• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

turkis

simulador de osciloscópio e gerador de sinais

5 mensagens neste tópico

Consigo arranjar-te uns programinhas velhinhos, tanto gerador de sinais como osciloscópio.

Utilizam a saida se som para gerar os sinais e a entrada de micro para visualizar sinais.

Tens que ter atenção à magnitude das tensões/correntes que vais utilizar, não vás por lá dar o badagaio na placa de som onboard :thumbsup:

Para estas experiencias tenho uma velhinha Sound blaster awe64, nunca a queimei.

Para visualizar sinais, apenas vale pela visualização da forma da onda e não pelos valores..

Tens que ter também atenção às frequencias de amostragem e do sinal, as placas de som amostram na ordem dos 44kHz, daí recomendar que utilizes sinais até aos 22kHz, uma vez que para amostrares um sinal a frequencia mínima que podes utilizar é fa=2fs para teres no mínimo 2 pontos, um máximo e um mínimo, o que em termos de forma de onda é uma treta.

Se quizeres diz que eu faço o upload, agora n há pachorra é tarde :P

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Os diagramas de Nyquist suckam à légua :thumbsup: onde é que isso já vai!

Deus me livre de voltar a pegar num livro para estudar isso, eheh

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Os diagramas de Nyquist suckam à légua :thumbsup: onde é que isso já vai!

Deus me livre de voltar a pegar num livro para estudar isso, eheh

Não tens que te preocupar com o diagrama. Embora provavelmente nesta fase não lhe interesse muito, é bom saber que a razão pela qual a frequência de amostragem tem que ser maior ou igual ao dobro da frequência máxima do sinal não tem nada a ver com "ter 2 pontos, um máximo e um mínimo".

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora