• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

M.offspring.R

[Resolvido][Duvida] 2 Router, 1 rede wireless

13 mensagens neste tópico

Boas.

Tenho aqui em mãos um pequeno problema. Tenho a seguinte situação:

1º Router: 10.0.0.xxx

2º Router: 192.168.2.xxx

Como podem ver os router têm gamas de IP diferentes.

Tenho as seguintes tarefas pra fazer:

- Desligar o wireless do router 1 (ja o fiz)

- Ligar o router 1 ao router 2 usando um cabo (ligar já o liguei agr a config é que é pior)

- Activar o wireless do router 2 (tb ja o fiz)

O que pretendo fazer é ligar-me ao wireless do router2. Mas não estou a conseguir... Quando me ligo via wireless, fico "dentro" da gama de IP's do router1 e não na do router2... Alguem me pode dar uma ajudinha

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Qual é a finalidade do router1? Para ficares na rede do router2 tens de desligar o DHCP no router1.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

O router1 leva a "net" ate ao servidor.... Eu queria serparar a rede desse router da rede que o router2 vai ter.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

dependendo dos routers que estejas a usar podem ou não permitir essa "manobra", normalmente os routers broadband permitem, pois têem uma porta com a indicação de "WAN" apesar de ser uma porta de rede normalissima, permite que sejam feitas configurações relativas a ela nomeadamente o roteamento.

Nesse caso

Tenho aqui em mãos um pequeno problema. Tenho a seguinte situação:

Como podem ver os router têm gamas de IP diferentes.

Tenho as seguintes tarefas pra fazer:

- Desligar o wireless do router 1 (ja o fiz)

- Ligar o router 1 ao router 2 usando um cabo (ligar já o liguei agr a config é que é pior)

- Activar o wireless do router 2 (tb ja o fiz)

O que pretendo fazer é ligar-me ao wireless do router2. Mas não estou a conseguir... Quando me ligo via wireless, fico "dentro" da gama de IP's do router1 e não na do router2... Alguem me pode dar uma ajudinha

Basicamente queres ligar-te ao wireless do segundo router na gama 192.168.2.xxx e o trafego seja redirecionado para a internet directamente? Certo? Caso seja isso crias uma entrada na tabela de routing do router 2 para apontar o trafego que chegue a 192.168.2.xxx para a gateway de internet. assim quando te ligares na gama 192.168.2.xxx vais parar ao exterior.

Convem certificar-te que os routers têem a opção de criar tabelas de routing e por interface de preferencia.... para teres mais fiabilidade nas coisas. Além disso o DHCP do router 1 tem de estar desactivado.

O primeiro teste será ligares ao wireless do router 2 e tentar pingar alguma coisa no exterior, se pingar porreiro, depois tentar pingar alguma coisa no router 1 se não pingar optimo, se pingar verifica as tabelas de routing novamente.

Qualquer coisa diz.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Obrigado pela resposta.

Os routers em questão sao:

1 Speedtouch 580 (sim eu sei, e um router de "desenrrasca", mas é o router "principal" - vou chamar de router1)

1 SMC WBRA2 (vou chama-lo de router2)

Então o router1 (o speedtouch) quando vim para este local de trabalho ja existia, logo esta configurado para a rede actual. Andei vendo tem o DHCP activo, mas nao encontrei nenhuma tabela de routing. Neste momento este router tem tambem o wireless activo (eu pretendo desactivar) e como tal "qualquer" pessoa pode entrar na rede e ver/aceder a algumas pastas partilhadas. A gama de IP deste router e 10.0.0.x.

O router2, tem a tal tabela de routing, e a sua gama de IP é 192.168.2.x. Eu pretendia era ligar este router ao router1 (usando um cabo de rede), e dp todos os clientes wireless que "entrassem" na rede eram direccionados logo para o router2 e ficassem logo dentro da gama de ip 192.168.1.x.

tanto o router1 como o router2 não possuem esa entrada que falas-te.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Por partes..... Já fiz aqui um rabisco de como isso deve ficar e deve ser feito.

1º problema que podes ter é o facto de não teres a porta WAN assim não tens nenhuma interface "separada" da rede, porque basicamente o speedtouch, a interface WAN dele é a que liga à net (DSL).

A rede interna onde as maquinas internas vão trabalhar fica com que range de IP's 10.0.0.xxx ou 192.168.2.xxx ?

Preciso de saber a resposta a isto para melhor te poder ajudar

O facto do SMC ter tabela de routing já é uma boa ajuda! o SpeedToch é capaz de a ter mas normalmente apenas acessivel por telnet, e sem GUI.

Assim que possas explica em que range de IP ficam as maquinas da rede interna, e em que range de IP's ficam as restantes, que depois eu faço o diagrama direito e coloco-lo cá.

Cumprimentos

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Esse SMC é um router ADSL ou "cabo"? Tem porta DSL rj11 ou WAN rj45?

Se for ADSL duvido que consigas mete-lo a trabalhar numa rede diferente da do 580, porque as 4 portas LAN são switch e duvido que ele te deixe fazer routing por uma delas...

Se tiver porta WAN rj45 então aí o caso é possível.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

(In)Felizmente é ADSL com porta RJ11, comprei-o quando comecei a usar o linux. Tava a testar neste momento o que tinha pensado fazer em vez de fazer logo o investimento e dp nao dar em nada...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

O ideal seria o router 2 ter a dita porta WAN, existem alguns modelos da SMC bastante baratos.

Aí sim poderias fazer o routing do router 2 para o router 1 e do router 1 para a porta ADSL.

Em alternativa a essa granda trabalheira, se tiveres uma maquina "antiga" podes sempre utilizar o FreeSCO http://www.freesco.info/, que dá para basicamente fazeres um router todo "artilhado" com base num pc super antigo.

Digo-te por experiencia que o FreeSCO está a um nivel muito bom e as funcionalidades fornecidas são simplesmente espectaculares.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Podes explicar-me isso de "(...)se tiveres uma maquina "antiga" podes sempre utilizar o FreeSCO http://www.freesco.info/, que dá para basicamente fazeres um router todo "artilhado" com base num pc super antigo.(...)"

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Simples, explico-te como fiz eu.

Arranjei um PII daqueles bem antiguinhos do tempo em que ainda jogava Quake, coloquei-lhe 3 placas de rede 10/100mbps com chip Realtek 8139d, (das mais baratas que no mercado existem.... rondam os 3 euros para a revenda), e meti-lhe uma placa de rede wireless SMC (também o mais baratinho possivel.

Além disso usei a drive de disketes que ele já tinha, segui o how-to do site e passei a instalação para o HDD (de 10gb), uma verdadeira "sucata".

De resto basicamente é como configurar um router mas "cheio de extras", no meu caso configurei uma das placas de rede para ligar à lan (192.168.1.xxx), uma deixei-a com ip atribuido pelo DHCP do router DSL, a outra liguei ao switch da minha lan. Configurei o routing da lan com destino ao exterior para ser encaminhado pela interface que liga ao router, o interface wireless está roteada para o exterior (internet), e o acesso à lan ficou apenas para a placa que liga ao switch.

De resto fiz as configurações de firewall que achei necessárias, e desliguei o monitor, teclado e rato da maquina, uma vez que a administração pode ser feita por web.

É como um router basicamente.

Os routers não passam de pc's com multiplas placas de rede, e linux dentro de uma caixinha e com o titulo de router! Se leres sobre o FreeSCO, vais perceber que quem o fez teve como objectivo fazer uma coisa semelhante a um router cisco!

Qualquer duvida dispõe

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

O meu problema é que depois tenho que repetir o sinal, e colocar o pc "pendurado" numa parede não dá muito jeito. Mas obrigado pela sugestão, já fiquei a conhecer "outro metodo" (pelo menos um mini-mini-mini-tutorial de como proceder).

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Outra possibilidade é a aquisição de um router broadband. Caso tenhas essa possibilidade.

Vou indicar-te alguns modelos bastante acessiveis e que fazem literalmente o que pertendes.

ASUS - RX 3041 - Switch 4 Lan Ports: 1 Wan deve rondar os 25€

Router Sitecom WL-607 54G sem Fios 32,90€ (mas tem wireless) o de cima não.

Caracteristicas que precisas num router para fazer isso:

Porta Wan, Porta Lan, e Wireless

Tenta que a operadora te troque o speetouch. A mim trocaram-mo sem pagar mais ;) e por um com porta wan :D (São uns bacanos)!

Ainda tens uma outra hipotese, modificar o firware do router para teres as opções de que precisas, pois a limitação normalmente é de software pois a Wireless e a Lan são obrigatóriamente interfaces separados.

Qualquer coisa dispõe

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora