• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

HugoDaniel

O C++0X

2 mensagens neste tópico

Boas,

deparei-me com este video algures na net:

http://csclub.uwaterloo.ca/media/C++0x%20-%20An%20Overview.html

é uma apresentação dada pelo Sr. C++ (o nome dele é demasiado complicado para que o consiga soletrar e escrever correctamente, doravante passo-lhe a chamar C++) sobre o seu "novo standard".

Alguns pontos que gostaria que fossem debatidos sobre o assunto:

- O processo de elaboração do standard é lento e trabalhoso. (não vivemos na era do planeamento ágil?)

- Falta de uma política para tornar funcionalidades obsoletas no C++0x. (mais uma vez, planeamento ágil?)

- Preocupação desnecessária com a performance. (se é para programar usando as funcionalidades 'pouco flexíveis em prol da performance' que o C++ oferece, porque é que não estamos todos a programar em Assembly?)

- Falha em especificar as optimizações de baixo-nível que realmente interessam, deixando-nos todos pendurados nas extensões fornecidas pelos compiladores (alinhamento/packing, tipos de dados vectoriais, simd, etc...)

+ Preocupação no foco em optimizações úteis (aquelas que têm de ser feitas no início do planeamento do código ;), e não aquelas que habitualmente acabamos por ter de fazer [inline em funções, e trinta-por-um-linha]).

+ Preocupação em dar prioridade a funções de bibliotecas, em prol de criarem extensões à linguagem

0

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Antes de mais acho interessante o interesse das pessoas em falar mal do C++ em vez de falarem bem das suas linguagens favoritas deve ser algum problema de alergia ou comichão.

Quanto aos tópicos

1º Elaborar um standard de uma linguagem como C++ que corre nativamente em plataformas tão distintas como telemoveis, pc, consolas, Placas Gráficas, obviamente não é algo que se faça á pressão. Especialmente pois o impacto num feature qualquer pode afectar outras partes não directamente relacionadas.

2º Concordo plenamente nesta contigo.

3º Discordo plenamente, a menos que faças partes daqueles programadores que acham que já temos cpu's rápidos o suficiente que não é necessário desenvolver/escolher os melhores algoritmos possiveis. Claro que existe software no qual optimizações não são tão importantens e ninguem tas obriga a usar é esse um dos o principios básicos de c++.

4º  alinhamento estás equivocado http://www.open-std.org/jtc1/sc22/wg21/docs/papers/2006/n2140.pdf, é dificil forncer especificações para coisas que estão sempre a surgir com lançamento de novos CPU's como SIMD MMX, etc

0

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!


Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.


Entrar Agora