O único problema que tive foi o som, que foi resolvido bastando desactivar o "mute" no alsamixer...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Ainda não instalei, estou zangado com os gajos.  :mad:  (  :) )

Já (slavo erro) desde o 5.10 que tenho a colecção dos cd's que eles mandam, tenho impingido "urubus" a uma serie de malta com os cd's todos pipi's (até a minha mulher já tem isso no portatil) e agora não me querem mandar o cd da nava versão!  :):confused: :confused: :confused: dizem que eu já recebi muitos..... ora bolas!  grrr  :D :D :D :D Eu havia de ser era só considerado cliente habitual!!! :confused: :-[ :( :( :( :( :( :(

:hmm: :)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

dizem que eu já recebi muitos.....

Não és o único... Eu também tou na "blacklist"... Fiquei mesmo passado.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Então já somos 3 na lista .... god damit!

Quanto à versão 9.10 ja fiz o upgrade, por momentos fiquei assustado a pensar que tinha perdido alguma coisa do meu trabalho... mas foi descuido meu ... lol.

Só tenho a dizer que o Empathy me crasha muitas vezes, de resto não sinto grandes diferenças a nao ser claro nas animações de maximizar, arrastar etc que não tinha direito nativamente no 9.04. :)

Continua a faltar é um editor um pouco melhor que o Gedit, mas isso não é culpa do Ubuntu (ou talvez seja)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu desde que fiz o upgrade para a versão 9.10 fiquem sem som.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

O único problema que tive foi o som, que foi resolvido bastando desactivar o "mute" no alsamixer...

Vê lá se não é também o teu caso. Basta carregar na tecla 'm' dentro do alsamixer, e se for do mute, já deves ter som. Eu também tentei no gestor de som em modo gráfico, mas não funcionou.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Qual é o problema bruno1234? Abre aí uma thread à parte com isso sff.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu por agora só experimentei este 9.10 como LiveCD, e achei um pouco lento.

Será do LiveCD que não é rápido, ou quê?

No que diz respeito a abrir programas, etc, como o firefox, achei o meu MS WV mais rápido ^^

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Isso dos CDs em 2009 já é um pouco mais colecionismo que outra coisa ;).

David, daqui a uns 10 anitos.. "xiiii... lembras-te os CDs do ubuntu... iii brutal!" ;) boa onda!

Eu guardei a minha pasta home, estalei o ubuntu 9.10 e repu-la. Funcionou bem, mas tipo, fui obrigado a fazer isto devido a MUITOS erros que a minha anterior instalação tinha. Ando desiludido com o ubuntu há desde há umas poucas releases. A estabilidade foi completamente com o galheiro. E para ser sincero não vejo grandes vantagens nisto das releases de 6 em 6 meses. É contra-producente. Tipo, lembro-me de incluirem o firefox 3 ainda em beta aqui há um ano ou coisa que o valha, mas ainda agora na versão 9.04, há 15 dias ainda não tinhamos o firefox 3.5 nos repositório depois de este estar estável há meses. Isto é a completa falta de uma estratégia bem definida.

As versões do software são o que mais me chateia. Supostamente, uma release LTS devia ir sendo actualizada durante o tempo que é suportada. Mas isso é muito subjectivo, só lhe actualizam ddetalhezitos relacionados com segurança. Ou seja, quem usar uma LTS vai ficar com software com basicamente três anos de idade.

Para já os meus problemas ficaram resolvidos. Mas não é isto que quero, pelo meio instalei o freebsd 7.2, mas fiquei surpreendido um pouco pela negativa. Apesar de estar tudo bem documentadinho, é uma trabalheira dos diabos para instalar/configurar o que quer que seja. Pode ser muito interessante mas tambem não é isso que quero.

Ainda tenho que procurar melhor.

Voltando ao ubuntu, notei a crescente integração de serviços de armazenamento online. Não sei bem o que achar disso...

Poder instalar software do launchpad directamente do apt, é cool! Isso sim, acho que é ir no bom sentido.

O software center tambem me parece bem mais composto. Não tenho grande opinião, é mais ou menos o que já etava à espera.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Pedrotuga, ainda bem que postaste ;)

Eu fiquei com o sistema BEM instável depois do upgrade para a 9.10. Então decidi formatar+reinstalar. Formatei as partições em ext4 e tudo. Como novo! A maior parte dos problemas foram-se. Fiquei com um grande bug no power manager ( que me congela o pc basicamente ) mas lá o desliguei e agora está tudo fino. De resto, não tenho tido problemas.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Bem estou a uma semana com o 9.10 e não tive bug nenhum e até está mais rapido o meu pc...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Estou a utilizar o ubuntu no Desktop, está a correr muito bem, no portatil também está a correr bem, o empathy já nao tem problemas..

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Uma coisa que me chateia no Empathy é não se poder forçar a ligação por HTTP. A firewall aqui da faculdade só me deixa passar o Pidgin, e mesmo assim, só metade das coisas é que me chega :D

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Pois.. que jeitaço me dava agora ter o 9.10... mas também não pensei... posso fazer o download do ubuntu... duh

Acabei de fazer asneira da grossa com o apache e não sei desfazer... eheh vai de formatar o bicho

Edit: Afinal sempre havia solução e não foi preciso formatar... agora tenho é de resolver um problema com a instalação do mod_perl2

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora