• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

magician

WUI vs GUI

14 mensagens neste tópico

Boas tenho desenvolvido recentemente aplicação tanto com interface web como "desktop", e ao ver frameworks para web como JSF 2.0, RoR, SinatraRB, CodeIgniter, Django e com tecnologias como Flex e Ajax não será vantajoso desenvolver uma aplicação com interface web face ao clássico interface?

Eis alguns dos pontos que me ocorreram a favor do interface web.

* Aspecto igual em todo o lado. (Com CSS ao detalhe mesmo com Browser diferente e SO diferente quase não muda.)

* Fácil layout change. (Muda-se os ficheiros de css e tempo um novo layout)

* Interactivo.(Ajax, Flex, etc...)

* Funciona de forma distribuída ou centralizada mudando pouco ou nada.

* Multi-plataforma. (No pior dos casos é preciso mudar de webcontainer)

* Facil deploy. Em certos casos é possivel até distribuir junto com a aplicação o webserver e o SGBD no

Java por exemplo temos o Jetty e H2Database, Ruby e Python também tem recursos semelhantes para as respectivas plataformas o que permite até uma distribuição totalmente multi-plataforma.

* Acesso por parte de dispositivos moveis sem ter de implementar mais nada!

* Aplicações Web é uma tendência de mercado cada vez mais surgem aplicações remotas por browser, a prova disso tem sido o prosperar do Cloud Computing.

Foram algumas das coisas que me ocorreram e que me pareceram vantajosas, mas gostava de ouvir algumas opiniões e criar aqui um pequeno brain storm :thumbsup:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu por acaso gosto bastante da ideia de as aplicações serem na Web, adoro o Cloud Computing.... E a tendência acho que passa mesmo por ai, daí a criação do Google Chrome OS....

Em relação à interface ser baseada nos termos da Web, acho que também seria uma mais valia para as aplicações....  :)

cumps  :)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Hummm parece que não existem muitas opiniões sobre o assunto :P

É realmente pena, gostava de ouvir o que os programadores acham em relação a esta temática.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu acho que realmente o Cloud Computing é o futuro da informática. Teres os teus ficheiros em servidores acessíveis em qualquer computador é óptimo. O problema é que ficheiros pessoais não será muito aconselhável, mas para isso existem as pens. Por exemplo, poderes aceder ao teu desktop do teu portátil, depois no computador público e a seguir no PDA, por exemplo, é óptimo. As linguagens de Web Development estão cada vez mais populares e poderosas, pelo que as aplicações que apenas necessitam de um browser estão cada vez melhores, mais poderosas e cheias de funcionalidades. Resumindo, de qualquer forma terão de haver sempre aplicações para desktop, nem que seja um SO que seja apenas um browser :P, mas as tecnologias Web estão cada vez mais a ganhar terreno. :D

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu não, gosto de poder usar o meu PC mesmo quando estou sem net :D

Aceder aos ficheiros pela net dá jeito, mas para isso é que serve o meu pentium 3 comprado em segunda mão, e com servidores ssh, nfs e ftp instalados :P

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu não sou programador, mas gostaria de dar a minha opinião enquanto utilizador.

Em primeiro lugar, as web apps padecem de um grande problema inerente: precisam de um browser. E, para mim, isso é um grande problema, visto até hoje ainda não te encontrado um browser que completamente me satisfaça. Há browsers que são melhores que outros, certamente; mas até hoje não consegui encontrar nenhum em GNU/Linux que faça aquele *click*.

Em segundo lugar, este tipo de aplicações tem sempre o grande problema de deixar dados armazenados em servidores, o que a mim me provoca alguma confusão. Enquanto que eu confio na Google para ter lá o meu mail e alguns documentos, não consigo confiar neles para terem acesso à grande maioria dos meus dados; nem tampouco confio em muitas outras empresas para terem acesso a dados privados meus. Ou seja, não quero centralizar os meus dados nem, ao mesmo tempo, que muitas empresas fiquem com eles (ou parte deles) pois não confio. É uma questão de privacidade.

Em terceiro lugar, não me consigo convencer que as aplicações web sejam "melhores" que aplicações "normais". Ou seja, não encontro nenhuma prova que mostre que, à priori, as aplicações web sejam mais eficientes, mais robustas, mais eficazes, mais capazes, mais seguras, mais (...) que as aplicações locais. Poderão ser mais simples de programar, acredito. Mas não há nenhuma regra que dite que serão sempre melhores.

No entanto, estou ciente que há situações em que as web apps oferecem vantagens. Consigo concordar com a alguns dos pontos aqui referidos, e eu mesmo uso web apps: Gmail, Google Reader e Google Maps, essencialmente. Mas uso-as por achar que são as que me oferecem a melhor relação funcionalidade/recursos utilizados/facilidade. Não consigo conceber um mundo em que todas as tarefas sejam realizadas através de um browser, nem sequer a maior parte.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Boas tenho desenvolvido recentemente aplicação tanto com interface web como "desktop", e ao ver frameworks para web como JSF 2.0, RoR, SinatraRB, CodeIgniter, Django e com tecnologias como Flex e Ajax não será vantajoso desenvolver uma aplicação com interface web face ao clássico interface?

Não concordo e vou contra argumentar os teus pontos, já que a maioria acho que estão errados, na minha opinião.

* Aspecto igual em todo o lado. (Com CSS ao detalhe mesmo com Browser diferente e SO diferente quase não muda.)

Isto é tão verdade como uma aplicação Java tem o mesmo aspecto em todo o lado.

* Fácil layout change. (Muda-se os ficheiros de css e tempo um novo layout)

Isto não tem haver bem com interface web, mas sim com as ferramentas que usas. Consegues ter a mesma facilidade com ferramentas para GUIs, por exemplo WPF.

* Interactivo.(Ajax, Flex, etc...)

Ah?!?! Esta não percebi. Uma aplicação web nunca será mais interactiva do que uma aplicação local. Os jogos são um bom exemplo..

* Funciona de forma distribuída ou centralizada mudando pouco ou nada.

Não percebi. A que te referes com distribuida ou centralizada?

* Multi-plataforma. (No pior dos casos é preciso mudar de webcontainer)

Não estou a ver onde há diferenças neste capitulo.

* Facil deploy. Em certos casos é possivel até distribuir junto com a aplicação o webserver e o SGBD no

Java por exemplo temos o Jetty e H2Database, Ruby e Python também tem recursos semelhantes para as respectivas plataformas o que permite até uma distribuição totalmente multi-plataforma.

Este acho que é grande vantagem das aplicações web. Apesar de ser também fácil fazer deploy de uma aplicação tradicional, a verdade é que tem de ser feito por todos. E os utilizadores não tem limite de imaginação e irão sempre conseguir arranjar um forma de fazer asneiras. Enquanto nas aplicações web não tem de fazer nada. A única pessoa a fazer deploy é o responsável pela aplicação.

* Acesso por parte de dispositivos moveis sem ter de implementar mais nada!

É verdade. Mas não gosto muito dessa filosofia. Porque para haver acesso por todos, ou a aplicação para PCs com mais recursos sai limitada ou então o acesso por parte do dispositivo móvel é "desagradável".

* Aplicações Web é uma tendência de mercado cada vez mais surgem aplicações remotas por browser, a prova disso tem sido o prosperar do Cloud Computing.

Acho que não podes avaliar por aí. Porque a realidade é que tudo que é aplicações está a prosperar. Cada vez há mais aplicações de ambos os tipos.

Agora a minha opinião.

Eu aprecio mais as aplicações locais, não quer dizer que não use aplicações web. Mas nas aplicações web há sempre algo que me irrita um bocado. A começar pela latência da rede e a acabar de que o browser é uma "máquina virtual" terrivelmente ineficiente.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Quando me refiro a aplicações web não tem de estar propriamente em um servidor externo, por exemplo ter uma aplicação que ao ser iniciada abre o browser no http://localhost:8080 e trabalha-se a partir dai usando o browser como GUI, podendo limitar ao localhost ou então distribuir pela rede

Não percebi. A que te referes com distribuida ou centralizada?

Era a este nível de distribuição que me referia :P

Ah?!?! Esta não percebi. Uma aplicação web nunca será mais interactiva do que uma aplicação local. Os jogos são um bom exemplo..

Já vi Sistemas operativos  web feitos com Frontend em Flex/Flash naturalmente limitas mas incrivelmente semelhantes a um Frontend "real", browser, shell, etc...

Isto é tão verdade como uma aplicação Java tem o mesmo aspecto em todo o lado.

É verdade uma aplicação Java com GUI em Swing tem o mesmo aspecto em qualquer lá e existem frameworks que permite mudar o LAF facilmente, mas tentar criar um LAF próprio é no mínimo tão ou mais trabalhoso que talvez fazer o restante projecto.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Quando me refiro a aplicações web não tem de estar propriamente em um servidor externo, por exemplo ter uma aplicação que ao ser iniciada abre o browser no http://localhost:8080 e trabalha-se a partir dai usando o browser como GUI, podendo limitar ao localhost ou então distribuir pela redeEra a este nível de distribuição que me referia :P

Isso é extremamente ineficiente, comparado com uma aplicação comum com algumas janelas, e sem grandes vantagens, imo.
Já vi Sistemas operativos  web feitos com Frontend em Flex/Flash naturalmente limitas mas incrivelmente semelhantes a um Frontend "real", browser, shell, etc...

É verdade uma aplicação Java com GUI em Swing tem o mesmo aspecto em qualquer lá e existem frameworks que permite mudar o LAF facilmente, mas tentar criar um LAF próprio é no mínimo tão ou mais trabalhoso que talvez fazer o restante projecto.

Ou então usa-se algo como o GTK ou Qt e deixa-se o utilizador escolher o tema que quiser, de acordo com as suas preferências e adequação aos resto dos programas.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Pessoalmente continuo a preferir as aplicações não web, pois regra geral são mais funcionais/usáveis.

Mas também depende da aplicação. Para uma aplicação de gestão de stocks, ou para emitir facturas, provavelmente as limitações dos WUI nem se notam, e aí temos os ganhos da portabilidade, de não ser preciso instalar a aplicação em todo o lado (poupando também trabalho com as actualizações), etc.

Ferramentas como o Google Docs também são interessantes quando raramente temos de as usar, pois desde logo evitam que tenhamos de instalar Office e afins que não são nada pequenos. No entanto, não acho o Google Docs adequado para quem passa o dia a usar um programa do género. E quem diz o Google Docs, diz um IDE, uma aplicação de edição de imagem, etc. Duvido que alguma vez uma WUI permita o mesmo nível de usabilidade que uma GUI.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Agora, também duvido. No entanto, no futuro, duvido que o WUI não tenha tantas ou mais funcionalidades do que o GUI.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Agora, também duvido. No entanto, no futuro, duvido que o WUI não tenha tantas ou mais funcionalidades do que o GUI.

Mas do que o GUI é um bocado complicado... O próprio browser está limitado às funcionalidades do GUI. Era quase como dizeres que consegues fazer coisas em C que não consegues em Assembly.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

No entanto, o GUI poderá apenas evoluir apenas para completar o GUI. E usando JavaScript, não precisas de ter GUI num browser para renderizar a página. Com frameworks como ExtJS, tem WUIs muito atractivas apenas com a necessidade de usar JavaScript (e HTML, claro). :P

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora