• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

Psicopunk

Plataforma de Virtualização para Ubuntu

15 mensagens neste tópico

Bom dia,

Gostava de saber se experimentaram alguma plataforma de Virtualização para correr em Ubuntu que seja free para uso comercial e que funcione bem?

Pensei usar o Virtual Box mas segundo sei nao pode ser usado pela via comercial.

Cumprimentos

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
Pensei usar o Virtual Box mas segundo sei nao pode ser usado pela via comercial.

O Virtual Box é licenciado com a GNU GPL, e como tal pode ser utilizado para fins comerciais e até podes vender cópias. Resumindo e generalizando só não podes vender licenças, ou tentar torna-lo proprietário.

O kernel Linux (vanilla) tem um sistema de virtualização que é o KVM, e existe também o Xen (que é por exemplo utilizado pela Amazon para o seu serviço de cloud computing). Na minha opinião são alternativas que fazem mais sentido.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Pelo que entendi, o virtual box 3 nao é commercial free, mas sim a VirtualBox Open Source Edition (OSE). Estou correcto?

Ja usaste o KVM? Que achaste a nivel de desempenho e facilidade de utilizacao?

Obrigado

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
Pelo que entendi, o virtual box 3 nao é commercial free, mas sim a VirtualBox Open Source Edition (OSE). Estou correcto?

Posso dizer que o segundo por ser Software Livre, é de livre utilização comercial, quanto ao primeiro, por ser proprietário e por eu desconhecer os termos específicos da sua licença, não posso responder.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

O VirualBox suporta multi core?, no windows não consigo meter isso a funcionar, tenho de usar o VMware.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

O VirualBox suporta multi core?, no windows não consigo meter isso a funcionar, tenho de usar o VMware.

Sim, podes escolher o número de virtual CPUs.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

No meu pc não dá para escolher, está desactivado, deve ser por este CPU não suportar virtualização.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Se calha o teu processador e so de 1 core... digo eu...

Isso era muito estúpido eu querer virtualizar dois cores e só ter um :x
0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Isso era muito estúpido eu querer virtualizar dois cores e só ter um :x

Não é estúpido. Por isso é que se chama virtualização. Podes virtualizar os que quiseres mesmo só tendo um...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Sim têm razão, o que eu queria dizer é que o virtualbox no meu pc não está a usar os dois cores, mas sim só um, mas tenho de ver isso melhor, agora estou bem com o vmware.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Virtual Box num pc com VT ou o equivalente da AMD é bastante bom. Já trabalhei assim com autocad + WINXP SP? sem problemas de performance (só 2D).

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Não é estúpido. Por isso é que se chama virtualização. Podes virtualizar os que quiseres mesmo só tendo um...

Mas também é por isso que existem diferentes tecnologia e técnicas de virtualização. E é por isso que nem sempre a mesma solução serve a todos.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Mas também é por isso que existem diferentes tecnologia e técnicas de virtualização. E é por isso que nem sempre a mesma solução serve a todos.

Uh... ok?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora