• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

edsudani

SQL Server

9 mensagens neste tópico

Boa noite a todos!

Sou técnico em Eletrônica a 35 anos e recentemente formado em informática, portanto tenho muito a aprender. Sou autodidata e escolhi para meu desenvolvimento técnico estudar SQL Server 2005.

Estou estudando "Conceito e Criação de Índices" no capítulo 4. O autor do livro SQL SERVER 2005 CURSO COMPLETO afirma que FILL FACTOR "define um porcentual a ser deixado em branco,sem registros gravados, em cada página de dados". Seu objetivo "é agilizar as operações de inserção, alteração e inclusão de dados, evitando movimentações de registros entre páginas e, em casos extremos, desdobramentos de páginas."

Com base nessa informação, concuí que o Fill Factor define o espaço em branco ou sem registro na página de dados. Logo, um Fill Factor de 100% significa ZERO BYTE Gravado.

Mais adiante o autor afirma Que um Fill Factor de 100% permite a ocupação total das páginas. Isto significa que as páginas estarão totalmente gravadas (ocupadas)-- sem espaço em branco.

Isto parece contraditório e portanto muito confuso.

Poderíam por gentileza ajudr-me a compreender este assunto, (Fill Factor), pois o autor reconhece que é uma "opção pouco utilizada pelo não conhecimento da aplicabilidade desta opção." ?

Se minhas expressões causarem embaraços, perdoem-me, pois meus português é o do Brasil.

Sem mais: José Edison Sudani

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

O Fill Factor define o tamanho do espaço que fica reservado mas que é deixado livre, isto é, sem informação gravada.

O objectivo é manter a informação num único ficheiro, o mais próxima possível ao nível das páginas no disco rígido, para que o acesso a essa informação se faça o mais depressa possível.

Esse espaço reservado mas livre é usado para futuras expansões da base de dados.