• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

Sir Pereira

Informática no Cinema

12 mensagens neste tópico

Boas pessoal,

quem vê o título deste tópico provavelmente, digo eu, até não percebe muito bem o que pretendo.

Encontro-me em Área de Integração (uma disciplina parecida a Filosofia para quem não sabe)

E foi-nos proposto, a um grupo de 6, contando comigo, fazer um projecto para apresentar à nossa turma (e a outra) sobre este tema, Informática no Cinema.

Mas o meu grupo está todo sem ideias, e eu queria apresentar algo original!

Será que por acaso não têm aí umas sugestões na manga? :P

Cumps

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Já agora pego no "ponto" que apresentaste, e apresento aqui a sugestão de um outro utilizador noutro fórum:

Para mim, "informática no cinema" é um tema que devia ser desenvolvido com recurso a uma montagem de vídeo, tipo documentário, dividido em duas partes:

1 - A informática no cinema

Em que mostrasses a evolução dos elementos de informática presentes nas narrativas: desde os anos 60, em que apareciam computadores nos filmes do James Bond, passando por todas as décadas até a um muito recente e futurista Eagle Eye, por ex..

2 - A informática do cinema

Mostrariam aqui a evolução dos efeitos especiais fabricados em computador, a evolução do CGI, renderizações, alguns programas de edição de vídeo, e a simplificação de processos que permite hoje, quase na base do amadorismo, a realização de metragens com efeitos especiais muito ricos.

---

Mas isto era a minha ideia. Um trabalho de investigação, que ao mesmo tempo seria um projecto hands-on.

Pah, sinceramente gostei desta ideia, mas por exemplo, imagina que saco vários clipes com efeitos especiais e tal, faço uma montagem. E o que ponho em voz off? :P Podia falar da evolução, mas sinceramente não sei como explicar a evolução.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Na minha opinião, essas cenas tipo os computadores no James Bond ou as cenas do Eagle Eye, não é informática, mas sim tecnologia.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Na minha opinião, essas cenas tipo os computadores no James Bond ou as cenas do Eagle Eye, não é informática, mas sim tecnologia.

Realmente agora deixaste-me a pensar.

É que também havia outros temas para outros grupos, do tipo "Informática nas Escolas", "Informática na Sociedade", etc.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Por exemplo,podes falar dos efeitos especiais nos filmes ou nos jogos e como isso pode alterar o pensamento/ou estado psicológico das pessoas que vê este dado filme, estou  a falar por exemplo nos de terror(que pode causar perturbações) ou como no filmes de acção que muitas vezes usam armas  como sinal de superioridade que ali tem armas e matam uma mão cheia de pessoal e assim são invenciveis mas que na verdade não matam ninguém, mas há pessoal que não consegue distinguir ficção da realidade e ai...

Eu estou a tentar relacionar isto com a filosofia/psicologia

Só me lembro de relacionar assim

Estou a ver que não era nada disto

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Pois, eu estava a pensar falar mesmo da evolução dos efeitos especiais e assim, digo eu.

Mas não sei que diga. :wallbash:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Se a disciplina é parecida com Filosofia penso que a minha resposta se adequa,se vais falar da evolução do efeitos especiais estas a ir para um lado muito mais tecnológico sem a vertente filosófica do assunto, atenção é a minha opinião afinal tu e os teus colegas é sabem...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Já que vais seguir essa ideia, nota que efeitos especiais é diferente de efeitos visuais e o que realmente queres mais (não significa que não queres/deves falar dos outros) é efeitos visuais.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Já que vais seguir essa ideia, nota que efeitos especiais é diferente de efeitos visuais e o que realmente queres mais (não significa que não queres/deves falar dos outros) é efeitos visuais.

Mas o título do site é Visual and Speciall Effects Film Milestones.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

É porque fala das duas coisas então... Mas são coisas diferentes.

Efeitos Visuais = efeitos digitais em pós-produção

Efeitos Especiais = efeitos ópticos usando a câmara de filmar ou efeitos como criar vento ou chuva, destruir um prédio, tudo feito no estúdio quando se te a gravar a cena. Etc...

Ou seja, efeitos especiais não te interessa muito e nada tem a ver com informática.

Sempre podes fazer uma breve introdução no teu trabalho falando sobre os especiais e como estes têm vindo a ser substituídos pelos visuais nos dias de hoje. Apesar de haver ainda muita coisa que se faz em estúdio porque fica muito + barato ou até mesmo mais fácil.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora