• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

QuickFire

A importância da cor

7 mensagens neste tópico

Pois bem, estava eu a navegar nos sites do costume e encontrei um blog com um artigo bem porreiro :)

Quando se fala em relação a cor, muitas vezes temos opiniões diferentes, como por exemplo, o tom de verde que eu acho muito bonito pode não trazer a mesma sensação agradável a outra pessoa. Isso fica muito claro nessa nossa vida de Webdesigner, um layout que me agrada muito pode não agradar tanto a outra pessoa e por aí vai.

Quando passei a estudar um pouco mais sobre a teoria da cor, passei a notar o quanto a cor traz certas sensações às pessoas, um exemplo muito claro é:

Uma pessoa encontra a outra e pergunta:

- E aí, tudo azul?

O outro responde:

- Não, tudo preto!

É a grande demonstração de como as cores nos remetem a sensações pessoais ou seja, uma determinada cor, nesse caso o preto, serve para explicar aque a pessoa não está tão bem, mas quem disse que estar bem e estar azul? Isso dependerá de pessoa pra pessoa.

Em relação a teoria da cor, é interessante antes sabermos um pouco mais em relação aos efeitos físicos e psicológicos que as cores influenciam no ser humano, darei uma breve explicação em relação a umas cores e como reagimos a elas:

Azul: Sensação de tranquilidade em geral, em tom escuro:profundidade em tom claro:limpeza;

Amarelo: Transmite alegria e vivacidade, é uma cor que chama bem a atenção;

Laranja: Cor que “alimenta”, produz uma estranha sensação de saciedade, aconchego, intimidade. É uma cor quente e permite resultados excelentes quando utilizada na intensidade e nos lugares certos;

Rosa: É uma cor feminina, por excelência. Sugere: doçura, simplicidade, intimidade;

Vermelho: O vermelho está intimamente ligado aos desejos passionais. É quente, imponente, chamativo. Suas diversas nuances apresentam diversos significados: o vermelho escuro sugere sobriedade e poder; o vermelho cereja é apaixonado, feminino, sensual; o vermelho mais claro é energizante e forte.

Com isso podemos ter uma breve e melhor noção a respeito das cores, mas saber simplesmente isso não basta, muitos podem estar perguntando sobre a questão da combinação de cores.

Assim como o gosto em relação a cada cor, isso também se aplicará às cores escolhidas para o layout, mas é muito melhor se escolher cores que sejam de “agrado” mais geral.

Algumas cores que são bastante usadas e que dão certo (na maioria das vezes) são:

Amarelo x Azul: Azul em tons mais claros e o amarelo vivo

Verde x Branco: O verde é uma cor um tanto perigosa para se usar por conta das diferentes sensações que esta pode trazer, mas uma boa dica é usar o verde para o tom mais metálico e usar o branco, que sugere limpeza, para complementar o tom do verde.

Azul x Cinza: Combinação de cores muito feliz, pois são duas cores frias e muito agradáveis, mas deve-se prestar bastante atenção em relação aos tons, por exemplo, usar o tom de azul puro, este é o que era usado nos primórdios dos links, ou seja, é considerada uma cor ultrapassada para muitos.

Esses exemplos são de cores e tons que podem vir a dar certo se usadas de maneira correta e sensata, mas também existem certas combinações que não agradam como o uso de vermelho e preto, por mais flamenguista que você seja, tome bastante cuidado ao usar estas cores juntas em um layout, são cores muito fortes e podem até intimidar o usuário, vale-se ressaltar que o que digo, não é que não pode ficar massa um layot com determinadas cores, isso vale da critividade e sensatez que você desenvolvedor deve ter. Outro exemplo de uma combinação não muito feliz é Amarelo com Laranja e Vermelho, estas sendo usadas como únicas em um layout não se torna muito agradável, se usá-las em tons puros, com certeza se for um layout para um site de carnaval, este fará bastante sucesso!

Busque dar uma lida em livros e sites que falem a respeito desta teoria, isso com certeza lhe trará boa melhoras na implementação de seus sites!

Espero ter sido útil!

Abraços e até a próxima!

Por acaso o artigo está bem escrito e chama a atenção a vários aspectos :) Aspectos que normalmente se devem ter em conta quando se faz um site e claro que isto varia consoante o assunto do site... não vão fazer um site sobre os Lordi (Ehehe :thumbsup: ) Em Branco e Verde, porque fica bem :D Mas mesmo esses sites que se querem negros e obscuros têm muita teoria por trás :)

Enfim leiam e deixem opiniões

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu tento implementar isso mesmo nos meus sites.

A forma como se utilizam a cor no próprio design é importante.

Reparem o porquê de quase todos os bancos e seguradoras usarem sempre um pouco de azul, e reparem como a optimus e a tmn mudaram a cor dos logotipos.

Isto aplica-se ao web design, marketing e decoração.

Se tiverem um escritório com uma enorme parede laranja é ver as ideias virem ao de cima.

E se a vossa maria tiver vestida uma lingerie branca nao causa tanto efeito como uma vermelha!

O hipers também usam as cores para nos trocarem as voltas. Na maioria dos casos as coisas não estão colocadas de qualquer maneira.

Com os melhores cumprimentos,

Sérgio Matias

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Muito interecante realmente, estava longe de imaginar aqui á um ano que se discutiria um assunto destes num forum de programação! :D

Good post!

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

muito bom... ja me tinha aprecebido das combinaçoes de cores k ficava melhor umas com as outras... mas nunca tinha tido a nocçao que isso tinha um significa..

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

tópico muito interessante...tipo eu concordo com isto porque às vezes vemos sites assim umas cores para o...pronto nos sabemos...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Bem, e eu que sou um grande noob em webdesign adorei ler o texto. Já conhecia alguns dos significados das aplicações práticas das cores, pelo que gostei de aprender sobre as combinações e sobre outras cores.

Interessante, sem dúvida e um texto a reter. :D

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora