• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

Felix_Poison

Brasil & Portugal

17 mensagens neste tópico

Bem, eu resolvi iniciar esse topico depois de ler uma coisa que me desapontou muito.. em saber que o P@P tem alguns membros racistas.. Vejam:

Djthyrax Diz:

"É por estas e por outras que os portugueses "não gostam" dos brasileiros :P"

eu, resolvi me pronunciar, em nome de todos os Brasileiros.. Bem, isso é totalmente mentira!

eu tenho muuuuitos amigos portugueses, quando fui pra Lisboa fui muito bem tratado, assim como tambem nao fui por algumas pessoas.. é aquela velha questão, os alemaes podem gostar dos Judeos, mas algumas pessoas não, por exemplo.. isso é Pessoal, e como um moderador gente boa aqui que esqueci o nome, disse, esse é um caso isolado. eu nao sei oque essa tal brasileira fez ou nao fez, mas ela nao é o BRASIL TODO! se ela disse algo, é opinião dela, OPINIÃO PESSOAL..

M.offspring.R Diz:

"djthyrax, olha que é mais o contrario... Os brasileiros é que "não gostam" mt dos portugueses... (tb o país é maior, logo tao em marioria - teoricamente! :P:D )"

Audacia tua falar assim, hein!?

quem é voce pra falar assim dos brasileiros? já veio aqui? conheçe quantos brasileiros?

mesmo com todos esses quesitos, voce nao tem o direito de falar assim..

é como eu disse, tem gente que nao gosta de portugual, assim como alguns portugueses que nao gostam do brasil, isso é pessoal, e nao gostaria de ver esse tipo de ação aqui nesse forum.

eu velo pela paz mundial e pela união dos povos, principalmente entre os povos que até falam a mesma lingua. como eu sempre disse, Brasil e Portugual precissa mostrar ao mundo que em ambos paises, existem otimos Hackers, otimos programadores e otimos profissionais..

acho que, para isso, devemos fazer igual a Turquia fez com uns paises aliados ae: SE UNIREM.

fica aqui o meu protesto, peço desculpas se insultei alguem, porque nao foi o meu objetivo como os de uns carinhas ae..

meu intuito é só esclarecer uma coisa, que me deixou muito desanpontado, assim como alguns amigos brasileiros que viram esse topico.

Até Mais.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Gosto de brasileiros. Conheço milhar de brasileiros, tenho projectos com brasileiros, tenho madrasta brasileira, e no futuro (5 anos) irei gerir um hotel no brasil e uma fazendo de 25000 m quadrados.

I Love brasileiros xD

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Felix_Poison, ninguém aqui é racista, decerto. :P

Esta comunidade desde sempre teve brasileiros envolvidos e alguns deles até muito bons contribuidores com tutoriais, posts entre outras coisas de qualidade.

Anyway, eu sou amigo de brasileiros e não tenho problemas nenhuns. Também partilho da opinião que cada caso é um caso.

Cumps :P

P.S.: Peço tento na língua a quem vier a postar neste tópico. :D

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu não tenho nada contra os brasileiros, tal como não gosto de generalizar. Lá porque UM português comete um homicídio, não é por isso que se pode dizer que os portugueses são todos uns assassinos. (Comparação um pouco tola :P) E o mesmo se aplica aos brasileiros, tal como a todos os outros povos no mundo. São todos seres humanos.

@Felix_Poison, deves ter notado, pelos smileys que ambos os utilizadores colocaram nos seus posts, estavam a brincar e não era para levar a mal, muito menos para induzir alguém de que eles são racistas. :P

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

@Felix_Poison, deves ter notado, pelos smileys que ambos os utilizadores colocaram nos seus posts, estavam a brincar e não era para levar a mal, muito menos para induzir alguém de que eles são racistas. :)

Ora nem mais. Não tenho nada contra os brasileiros, até tenho amigos brasileiros e dou-me muito bem com eles, mas que é verdade que regra geral quando uma pessoa tem pura e simplesmente uma atitude de pessoa retardada, as outras pessoas também são logo rotuladas como tal, e isso aplica-se a brasileiros, portugueses, espanhois, franceses, alemães, americanos, mexicanos, angolanos, tailandeses, chineses, japoneses, coreanos, .... É a tendencia que as pessoas têm e brinquei com isso, não quis de forma alguma magoar alguém :P Uma coisa é brincar com a realidade, outra é cuspir para cima de um monumento, e acho que ambos estamos de acordo que estas 2 coisas não se comparam. :)

Em relação ao título do tópico, há uma certa "rivalidade" entre portugueses e brasileiros :D É a forma de escrever, a pronuncia, a "cultura da bundinha" :P, etc. Gostamos muito de brincar com p.e. o significado de fato (peça de vestuário em pt-PT, facto em pt-BR), bicha :P, etc. Isto não é insultar nem provocar o povo brasileiro, é brincar, e as pessoas têm de saber brincar, mesmo quando gozam (outra palavra ambígua :P) sobre si próprias. :) Limitamo-nos a "praticar" o "castigat ridendo moraes" como faz, por exemplo, o Gabriel O Pensador na música Nádegas a Declarar. :P

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
"Imagine there's no countries

It isn't hard to do

Nothing to kill or die for

And no religion too

Imagine all the people

Living life in peace"

Imagine - John Lennon

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Epá apetece fazer uma piada de brasileiros mas ainda me levavam a mal :P

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Entendi.. peço desculpas pelo meu engano, mas aparentemente realmente achei que voces estivessem falando serio, por isso nao levei na brincadeira.. mas eu tambem brinco as vezes. foi mal ae!  :P

abraços.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Agora falando mesmo a sério, penso que não terás problemas alguns aqui. Temos imensos membros brasileiros, temos ("da minha parte") autores brasileiros a escrever na revista (como o Augusto Manzano, que é bastante regular), e nunca ninguém disse nada contra ele.

As únicas coisas contra brasileiros que existem aqui por Portugal são algumas anedotas (e que acho que existem aí em versão pt-BR, ie', contra portugueses :P)

(PS: Alemães, Franceses, Ingleses também são alvo comum de anedotas :P )

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Boas pessoal!

@Felix, como deves ter notado fui eu que encerrei o outro tópico e fui bastante claro no que respeita a xenofobia aqui no fórum, simplesmente não será tolerado seja de que forma for.

Quanto à tua primeira afirmação, em 12mil membros registados aqui no fórum tenho a dizer-te com toda a franquesa e certeza que existem membros racistas no fórum, não tenho conhecimento de nenhum mas existem certamente, no entanto volto a afirmar que reacções de xenofobia não serão permitidas aqui na comunidade.

Naquele tópico em questão, só o bloqueei tendo em conta o primeiro post pois dos restantes na minha opinião seriam ambiguos, tanto poderia ser brincadeira (por acaso eu conheço os membros em questão e sei que foi mesmo brincadeira) como poderia ser mesmo xenofobia, decidi manter as mensagens e deixar clara a posição da administração do fórum no que respeita a actos do género.

No caso em concreto, "brincadeirinha" ou não (citando a actriz da "polémica"), "ataques a sites" é simplesmente uma manifestação igual ou pior do que o "mal-entendido" provocado, e se alguém vier a fazer isso certamente que não será com o apoio do P@P e muito menos será organizado num tópico aqui no P@P.

Gostaria apenas de deixar isto bem claro.

Prossigam a discussão, mas mantenham o nível, sff. Poderá revelar-se uma discussão bastante interessante se assim a souberem orientar.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Chéé? Contra brasileiros só a nivel pessoal, agora a nivel global é me indiferente.

É a mesma questão com os negros, quando me perguntam se sou racista, eu nem sei o que responder pois cresci com amigos (africanos, indianos, brazileiros, etc) e nunca vi diferença nenhuma entre nós, é por isso que a definição de racismo é muito relativa....

Alguém me consegue dar uma definição/razão para se ser racista?

obrigado :P

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Nenhuma!!

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Há muitas, e o facto de uma pessoa não as achar válidas, não significa que outra não as ache. Podes começar com o medo das pessoas diferentes, continuar com a ideia de raças diferentes e a tua ser superior, a ideia de que cada estado é um estado e cada pessoa pertence no seu estado, etc.

Um exemplo disso é o PNR:

http://www.pnr.pt/portal/index.php?option=com_content&task=view&id=412&Itemid=132

http://www.pnr.pt/portal/index.php?option=com_content&task=view&id=415&Itemid=132

http://www.pnr.pt/portal/index.php?option=com_content&task=view&id=399&Itemid=132

http://www.pnr.pt/portal/index.php?option=com_content&task=view&id=404&Itemid=132

http://www.pnr.pt/portal/index.php?option=com_content&task=view&id=372&Itemid=132

Serei eu o único que noto alguma aversão a tudo o que não é "puro-lusitano"?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

da mesma forma que tudo o que não puro lusitano os incomoda, os ideais do pnr também me incomodam.... em que ficamos?  :hmm:

oh.. espera, porque eles têm direito a ter opiniões e tudo mais, e os pretos, brazucas, monhés, chinocas não são gente....

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu acho que são de facto os melhores cavalos!

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Agora a sério.

Em relação ao post do OP, penso que o HecKel esclareceu na perfeição a posição do fórum. E o que ele disse é extensível para a Constituição Portuguesa (Artigo 13º, 2º ponto da actual revisão da Constituição).

No entanto há que perceber que nem toda a gente pensa da mesma maneira que "nós". Há em todo o lado (seja em Portugal, seja no Brasil, seja nos antípodas) pessoas com pensamentos xenófobos e/ou racistas (não é a mesma coisa). E este tipo de pensamento não pode ser desconsiderado a priori - a extrema direita desempenha um papel em qualquer espectro político, tal como a extrema-esquerda, ou o centro, ou etc. O que se tem de fazer é respeitar (por muito que eles não respeitem, mas dois males não fazem um bem) e responder de uma maneira civilizada.

Em Portugal, bem como no resto do mundo, os movimentos como o PNR ou a Frente Nacional tendem a ganhar apoiantes quando as coisas "apertam". E no nosso país, as coisas andam a "apertar" há quase uma década. Daí ser uma reacção natural que estes movimentos dos "os brasileiros só vêm para cá passar droga, os pretos vêm assaltar casas, voltem para a vossa terra" ganhem expressão. Digo natural porque a tentação e a facilidade com que se estabelece relações entre criminalidade e imigração é enorme.

Há que perceber o porquê destes fenómenos existirem, e depois tentar combate-los (apesar de a luta ser muitas vezes inglória). Aconselhe-vos a mostrarem o vosso apoio juntado-se a alguns movimentos anti-fascistas que existem em Portugal (o MAP penso ser o maior, apesar de ter altas conotações anarco-comunistas) e juntando as vossas vozes às deles.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora