• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

vasco16

Qual o melhor SO?

28 mensagens neste tópico

Boas pessoal gostaria de saber o que me aconselham a meter num netbook ASUS, ele veio com o XP home mas decidi mudar..

Agora resta-me saber para qual... se para um XP PRO, um SEVEN, ou um ubuntu..

Os meus objectivos são.. poupar bateria.. e usar o portátil para trabalhos de faculdade (Curso: LEI).

Agradeço opiniões.

Obrigado.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

A versão do windows seven que seria capaz de funcionar bem nessa maquina não está disponivel a não ser com maquinas novas. é a Starter.

Ubunto funciona bastante bem. Por acaso tenho um a funcionar em ubunto

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Que netbook é mesmo?

Computadores mais portateis que os normais portateis de 15,4 polegadas.

Acho que vou meter um windows seven Starter, acham que por consumir mais me vai "viciar" a bateria?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Computadores mais portateis que os normais portateis de 15,4 polegadas.

Eu diria que um 15" já nem é portátil, é mais transportável... :thumbsup:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu diria que um 15" já nem é portátil, é mais transportável... :thumbsup:

subscrevo
0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Não pá :thumbsup: Um netbook sei eu o que é :) QUAL netbook é? Eu tenho um Asus F6V (13'') e tenho o Ubuntu aqui e funciona que é um mimo.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu tenho um ASUS EEEPC 701 com Ubunto for Netbooks, trabalha que é um mimo :thumbsup:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

o meu é um 1005h eu ate instalava o ubuntu mas se calhar depois ia precisar de ferramentas não existem em linux. por exemplo sei que o openoffice tem a mesma função que o office da microsoft mas como todos sabem nao é a mesma coisa :thumbsup: sei que posso usar o wine para emular programa, mas nao iria ser a mesma coisa.

Outro factor é: o que dizem da nova versao do ubuntu? na minha opiniao está muito lenta.. só  aquele arranque...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Epá está mais lento a arrancar, mas de resto até o acho mais rápido.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Epá está mais lento a arrancar, mas de resto até o acho mais rápido.

Eu nem por isso, acho que se instalar o ubuntu instalo o 9.04

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

mas se calhar depois ia precisar de ferramentas não existem em linux.

Hum? Não disseste que o teu curso era LEI? Esquece ferramentas Microsoft. Vais usar gcc, latex, Java e por aí adiante.

O resto do pessoal aqui do fórum de licenciaturas em informática pode confirmar o seguinte facto: os alunos que vão para as aulas com portáteis a correr windows demoram muito mais tempo a acompanhar as aulas do que aqueles que usam Mac ou linux nos portáteis.

E como disseste, OpenOffice não é a mesma coisa, mas para o que vais fazer com ele chega.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu também estou na FCUL e uso o linux todos os dias aqui nos laboratórios. Não me lembro de nenhuma situação que, para trabalhar, tivesse que mudar para o Windows porque "não existem ferramentas em Linux".

Se o teu portátil servir essencialmente para fazeres trabalhos para as cadeiras, aconselho-te vivamente Linux. Isto porque vai chegar a altura de programares em C, e em cadeiras como SD (Sistemas Distribuídos), SO (Sistemas Operativos), e até mesmo ISC (Intrd. Sistemas Computacionais), como até já deves ter visto, usam exclusivamente ferramentas de Linux (sockets, chamadas ao kernel, GAS, etc).

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu também estou na FCUL e uso o linux todos os dias aqui nos laboratórios. Não me lembro de nenhuma situação que, para trabalhar, tivesse que mudar para o Windows porque "não existem ferramentas em Linux".

Se o teu portátil servir essencialmente para fazeres trabalhos para as cadeiras, aconselho-te vivamente Linux. Isto porque vai chegar a altura de programares em C, e em cadeiras como SD (Sistemas Distribuídos), SO (Sistemas Operativos), e até mesmo ISC (Intrd. Sistemas Computacionais), como até já deves ter visto, usam exclusivamente ferramentas de Linux (sockets, chamadas ao kernel, GAS, etc).

Estas na FCUl e não me disses-te nada xD Na brinca :thumbsup:

Mas aconselham Ubuntu?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

O resto do pessoal aqui do fórum de licenciaturas em informática pode confirmar o seguinte facto: os alunos que vão para as aulas com portáteis a correr windows demoram muito mais tempo a acompanhar as aulas do que aqueles que usam Mac ou linux nos portáteis.

Uso Windows desde o segundo ano (no primeiro usei Linux) e posso confirmar que em Windows faço as coisas mais rápidas e de forma mais eficiente. Sempre tive notas altas nos projectos usando Windows. Por isso deixa de dizer disparates!

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Piada do dia.

Isso depende de muita coisa, e o que disseste é muito vago. "Sou mais produtivo com Linux", devia ser "Sou mais produtivo com Linux em X, Y ou Z".

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Uso Windows desde o segundo ano (no primeiro usei Linux) e posso confirmar que em Windows faço as coisas mais rápidas e de forma mais eficiente. Sempre tive notas altas nos projectos usando Windows. Por isso deixa de dizer disparates!

olá MS fanboy.. esqueci-me de te por na lista de excepções...

agora a sério..

Piada do dia.

Isso depende de muita coisa, e o que disseste é muito vago. "Sou mais produtivo com Linux", devia ser "Sou mais produtivo com Linux em X, Y ou Z".

Era aqui que eu queria chegar. O trabalho que é exigido numa lic. em informática é facilitado se já estiveres a usar Linux

Exemplo real. Sei que não é prova definitiva, mas é mais um para justificar o que eu disse.

Cadeira de visão por computador (4º ano), 24 alunos.

Professor: vamos usar o opencv.

Alunos com linux: apt-get opencv | zypper install opencv | yum install opencv | ou igual ao mac

Alunos com mac:

>download package

mkdir opencv/build

cd opencv/build

cmake ..

ccmake .

Alunos com mac ou linux para compilar: gcc <files> -lcv -lhighgui -lcxcore

Alunos em windows:

A parte do download da biblioteca até é fácil..

Os problemas vinham com o Visual C++. Quem ainda não o tinha, ainda tinha que o instalar. Depois conseguir fazer que os headers e as bibliotecas fossem todas encontradas pelo vc++.

Resultado: TODOS os alunos naquela sala que usavam windows não tinham o ficheiro .c de teste a compilar no fim da primeira hora.. TODOS os alunos com mac e linux ao fim de uns 20 minutos já compilavam e corriam os demos do opencv

Agora não me venham dizer que os alunos eram todos incompetentes.

Respondendo ao vasco: pelo que vejo na net, sim ubuntu é uma escolha aceitável assim como o openSUSE para esse modelo. podes ter uns pequenos problemas no entanto para ligá-lo a net, mas nada que não esteja já respondido nos forums

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Dependendo do uso que se vai dar um sistema ou outro podem ser mais adequados.

Das varias distribs. GNU-LINUX disponíveis eu dou clara preferencia a duas, opensuse, e ubunto, ambas funcionam muito bem. Eu sou mais inclinado por questões de habito.... Agora tudo depende do que se vai fazer com o computador. Se nas aulas vais ter que utilizar linux ou é mais facil se utilizares linux, opta por linux, de contrario podes sempre usar Windows....

Nunca tentei dual-boot num netbook, mas ainda vou ver se isso é possivel de fazer :thumbsup: pelo menos para satisfazer a curiosidade.

Cumprimentos

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Hum? Não disseste que o teu curso era LEI? Esquece ferramentas Microsoft. Vais usar gcc, latex, Java e por aí adiante.

E como disseste, OpenOffice não é a mesma coisa, mas para o que vais fazer com ele chega.

Eu estive numa licenciatura em informática e tive de usar software que apenas estava disponível para Windows (Visual Studio, SAS), por isso isso não é assim tão linear.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Olha eu estou em Ciências de Computadores na FCUP e ainda não tive necessidade de linux, antes pelo contrario, de Windows para C#.

Aliás só preciso de linux para ter acesso SSH gráfico.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Agora não me venham dizer que os alunos eram todos incompetentes.

Sim, pura incompetência. :thumbsup:

Qualquer pessoa que saiba usar o Visual Studio teria um programa exemplo a compilar em menos de 5 minutos.

olá MS fanboy.. esqueci-me de te por na lista de excepções...

Podes chamar-me fanboy se isso te faz mais feliz. É mais fácil criticar sem factos do que discutir as razões técnicas.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Em relação ao problema mencionado relativamente à net ja o ultrapassei instalando uns drives..

Em relação ao melhor SO para o netbook.. decidi fazer dual boot.. nada de outro mundo.. o XP para já está a correr normal o ubuntu é que ao usar o emacs para programa esta-me com as letras muito grandes..

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Subscrevo aquilo que se disse aqui, dizer que quem usa windows fica para atrás de quem usa outros SO's é mais do que falso. Até pode ter sido a tua experiência, mas daí a generalizar para toda a gente está errado. Por exemplo no meu caso vejo exactamente o contrário nas aulas que tenho tido, faz-se mais nas aulas que são dadas em windows do que em linux.

No meu curso tive que trabalhar obrigatoriamente com linux, ferramentas microsoft apenas foram obrigatórias numa disciplina mas tive, e tenho, muitas disciplinas dadas nas mesmas, desse modo utilizar windows facilitou-me imenso a vida pois não tive que estar a aprender tudo sozinho e pude aplicar directamente aquilo que fazia nas aulas. Isto para não falar na produtividade obtida por usar o Visual Studio e C#.

Para não ser completamente off topic, acho que tomas-te a melhor decisão, o dual boot. É saudável não ficar limitado a uma só plataforma e só tens a aprender com isso. Aconselho-te também a experimentares o windows 7 se tiveres tempo, conheço quem tenha tido bons resultados em netbooks, no fim podias partilhar aqui as tuas conclusões baseadas na experiência pessoal com cada SO.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Subscrevo aquilo que se disse aqui, dizer que quem usa windows fica para atrás de quem usa outros SO's é mais do que falso. Até pode ter sido a tua experiência, mas daí a generalizar para toda a gente está errado. Por exemplo no meu caso vejo exactamente o contrário nas aulas que tenho tido, faz-se mais nas aulas que são dadas em windows do que em linux.

No meu curso tive que trabalhar obrigatoriamente com linux, ferramentas microsoft apenas foram obrigatórias numa disciplina mas tive, e tenho, muitas disciplinas dadas nas mesmas, desse modo utilizar windows facilitou-me imenso a vida pois não tive que estar a aprender tudo sozinho e pude aplicar directamente aquilo que fazia nas aulas. Isto para não falar na produtividade obtida por usar o Visual Studio e C#.

Para não ser completamente off topic, acho que tomas-te a melhor decisão, o dual boot. É saudável não ficar limitado a uma só plataforma e só tens a aprender com isso. Aconselho-te também a experimentares o windows 7 se tiveres tempo, conheço quem tenha tido bons resultados em netbooks, no fim podias partilhar aqui as tuas conclusões baseadas na experiência pessoal com cada SO.

Ja tive windows seven no netbook posso dizer que se comportou bem.. e com a versao ultimate :)

Em relação ao ubuntu, uso para programa o emacs (sou iniciante) e as letras ficam-me enormes mal consigo programar lá :)

Já no windows xp PRO uso-o como uso em casa num desktop xD quase sem limitações, claro que nao me vou meter a instalar um visual studio xD mas corre muito bem para o pc que é.

Mais alguem aqui tem netbook?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora