• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

msr

Programação "Colaborativa"

8 mensagens neste tópico

Olá,

Acho que existe um nome proprio para o que me quero referir, mas nao me lembro, ficou "programação colaborativa".

O que queria perguntar é o seguinte: que "ferramentas" (websites ou outros) é que existem que permitam 2 ou mais pessoas colaborarem com código para o mesmo projecto?

Por exemplo, como é que uma empresa de sofware divide tarefas e consegue "sincronizar" todos os programadores para um mesmo fim? Ou, como é que que colaboradores do Ubuntu conseguem trabalhar todos em conjunto?

A duvida vem da dificuldade que sinto sempre que tenho que fazer projectos de programação com outros colegas na universidade. Em geral a estratégia é dividir o programa por "módulos", cada um faz uma parte e definem-se apenas os protocolos de comunicação e/ou os parametros e retornos das funçoes a fazer. No entanto, por vezes para fazer umas coisas é preciso esperar que outras estejam feitas e, por este método, às vezes acabam por haver alguns atrasos.

Obrigado

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

As empresas utilizam mecanismos de source control.

A microsoft têm por exemplo o Source Safe e o Team Foundation Server q integram mto bem com o Visual Studio. Para quem quer soluções open souce, tem o SubVersion q é mto bom.

Os colaboradores do Ubuntu estão dividos por equipas, cada equipa faz e controla a sua parte, no fim junta-se tudo.

Para trabalhos universitários de 2 ou 3 pessoas n é preciso usar controlo de versões (nem é nada prático).

Organizem o código de modo a q cada um faça o seu módulo sem interferir nos outros.

Se por acaso, houver uma pasta ou ficheiros comuns, podem fazer merge através de uma ferramenta.

Recomendo para isso o winmerge, é open source e mto bom.

Isto é só uma sugestão, depois cada um é q se sabe como se orienta melhor.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Qual é o problema do TortoiseGit? É mais ou menos o mesmo que o TortoiseSVN, que sempre foi o que me recomendaram para Windows.

Mas sim, se não precisares das vantagens específicas do Git, o SVN serve perfeitamente.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Qual é o problema do TortoiseGit? É mais ou menos o mesmo que o TortoiseSVN, que sempre foi o que me recomendaram para Windows.

Mas sim, se não precisares das vantagens específicas do Git, o SVN serve perfeitamente.

Da última vez que experimentei era algo instável, mas já foi há uns meses. Acredito que já esteja bom.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora