• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

herakty

Tribunal francês mandou suspender processo contra presidentes africanos

2 mensagens neste tópico

acho importante que se saiba a verdade, podendo ou não estar-se de acordo

isto vem na questão da falta de moral dos paises ocidentais em serem "policias" ou "exemplos" para o resto do mundo, tornado ainda MAIS CRIMINOSAS as acções no iraque e afeganistão

é como um ladrão andar ai a prender ladrões... não pode porque não têm moral para isso

e tb como chamada de atenção para que se vivem tempo terriveis e que é preciso QUE TOMOS tenhamos consciencia do que se passa para que possamos agir da melhor forma

Foi um golpe naqueles que combatem a corrupção, escreveu a Reuters, ao noticiar a suspensão do processo que figuras da sociedade civil francesa intentaram às famílias de Omar Bongo (entretanto falecido e substituído por seu filho Ali Bongo), Denis Sassou-Nguesso e Teodoro Obiang Nguema Mbasogo.

Os activistas pretendiam saber como é que os três presidentes e as suas famílias conseguiram juntar bens no valor de milhões de euros. Mas o tribunal entendeu que eles não têm o direito de se apresentar como queixosos em relação ao que fazem alguns chefes de Estado estrangeiros.

"Os que em França e em África organizam e se aproveitam do saque do dinheiro público africano vão celebrar com champanhe" a decisão dos magistrados, comentou William Bourdon, advogado do grupo Transparency International, que está na origem deste processo.

Em Maio principiara a investigação à forma como os Bongos e as famílias presidenciais do Congo (Brazzaville) e da Guiné Equatorial teriam desviado fundos públicos, mas de imediato a Procuradoria-Geral da República recorreu para o tribunal que acaba agora de se pronunciar, pretendendo aparentemente salvar as relações políticas entre a França e uma grande parte de África.

A Transparency International pensa agora avançar para o Supremo, que não examinaria a substância do caso mas sim se a decisão anunciada hoje se encontra de acordo com a lei.

Os advogados de Teodoro Obiang Nguema Mbasogo já se regozijaram com a decisão anunciada em Paris, onde a polícia identificara oito carros de luxo e um apartamento em nome de um filho do Presidente, Teodorin.

Quanto à família Bongo, tem 39 propriedades em solo francês, na sua maior parte nos bairros mais ricos de Paris e na Riviera.

teckV

0

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Bem, isto não me surpreende nada. Tudo se resume ao interesse, puro e simples. É o mesmo como os EUA, os "defensores da liberdade e democracia" e no entanto são um dos países mais imperialistas da actualidade, superando em actos agressivos até mesmo os países considerados "terroristas". :thumbdown:

0

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!


Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.


Entrar Agora