• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

Tesla

Codigo SQL para criar uma tabela resumo dinâmica

8 mensagens neste tópico

Boas.

Estou a tentar criar uma tabela resumo dinâmica.

Ela deverá ter na primeira coluna os locais de venda, e nas colunas deverão ser as vendas por dia, onde o titulo de cada uma dessas colunas será o dia a que as vendas se reportam.

Uma coisa deste género:

[table]

[/table]

De notar que onde temos os dias da semana, deveriam aparecer os dias do mês, de forma dinâmica.

Obrigado pela vossa ajuda.  :thumbsup:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

"Dinâmica"? Mas queres alterar o esquema da tabela diariamente? Isso não é recomendável, imho.

Faz uma tabela com a coluna POS e as colunas para cada dia do mês, e depois no programa que trabalhar com a BD, pedes só as colunas de dia 1 até ao dia actual.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Boas.

Por dinâmica quero dizer que, onde diz Segunda Feira, coloque a data no formato DD-MM-AAAA.

A ideia é ter uma tabela semanal de vendas. Se que a correr ela vai ver todas as vendas de todos os sites feitos entre a segunda feira dessa semana e o dia em que estamos dessa semana também.

O meu problema está em conseguir com que o SQL crie as colunas dos dias e coloque lá os somatórios correctos.

Obrigado, desde já, pelo interesse em ajudar! :)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Hmm, mesmo nesse caso, também não me parece que seja essa a melhor solução.

Porque não fazes uma tabela:  POS | Data | Vendas

E depois o programa lê os dias que quer para a POS que quiser.

Depois fazes um select entre duas datas:

SELECT Vendas WHERE POS = Lisboa AND Data between ('2004-12-03') and ('2004-12-12')

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Boas.

Não me dá jeito criar tabelas para isso porque eu estou a trabalhar sobre uma BD PHC. Aquilo que me está a fazer falta é mesmo uma ajudinha no código de  SQL, dados que isto já me parece ser de expert. :-)

Abraço.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Ah, pensei que estavas a fazer um programa de raiz. Sendo assim não te consigo ajudar :)

Se compraste uma solução de um distribuidor da PHC, devias enviar-lhes um email a expor o teu problema. Eles têm a obrigação de te suportar as adaptações que tu necessites para o teu negócio.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Não precisas de nenhuma tabela dinamica. Precisas sim de um codigo que coloque o total do dia em coluna/semana/mes/ano

vê o seguinte codigo sobre uma BD PHC e adapta-o às tuas necessidades (este codigo é para procurar compras por mês  para o presente ano). Se não quiseres fazer isto em SQL deves então usar o VFP do lado do client.

PS: sempre podes pedir ajudar na comunidade da phc, pode ser que te safes .... :)

TSQL

...
DECLARE  @ref_1     CHAR(18)
DECLARE c_1 Cursor For
Select Distinct top 1 
	Ref 
From St (Nolock)
OPEN c_1              
FETCH NEXT FROM c_1 INTO @ref_1
WHILE @@Fetch_status = 0  
BEGIN 
BEGIN TRANSACTION 
	If (select count(*) From fn (Nolock) inner join fo (Nolock) on fo.fostamp=fn.fostamp  inner join cm1 (Nolock) on cm1.cm=fo.doccode  where Fn.ref=@Ref_1)>0
	Begin
		Insert Into #1
		select Distinct
			st.REF,
			st.Design,
			st.unidade,
			Isnull((Select sum(qtt) from Sl (Nolock) Where year(datalc)=Year(getdate())		And Month(datalc)=1  and ref=@ref_1 and cm in (1,2,5,9,13,14) ),0) Janeiro, 
			Isnull((Select sum(qtt) from Sl (Nolock) Where year(datalc)=Year(getdate())		And Month(datalc)=2  and ref=@ref_1 and cm in (1,2,5,9,13,14) ),0) fevereiro, 
			Isnull((Select sum(qtt) from Sl (Nolock) Where year(datalc)=Year(getdate())		And Month(datalc)=3  and ref=@ref_1 and cm in (1,2,5,9,13,14) ),0) Março, 
			Isnull((Select sum(qtt) from Sl (Nolock) Where year(datalc)=Year(getdate())		And Month(datalc)=4  and ref=@ref_1 and cm in (1,2,5,9,13,14) ),0) abril, 
			Isnull((Select sum(qtt) from Sl (Nolock) Where year(datalc)=Year(getdate())		And Month(datalc)=5  and ref=@ref_1 and cm in (1,2,5,9,13,14) ),0) maio, 
			Isnull((Select sum(qtt) from Sl (Nolock) Where year(datalc)=Year(getdate())		And Month(datalc)=6  and ref=@ref_1 and cm in (1,2,5,9,13,14) ),0) junho, 
			Isnull((Select sum(qtt) from Sl (Nolock) Where year(datalc)=Year(getdate())		And Month(datalc)=7  and ref=@ref_1 and cm in (1,2,5,9,13,14) ),0) julho, 
			Isnull((Select sum(qtt) from Sl (Nolock) Where year(datalc)=Year(getdate())		And Month(datalc)=8  and ref=@ref_1 and cm in (1,2,5,9,13,14) ),0) julho, 
			Isnull((Select sum(qtt) from Sl (Nolock) Where year(datalc)=Year(getdate())		And Month(datalc)=9  and ref=@ref_1 and cm in (1,2,5,9,13,14) ),0) agosto, 
			Isnull((Select sum(qtt) from Sl (Nolock) Where year(datalc)=Year(getdate())		And Month(datalc)=10  and ref=@ref_1 and cm in (1,2,5,9,13,14) ),0) setembro, 
			Isnull((Select sum(qtt) from Sl (Nolock) Where year(datalc)=Year(getdate())		And Month(datalc)=11  and ref=@ref_1 and cm in (1,2,5,9,13,14) ),0) outubro, 
			Isnull((Select sum(qtt) from Sl (Nolock) Where year(datalc)=Year(getdate())		And Month(datalc)=12  and ref=@ref_1 and cm in (1,2,5,9,13,14) ),0) novembro, 
			Isnull((Select sum(qtt) from Sl (Nolock) Where year(datalc)=Year(getdate())							  and ref=@ref_1 and cm in (1,2,5,9,13,14) ),0) dezembro
		from St (Nolock)
		where 
			st.ref=@Ref_1
		group by 
			st.REF,
			st.design,
			st.unidade
		order by 
			st.REF
	End
FETCH NEXT FROM c_1 INTO @ref_1
COMMIT TRANSACTION 
END
CLOSE      c_1 
DEALLOCATE c_1 

...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Criar ou alterar uma tabela "on the fly" é fácil, o problema aqui é que me parece que estás a ter um erro de lógica e o que  queres é uma linha e não uma nova coluna na tabela, tal como o IceBrain já referiu.

Estás a construir um "mini data warehouse" ou algo assim? Isso que estás a referir soa muito ao cruzamento de uma tabela de factos com uma tabela de dimensão...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora