• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

PTutor

Dúvida sobre salários

16 mensagens neste tópico

Boa tarde, estou no 3º ano do Curso Profissional de Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos mas pretendo continuar os estudos e obter uma licenciatura ou mestrado. Em meados deste ano vou para o estágio e comecei a pensar como seria a minha carreira profissional.

No meu curso aprendi Pascal, C++, PHP, JavaScript e SQL. Posteriormente posso aprender mais alguma coisa no decorrer do curso. Em casa vou aperfeiçoando estas linguagens, bem como aprendendo novas como Python, Java, ActionScript, Visual Basic entre outras.

Sou o aluno com as melhores notas em programação do meu curso mas mesmo assim não penso que tenha conhecimentos sufecientes para trabalhar. Isto porque nem me ensinaram a fazer interfaces gráficas nem a trabalhar com ficheiros, redes, gráficas ou outra matéria mais avançada em programação. A minha professora disse que quando for trabalhar, os meus patrões dar-me iam formação, o que achei ridículo mas tentei acreditar.

Pelo que pesquisei sei que o salário varia de acordo com a empresa, formação e experiência. Podem-me dizer mais ou menos valores médios de salários? E dar alguns exemplos das vossa situação? Isto é, quando começaram a trabalhar como é que era o vosso salário, como é que é o vosso salário agora com x anos de experiência ou até me dizer mais ou menos de que maneira é que os salários variam?

Desde já agradeço  :P

//edit

Peço desculpa por ter colocado esta mensagem na secção errada.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

o salário varia de acordo com imensas variáveis, e complicado dar uma média, e isto agora está cada vez mais ******. Aconselho-te a continuares a estudar, por experiência própria, sei que esses cursos profissionais são uma valente m****.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

O salário também depende muito da cidade onde se localiza a empresa e onde trabalha. Se for em Lisboa no geral ganhas mais do que a fazer a mesma coisa numa outra empresa em Braga por exemplo. Isso é no geral, mas ainda bem que há excepções à regra, que é o meu caso, ganho o mesmo que colegas meus em Lisboa, Porto, Coimbra...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

A minha professora disse que quando for trabalhar, os meus patrões dar-me iam formação, o que achei ridículo mas tentei acreditar.

Não tens razões para achar ridículo. Independentemente da tua formação (curso profissional, curso superior, whatever) a informática é um mundo em mudança constante e se não forem os teus patrões a dar-te formação tens que ser tu a aprender sozinho, não penses que acabas uma formação e ficas o resto da vida a trabalhar com o que aprendeste.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

É algo bastante variável, neste momento estou à procura de emprego e apesar de ser Licenciado chego a ler propostas que me dão vontade de ter reacções explosivas.

Actualmente existe a desculpa da crise, desculpa esta que na minha opinião não deveria ser usada como desvalorização dos conhecimentos e habilitações dos candidatos o que leva a "se posso pagar X, porque raio hei-de pagar X+Y?". Cheguei a ver um caso em que pagavam mais num trabalho dito como "não qualificado" e que pediam pessoas APENAS com habilitações até ao 12º ano (teria de remover a info relativa à minha licenciatura do CV) do que num trabalho em que requeriam PELO MENOS pessoas com formação universitária.

O que eu quero dizer com isto é simples, não dá para estipular uma média por habilitações literarias, anos de experiência ou conhecimentos extra pois isso irá sempre depende de empresa para empresa, numas irão presenciar autênticas situações de desvalorização pessoal noutras irão notar sobrevalorização (mas aí já depende da auto-estima de cada um :P). Infelizmente, isso não está tabulado mas começo a achar que deveria estar mais que não fosse como ordenado base / habilitações literarias...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Aconselho-te a continuares a estudar, por experiência própria, sei que esses cursos profissionais são uma valente m****.

Eu estou no curso profissional de informática e gestão empresarial, que dizem ser um curso bom pois tem mais que uma saida (gestor, técnico informático, programador).

Nos anos anteriores, todos os que finalizaram o 12º estão empregados, pelo menos a maior parte estando até alguns em empresas bem conhecidas.

Acham que não compensa?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu estou no curso profissional de informática e gestão empresarial, que dizem ser um curso bom pois tem mais que uma saida (gestor, técnico informático, programador).

Nos anos anteriores, todos os que finalizaram o 12º estão empregados, pelo menos a maior parte estando até alguns em empresas bem conhecidas.

Acham que não compensa?

Compensa se depois tirares um curso superior.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Acham que não compensa?

não é só boas saídas... Por muito bom que sejas no que fazes, em Portugal (salvo algumas excepções), vais-te ver grego para encontrares emprego sem um canudo, e se encontrares, vais receber tanto como se tivesses a chapar cimento nos tijolos.

E outro problema desses cursos, é que maior parte não preparam devidamente a pessoa para ir para o ensino superior.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Então e no estrangeiro?

Podiam de dar exemplos de paises que 'gostam' destes cursos?? :P

obrigado :P

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Europa, EUA, China, Japão, Singapura, India, Brasil

Já tens aqui um grande leque de possibilidades, mas de realçar que na Ásia há mesmo muita concorrência. E também de realçar, que conseguir emprego no estrangeiro é algo complicado, sem te conhecerem pessoalmente será complicado, portanto o mais indicado será marcar uma viagem de turismo a um desses países e enviar CVs em que na carta de apresentação dizes que estarás nesse país de X a Y e que estás disponível para entrevistas. Só assim aumentas as possibilidades de seres contratado no estrangeiro.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Então e no estrangeiro?

Podiam de dar exemplos de paises que 'gostam' destes cursos?? :cheesygrin:

obrigado :thumbsup:

Isso nem tem propriamente a ver com gostar ou não do curso! Em qualquer curso à dois ou três que se aproveitam e o resto é para esquecer ... até na faculdade isso acontesse.

Tu até podes nem ter o ciclo completo e seres um grande programador e teres lugar em qualquer empresa, mas o facto de teres uma licenciatura abre-te as portas para o mercado. O mercado é muito competitivo, e vê o exemplo do HecKel, mas sem um canudo dificilmente consegues ter boas oportunidades e dificilmente consegues chegar longe.

A não ser que não possar ir para a universidade, pensa é em estudar que depois as coisas aparecem.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Mas aqui nenhum do vocês trabalha para me dar um exemplo de como é convosco?

Ex: Tenho um doutoramento, programo em Java e ganho 1500€

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Mas aqui nenhum do vocês trabalha para me dar um exemplo de como é convosco?

Ex: Tenho um doutoramento, programo em Java e ganho 1500€

Mas isso é tão subjectivo ... eu podia dizer que ganhava 750€ e tu podes arranjar um trabalho e ganhar o dobro ou o tiplo. Cada caso é um caso e depende muito da experiência, formação e da capacidade de cada um.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

isto do ordenado, tambem tem a ver muito com a empresa que trrabalhes... logo a bitola de pagamento para um curso como ele ta a falar e de 600  a 750 ... depois ai para cima ja entao tem a ver com a expriencia demostrada e essa coisada toda...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

isto do ordenado, tambem tem a ver muito com a empresa que trrabalhes... logo a bitola de pagamento para um curso como ele ta a falar e de 600  a 750 ... depois ai para cima ja entao tem a ver com a expriencia demostrada e essa coisada toda...

Mas existe alguma bitola para isso ? 600 a 750 ganha um gajo nas obras, caixa de supermercado ou segurança.

Um curso desse sá para muito pouco.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora