• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

msr

phpBB ou SMF?

14 mensagens neste tópico

Tenho esta dúvida.

Quais as razões (a favor e contra) para optar entre phpBB e SMF?

O proprio P@P se nao me engano era phpBB, o que é que levou à mudança para SMF?

A segurança?

Obrigado

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Pelo que uma vez, por acaso, li de um dos posts antigos do P@P, ainda do deathseeker, era por causa das funcionalidades do painel de Administração. Já ouvi dizerem muito mal do SMF, mas a verdade é que em termos de interface, gosto bastante. Sobre o phpBB não posso falar muito, porque não o explorei a fundo. Gosto bastante dos Rascunhos mas acho-o um pouco confuso, talvez devido a estar muito mais habituado ao SMF.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

O SMF para quem gosta de software elegante e sexy não é propriamente a escolha mais indicada. Para quem quer uma coisa que tenha muitas funcionalidades assim logo mal se instala até é adequado.

Já o phpBB é uma história muito antiga. O phpBB existe há muito tempo, mas convenhamos que uma coisa é falar do phpBB2 que foi penosamente deixando a qualidade cair, e outra é o PHPBB3 que é um projecto completamente revitalizado, nem sei bem se a base de código é a mesma, não me parece. As críticas que tenho visto são positivas em relação ao phpbb3, em termos de usabilidade melhorou de facto.

Talvez queiras dar uma olhadela no myBB, é um fórum que visa o mesmo tipo de utilização que estes dois, mas na minha opinião está muito melhor escrito e por isso é muito mais poderoso que o SMF que é feito de código de média qualidade.

Se quiseres uma coisa mais leve... eu aconselharia-te o punbb/fluxbb aqui há uns tempos atrás, mas a equipa de desenvolvimento tem tomaodo tantas decisões erradas que o projecto se perdeu e já não é nada do que foi.

Actualmente têm ganho popularidade o vanilla fórum e o bbpress, que são fórums mais simples. já tive oportunidade de ver como estão implementados e devo dizer que são duas peças de engenharia de software de grande qualidade e com muito potencial.

No fim de contas tudo depende do que queres fazer. Pessoalmente valorizo flexibilidade, se valorizares mais funcionalidades numerosas, então a escolha é muito mais facil.

PS: a mudança quando foi feita, foi precisamente na altura em que o PHPBB se começava a arrastar. Foi uma medida sábia.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Se queres modificar o software, para costumizar, então faz um favor a ti próprio e não uses o SMF. É dos software mais mal desenhados (a nível de programação) que já alguma vez vi... :P

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Pois o phpBB3 é uma confusão, imho. Falta um fórum que use OOP :P

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu só tenho a dizer uma coisa sobre o phpBB: aquela interface é lamentável.

Mas concordo com o pedrotuga, devias ver o MyBB.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Qual é o problema da interface do phpBB? Eu acho-a bastante parecida com a dos outros fóruns...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Não dá para apagar múltiplos tópicos directamente a partir do índice.

Não dá para seleccionar tópicos que não estejam na mesma página.

Quando estás a juntar dois tópicos não tens nenhuma indicação sobre qual vai ser o título do novo tópico.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

@scorch, o fórum mudou do phpBB para SMF porque o phpBB na altura simplesmente estagnou, não houve updates por uns dois anos (salvo erro) e havia algumas falhas, o que levou a boatos (e alguns até verdade) de ser alvo fácil para ataques. Na altura eu ainda não era do staff, muito menos admin :) mas decidiram mudar para o SMF, que na altura já estava a ganhar alguma popularidade.

No que respeita a funcionalidades, gosto e recomendo o SMF. No que respeita a "meter as mãos na massa" já não gosto tanto (se é que posso dizer que gosto), o código está muito mal estruturado e bastante em estilo "esparguete" o que torna bastante penoso o trabalho de um programador que queira alterar o software.

Quanto a outras alternativas, de todos os já referiados apenas só experimentei vanilla, bastante minimalista (o que me atrai particularmente) e quando o conheci recordo-me que o feedback era bastante bom no que respeita a "meter as mãos na massa", no entanto nunca cheguei a tal...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

@scorch, o fórum mudou do phpBB para SMF porque o phpBB na altura simplesmente estagnou, não houve updates por uns dois anos (salvo erro) e havia algumas falhas, o que levou a boatos (e alguns até verdade) de ser alvo fácil para ataques. Na altura eu ainda não era do staff, muito menos admin :) mas decidiram mudar para o SMF, que na altura já estava a ganhar alguma popularidade.

É, deve ser isso. Eu nessa altura nem conhecia o P@P nem era membro :D (já conhecia o P@P antes de me registar). Mas lembro-me de ver um post do deathseeker sobre a alteração. :D

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Pessoal, isso foi na altura do PHPBB2.

O PHPBB3 nem sequer tem a mesma equipa de programadores a mante-lo actualmente. Não quero com isto dizer que é bom ou que é mau.

Pois o phpBB3 é uma confusão, imho. Falta um fórum que use OOP :P

Isso na minha opinião não tem nada a ver, são apenas dois paradigmas diferentes. Mas só para que conste, muitos são.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Mas o que acontece no PHPBB é que há demasiado "despejo" de código dentro de funções enormes, o que dificulta as alterações.

Eu sei que código procedimental pode ser tão modular e organizado quanto OOP, mas parece-me que no último o programador é mais "pressionado" para o fazer.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora