• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

kortes

automatos

8 mensagens neste tópico

ola

gostava se saber se tou certo ou errado ao pensar k os automatos sao umas peças k sao utilizadas em quadros elecctricos e dao pra programar???

se for isso sera k alguem tem ou conhece algum site ond possa encontrar um manual ou assim sobre esse tipo de programaçao???

e se for preciso algum programa onde posso encontra lo??? :hmm:

desde ja agradeco aos k me reponderam  :cheesygrin:

fikem bem

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Boas! Em relação a tua duvida pode-se dizer que estás certo e estás errado.

Estás certo porque:  SIM,.. á 'cenas dessas' para os quadros que se chamam automatos também.

Estás errado no sentido em que não é propriamente disso que se trata a secção, se bem que o tema se enquadra aqui.

Em relação á programação dos automatos que falas penso que não é preciso nada de especial para programar, pois a programação normalmente é bastante simples e é feita directamente no dispositivo. Em relação a uma manual,.. deve variar muito entre cada um deles.

(Se estou errado, corriam-me SFF :cheesygrin:mas não deve de falhar muito disto )

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

ola a todos

mto obrigada pelas respostas os sites sao enrekecedores e ao termo k utilizei "automato" era o k ouvia dizer do meu irmao por isso perguntei mas tb axo k os foruns sevem pra isso msm ou seja tirar duvidas e ilucidar mais as pessoas e corrigir o k elas sem krer disseram errado

mto obrigado :P

fikem bem

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

EStás a trabalhar co mqual OMRON, Siemens ou Telemecanique ?, o processo é sempre por fazer um grafcet e apartir dai estabeler a linguagem ladder. È tudo muito simples, porque é tudo gráfico. Qualquer coisa diz

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Os autómatos programáveis não são mais do que microcontroladores, com a finalidade de instalações eléctricas industriais, e, nalguns casos, domésticas.

são classificados quanto ao nº de entradas/saídas e capacidade de memória e são programados em PLC. Uma espécie de assembler.

também têm a possibilidade de serem programados em "Ladder" k é um esquema que representa ligações, entradas e saídas.

ao contrário de um microcontrolador normal, o código não é executado linearmente (com jumps, etc...) mas sim ciclicamente. ou seja. Executa o código todo, que é constituido apenas por condições que activam/desactivam saidas, e no final copia o buffer das saídas para as latches das "saídas de potência" que podem debitar alguns amperes.

A vantagem dos autómatos, é k são facilmente programados (normalmente no pc,mas antigamente era mais barato umas "consolas" que programavam tb os autómatos), e qualquer electricista programa akilo.

Os autómatos têm temporizadores, contadores, e pode-se utilizar kk tipo de sensores, etc...

os mais avançados, têm possibilidade de comunicação por ethernet, entre outros meios, e podem ser estabelecidas redes entre muitos, todos comandados por um pc (por exemplo)

é um avanço na industria.

Este ano programei disso no sec.

[ ]

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora