• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

Hugu

Problemas com o VLC em "Caixa Mágica"

18 mensagens neste tópico

Alguém consegue "ler" ficheiros *.mkv com o VLC em SO "Caixa Mágica" ?

Tenho o meu vlc actualizado (mais ou menos.. ), mas continuo a não conseguir ler ficheiros *.mkv... Alguém teve estes problemas no CM e se sim como conseguiu resolve-los?

Obrg

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu consigo ler no Ubuntu.

Abre um terminal e faz "vlc <ficheiro.mkv>" e vê o output que te dá. Deve dizer algo que te falta um codec ou assim. Se não aparecer nada, tenta com "vlc -v <ficheiro.mkv>".

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Abre um terminal e faz "vlc <ficheiro.mkv>" e vê o output que te dá. Deve dizer algo que te falta um codec ou assim. Se não aparecer nada, tenta com "vlc -v <ficheiro.mkv>".

Não se queixa de nenhum codec mas a msg de erro foi a seguinte:

[00000290] ps demuxer warning: this does not look like an MPEG PS stream, continuing anyway

[00000290] ps demuxer warning: garbage at input, trying to resync...

[00000270] main playlist: nothing to play

[00000270] main playlist: stopping playback

Acho que o problema deve-se à versão antiga do vlc disponivel nos repositórios do Caixa Mágica.

Como desinsta-lo por completo o vlc e adiciono nos repositorios o endereço da ultima versao do vlc?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Pá... desinstala o VLC como qualquer outro programa no CM. Vais ao Synaptic (ainda é o Synaptic né?) e removes por lá..

Quanto a instalares a nova versão, o que eu duvido que seja o problema, vais ao site deles e sacas o RPM da nova versão.

Consegues ler outro mkv sem ser esse?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Pá... desinstala o VLC como qualquer outro programa no CM. Vais ao Synaptic (ainda é o Synaptic né?) e removes por lá..

Quanto a instalares a nova versão, o que eu duvido que seja o problema, vais ao site deles e sacas o RPM da nova versão.

Consegues ler outro mkv sem ser esse?

Limpei o CM e instalei o novo ubuntu, instalei o vlc e já consigo ler alguns *.mkv's, mas estou a ter problemas com outro ficheiro *.mkv e a msg de erro foi a seguinte:

VLC media player 1.0.2 Goldeneye

[0xb7800a10] main interface error: no interface module matched "globalhotkeys,none"

[0xb7800a10] main interface error: no suitable interface module

[0x9c25140] main libvlc error: interface "globalhotkeys,none" initialization failed

[0x9c25140] main libvlc: Running vlc with the default interface. Use 'cvlc' to use vlc without interface.

libdvdnav: Using dvdnav version 4.1.3

libdvdread: Encrypted DVD support unavailable.

**                                            **

**  No css library available. See            **

**  /usr/share/doc/libdvdread4/README.Debian  **

**  for more information.                    **

**                                            **

libdvdread: Can't stat Bom Filme.mkv

No such file or directory

libdvdnav: vm: failed to open/read the DVD

[0x9ef59b8] access_file access error: cannot open file Bom Filme.mkv (No such file or directory)

[0xb7800c58] main input error: open of `Bom Filme.mkv' failed: no suitable access module

Pelo que percebi tenho de instalar o libdvdcss... já o fiz e continuo com o mesmo erro!  :down:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Esse ficheiro diz:

libdvdread for Debian

---------------------

Many DVDs use CSS[0]. To play these discs, a special library is needed to decode

them, libdvdcss. Due to legal problems in some particular countries, Debian does

not distribute libdvdcss.

If it is legal for you to use CSS in your juristiction, you can:

* Install the packages from <http://www.debian-unofficial.org/>.

* Manually download and compile the source code from

<http://www.videolan.org/developers/libdvdcss.html>.

[0] <http://en.wikipedia.org/wiki/Content_Scramble_System>

-- Daniel Baumann <daniel@debian.org>  Sat, 29 Jul 2006 20:03:00 +0200

Ora, que biblioteca instalaste? Eu tenho estas 2 nos meu repositórios:

p  libdvdcss-dev                                                                    - Simple foundation for reading DVDs - devel files                                         

p  libdvdcss2                                                                        - Simple foundation for reading DVDs - runtime libraries 

Tenta reinstalar o VLC. Consegues abrir esse MKV com o mplayer ou o totem?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Não é preciso re-instalar o vlc para fazer essas coisas...

Isto há com cada um...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Há com cada um porque me enganei a dizer o que queria: quando tu 'compilas' um programa e depois instalas, e depois instalas uma biblioteca adicional, às vezes precisas de recompilar o programa para ele suportar essa biblioteca nova.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
Há com cada um porque me enganei a dizer o que queria: quando tu 'compilas' um programa e depois instalas, e depois instalas uma biblioteca adicional, às vezes precisas de recompilar o programa para ele suportar essa biblioteca nova.

Compilar software não é um método convencional de deployment de software para a maior parte dos utilizadores, nem para a maior parte dos casos. O que é convencional é utilizar os pacotes fornecidos pelo distribuidor do sistema operativo (nem se quer os do autor).

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Meu caro, pois não não é convencional. Mas infelizmente há casos em que ou o fazes, ou chuchas no dedo. Sabes disso. Mas vá, chega de off-topic. Vamos lá ver o que o Hugu resolve e se funciona.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Normalmente software que não tem pacote para a distribuição, não está preparado para ser utilizado massivamente, mas apenas por programadores e utilizadores com muitos conhecimentos técnicos. Os outros não vão conseguir beneficiar desse software de forma adequada e é provável que a sua instalação e/ou utilização causem mais problemas que benefícios. Para além disso o VLC não é um desses softwares que precise de ser instalado a partir do código fonte, pois existe pacote.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Olha que para um defensor do software livre, é uma teoria na verdade bastante altruísta: "se isto for para ser usado tem pacote, senão, é só para quem percebe".

Dou-te um exemplo simples, que aliás, é o que está a ser discutido aqui. Nem todos os codecs/drivers/whatever vêm no pacote normal do VLC. Imagina que precisas de um driver esotérico ou de um codec em particular para usares o VLC decentemente? Aí só tens um remédio: compilar o VLC à pata com suporte a essa coisa que precisas. E aí, não é um caso de um programa que ninguém usa, é o caso de uma feature que ninguém usa. E ninguém usa não porque não é funcional/fácil/seja lá o que for, mas porque simplesmente, quase ninguém tem necessidade.

Eu falei em reinstalar o VLC do código fonte num caso destes.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Ei guys! Não discutam entre vocês, porque quem tem o problema sou eu! LOL :(

Meu caro, pois não não é convencional. Mas infelizmente há casos em que ou o fazes, ou chuchas no dedo. Sabes disso. Mas vá, chega de off-topic. Vamos lá ver o que o Hugu resolve e se funciona.

E ainda não tenho o problema resolvido! ;)

Instalei a libdvdcss e confirmo as duas bibliotecas instaladas, depois reinstalei o vlc e ainda não consigo ler o dito ficheiro. Deixa de aparecer a tal msg de erro, mas o vlc continua a não correr o ficheiro.

Com o mplayer e o totem, tb não tenho sucesso!..

Não, não é o único ficheiro *.mkv que não consegue correr, tenho outros *.mkv que tb não correm. Mas n é excluisivo a ficheiros *.mkv, porque tenho videos *.mkv que correm bem!.. Super estranho! Mas mais estranho é o que vou dizer a seguir:

Eu tenho no meu portatil, ubuntu 8.40 e um vlc de versão anterior à actual, que correr bem estes ficheiros, e que me lembre nunca precisei de instalar a libdvdcss!..

O problema é no portatil do meu irmão, que estou a ter problemas a correr estes ditos *.mkv no vlc. O vlc instalado é a ultima versao (1.0.2) e está com o ubuntu 9.10!.. Cheira-me que esta ultima versao do vlc, teve um downgrade na vez de ter um upgrade..

Onde posso sacar o deb do vlc de versões anteriores?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Ok... que erro dá ele agora?

Podes sempre sacar versões antigas mas provavelmente se tiverem muitas dependências estás tramado. O melhor que tens a fazer é ir aos fóruns do VLC e postar isso.

Sacar versão antiga podes ir ao getdeb.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Tenta ler o .mkv no mplayer aumentando a "verbosidade", pode ser que encontres algum erro mais concreto que te ajude a resolver o problema.

−v

Increment verbosity level, one level for each −v found on the command line.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Tenta ler o .mkv no mplayer aumentando a "verbosidade", pode ser que encontres algum erro mais concreto que te ajude a resolver o problema.

E como faço isso? $mplayer -v video.mkv ?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Este foi o output:

MPlayer SVN-r29237-4.4.1 © 2000-2009 MPlayer Team

CPU vendor name: GenuineIntel  max cpuid level: 10

CPU: Intel® Pentium® Dual  CPU  T3400  @ 2.16GHz (Family: 6, Model: 15, Stepping: 13)

extended cpuid-level: 8

extended cache-info: 67125312

Detected cache-line size is 64 bytes

Testing OS support for SSE... yes.

Tests of OS support for SSE passed.

CPUflags:  MMX: 1 MMX2: 1 3DNow: 0 3DNowExt: 0 SSE: 1 SSE2: 1 SSSE3: 1

Compiled with runtime CPU detection.

get_path('codecs.conf') -> '/home/mm/.mplayer/codecs.conf'

Reading /home/mm/.mplayer/codecs.conf: Can't open '/home/mm/.mplayer/codecs.conf': No such file or directory

Reading /etc/mplayer/codecs.conf: Can't open '/etc/mplayer/codecs.conf': No such file or directory

Using built-in default codecs.conf.

Configuration: --prefix=/usr --confdir=/etc/mplayer --datadir=/usr/share/mplayer --codecsdir=/usr/lib/codecs --enable-xvmc --enable-vdpau --enable-sdl --enable-ossaudio --enable-lirc --enable-freetype --enable-menu --enable-largefiles --extra-cflags=-I/build/buildd/mplayer-1.0~rc3+svn20090426/debian/include --disable-bitmap-font --disable-ggi --language=all --disable-xmms --disable-arts --disable-aa --disable-mad --disable-musepack --disable-libdv --disable-libavutil_a --disable-libavcodec_a --disable-libavformat_a --disable-libpostproc_a --disable-libswscale_a --enable-mp3lame --enable-faac-lavc --enable-x264-lavc --enable-mp3lame-lavc --enable-libdirac-lavc --enable-libschroedinger-lavc --target=i586-linux --enable-win32dll --enable-real --enable-xanim --enable-runtime-cpudetection --enable-vdpau --disable-libdvdcss-internal --enable-dvdread --enable-debug --enable-tv-v4l2 --enable-xmga --enable-mga --enable-3dfx --enable-tdfxfb --enable-fbdev --disable-gui

CommandLine: '-v' 'Bom Filme.mkv'

init_freetype

Using MMX (with tiny bit MMX2) Optimized OnScreenDisplay

get_path('fonts') -> '/home/mm/.mplayer/fonts'

Using nanosleep() timing

get_path('input.conf') -> '/home/mm/.mplayer/input.conf'

Can't open input config file /home/mm/.mplayer/input.conf: No such file or directory

Parsing input config file /etc/mplayer/input.conf

Input config file /etc/mplayer/input.conf parsed: 89 binds

Setting up LIRC support...

mplayer: could not connect to socket

mplayer: No such file or directory

Failed to open LIRC support. You will not be able to use your remote control.

get_path('Bom Filme.mkv.conf') -> '/home/mm/.mplayer/Bom Filme.mkv.conf'

Playing Bom Filme.mkv.

get_path('sub/') -> '/home/mm/.mplayer/sub/'

[file] File size is 2398006976 bytes

STREAM: [file] Bom Filme.mkv

STREAM: Description: File

STREAM: Author: Albeu

STREAM: Comment: based on the code from ??? (probably Arpi)

LAVF_check: MPEG audio layer 2/3

Checking for YUV4MPEG2

ASF_check: not ASF guid!

Checking for REAL

Checking for SMJPEG

Searching demuxer type for filename Bom Filme.mkv ext: .mkv

Checking for Nullsoft Streaming Video

Checking for MOV

Checking for VIVO

header block 1 size: 0

AVS: avs_check_file - attempting to open file Bom Filme.mkv

AVS: File is too big, aborting...

Checking for PVA

Checking for MPEG-TS...

TRIED UP TO POSITION 66171, FOUND 47, packet_size= 0, SEEMS A TS? 0

Checking for LMLM4 Stream Format

Invalid packet in LMLM4 stream: ch=0 size=-8

LMLM4 Stream Format not found

MPEG Stream reached EOF

ds_fill_buffer: EOF reached (stream: video) 

MPEG packet stats: p100: 4683533  p101: 0 p1B6: 0 p12x: 0 sli: 0 a: 0 b: 0 c: 0 idr: 0 sps: 0 pps: 0 PES: 0  MP3: 0, synced: 0

Not MPEG System Stream format... (maybe Transport Stream?)

stream_seek: WARNING! Can't seek to 0x0 !

MPEG Stream reached EOF

MPEG packet stats: p100: 4683532  p101: 0 p1B6: 0 p12x: 0 sli: 0 a: 0 b: 0 c: 0 idr: 0 sps: 0 pps: 0 PES: 0  MP3: 0, synced: 0

Not MPEG System Stream format... (maybe Transport Stream?)

stream_seek: WARNING! Can't seek to 0x0 !

==> Found video stream: 0

LAVF_check: MPEG audio layer 2/3

libavformat file format detected.

[mp3 @ 0x928c8b0]Could not find codec parameters (Audio: mp3, 0 channels, s16)

LAVF_header: av_find_stream_info() failed

demux_aac_probe, failed to detect an AAC stream

vo: x11 uninit called but X11 not initialized..

Exiting... (End of file)

E a msg de erro no totem foi esta:

gsttypefindelement.c(889): gst_type_find_element_activate (): /GstPlayBin2:play/GstURIDecodeBin:uridecodebin0/GstDecodeBin2:decodebin20/GstTypeFindElement:typefind

Já agora, que outros players posso experimentar?..  ;)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora