• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

softklin

Ajuda com pequeno comando de Bash

5 mensagens neste tópico

Boas pessoal.

Estou aqui a tentar criar um pequeno alias para passar ficheiros PHP ao parser e mostrá-los de imediato no browser, mas não estou a conseguir... Tentei fazer o meu aliás assim:

alias phpCompile='php -f $1 > output.html | firefox output.html'

A intenção é chamar assim:

phpCompile ficheiro.php

E o comando deveria abrir o browser, com os resultados do ficheiro output.html. Porém o que obtenho é o firefox a abrir duas tabs, uma com a ajuda do PHP (supostamente não está a passar bem o ficheiro como argumento em $1) e o ficheiro 'ficheiro.php' que passo como argumento, ou seja, é como se estivesse a interpretar algo como

phpCompile ficheiro.php esta a ser interpretaddo como php -f  > output.html | firefox ficheiro.php

Alguém me consegue ajudar nisto? Cumps

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Creio que o | denote um pipe. Experimenta usar && no seu lugar.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Humm, continua com o mesmo problema, abre o ficheiro output (com a mensagem de erro do PHP, que faltam parametros) e o index.php.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Não tenho a certeza mas penso que para poderes passar argumentos não podes usar alias, mas sim funções..

function phpCompile()

{

php -f "$@" > output.html;

firefox output.html;

}

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Acho que não é possível mesmo, porque ele substitui o alias pelo comando, e deixa o parametro (o ficheiro php) no fim, e era por isso que o firefox o tentava abrir.

Coloquei a tua função no meu .bashrc e funciona muito bem :thumbsup: Obrigado a ambos pela vossa ajuda! :cheesygrin:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora