• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

chalkos

Fazer um jogo (relativamente bom) em C++

3 mensagens neste tópico

Boas,

eu estou no ultimo ano do curso de informática e tenho de fazer um projecto final (PAP).

para a minha PAP pensei fazer um jogo.

O jogo será mais ou menos assim:

- Terá um modo FPS multiplayer

- Será apenas para windows (queria usar DirectX)

- Só terá um mapa: o do meu colégio (vai ser lindo vai...)

A maneira como que queria fazer as coisas é que não sei se é possível...

Eu saquei alguns ebooks de DirectX e vi alguns tutorials online que falavam em desenhar TUDO à mão. tudo mesmo. Ora, se já não é facil fazer gráficos de qualidade em programas de desenho 3D muito mais complicado seria desenha-los com código :shocking:

O que eu pensei em fazer foi assim:

- Desenhar mapas e personagens e acções (acções tipo vidro a partir e coisas do genero) e tudo em 3D Studio Max. (que é o que estou a fazer agora e é a unica coisa que tenho realmente certeza que dá para fazer)

- Usar uma ferramenta do DirectX que me converte os ficheiros do 3D Studio Max em ficheiros Direct3D (ficheiros .x) [se alguém me podesse confirmar esta parte agradeço, pois já li sobre isso na net mas não sei se dá realmente para fazer]

- Usar os novos ficheiros .x, importa-los no códgio C++ usando bibliotecas do Direct3D e tudo o que se tinha desenhado no 3DSM estava agora no programa como se eu tivesse escrito tudo em C (ou seja, escrito onde estavam as coisas, de que cores, layers, XYZ, etc etc) e prontos a eu agarrar (por exemplo) numa lampada (L) e dizer ao programa que quando se disparava contra a lampada (L) a fonte de luz branca (:D apagava-se e ficava só a luz ténue vermelha (V).

Alguém me consegue dizer se isto é possível? e se sim, onde posso arranar tutorials disso? ou o que devo pesquisar? é que não me vem muita coisa à cabeça além de "import Direct3D c++" (para o que o google nao me dá grandes respostas)... e seria possível modificar os objectos depois de estarem no jogo (por exemplo os bonecos, não podem ser estáticos.. pelo menos quando estão a andar deveriam ter uma animação deles a mexerem as pernas [esta poderia ser feita em 3DSM], mas como posso trabalhar com animações em DirectX?

Sim, o projecto é complicado. Só precisava que alguém com mais conhecimentos na área de programação de jogos 3D me desse umas luzes..  :(

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Aqui tens um exporter: http://www.andytather.co.uk/Panda/directxmax_info.aspx

Estou disposto a esclarecer-te as dúvidas que tiveres, mas aviso-te já que acho o projecto ambicioso de mais para quem não tem experiência em jogos 3D. Um FPS é complicado de se fazer.

Se queres fazer o FPS, então recomendo-te a usar o Irrlicht ou o OGRE como motores 3D. Principalmente o Irrlicht, que é o mais fácil de usar e suporta ficheiros .x (do DirectX) de raiz.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Muito obrigado  :P

Eu sei que não vai ser fácil. Eu tenho experiência de programação e design 3D.. Achei que juntar os dois seria uma boa ideia. Tenho até Julho portanto acho que não será assim tão complicado visto que tenho tempo para compreender tudo o que preciso.

Eu tenho alguma experiência em jogos 3D só que é apenas na criação de mapas.

Então deixa ver se compreendi: uso o 3D studio max para criar os mapas (ou a mesh, que desconfio que seja só mesmo o espaço físico sem texturas nem nada), depois utilizo o Irrlicht para agarrar em tudo e criar o mapa e programaticamente criar os eventos..

Já estive a ver o site do Irrlicht e outras aplicações que a mesma team desenvolveu e gostei. Também fizeram um editor de "mundo" que suporta importação de ficheiros .3ds e exportação num formato mais amigo do Irrlicht. E é bom em termos de compatiblidade, portabilidade, estabilidade, rapidez.. Muito bom mesmo. Muito obrigado pela referência.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora