• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

M6

FRBF

16 mensagens neste tópico

Nome: FRBF

Versão: 1.0

Data: 2009

Descrição: Implementação de um pacote de R com o algoritmo FRBF.

Algoritmo de aprendizagem para classificação na área da aprendizagem das redes neuronais de base de núcleo flexível (RBF). No original: "Flexible kernerl for radial basis function network implementation".

Licença: LGPL

Copyright: Fernando Martins.

Base Teórica: Flexible Kernels for RBF Networks.

Requisitos: Requer a plataforma R.

Site do Pacote: FRBF

Documentação:Manual de Referência

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Boas!

Desculpa a ignorancia, mas, no que é que se pode aplicar concretamente o teu projecto?

Cumps

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Podes usar para aprender a classificar coisas.

Por exemplo, podes usar para fazer data mining, depois de construires um modelo através de aprendizagem, aplicas um novo conjunto de dados e obterás a classe de cada item.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Acho que ja estou a perceber. Pelo que percebi, o resultado é estatistico. Serve para criar gráficos estatisticos com base em informação recebida. Com a capacidade de aprender. É isso?

Cumps

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Não.

A ver se consigo explicar melhor. O FRBF é um algoritmo que aprende através de exemplos, construindo um modelo, e que depois usa esse modelo para classificar informação nova, nunca vista por ele.

Exemplo:

Imagina que tens uma empresa de crédito e que no teu histórico de base de dados tens informação (exemplo idade, ordenado, montante pedido, etc.) que permite classificar um cliente pela sua classe de risco "baixo", "médio", "alto", "muito alto".

O FRBF numa primeira fase vai analisar essa informação e criar um modelo para essas classes de risco.

Por exemplo, alguém com menos de 25 anos é de risco alto, alguém com mais de 30 anos e ordenado superior a 1500€ é risco baixo, alguém com mais de 40 anos e ordenado 2000€ e montante pedido 100000€ é risco médio, etc..

Esse modelo vai permitir classificar um novo potencial cliente.

Por exemplo, vais à empresa de crédito e dizes que tens X anos, ganhas Y€, vais pedir Z mil €, etc.. O FRBF agarra no modelo construído e vai classificar-te mediante o risco que apresentas, retornando "baixo", "médio", "alto" ou "muito alto".

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Não.

A ver se consigo explicar melhor. O FRBF é um algoritmo que aprende através de exemplos, construindo um modelo, e que depois usa esse modelo para classificar informação nova, nunca vista por ele.

Exemplo:

Imagina que tens uma empresa de crédito e que no teu histórico de base de dados tens informação (exemplo idade, ordenado, montante pedido, etc.) que permite classificar um cliente pela sua classe de risco "baixo", "médio", "alto", "muito alto".

O FRBF numa primeira fase vai analisar essa informação e criar um modelo para essas classes de risco.

Por exemplo, alguém com menos de 25 anos é de risco alto, alguém com mais de 30 anos e ordenado superior a 1500€ é risco baixo, alguém com mais de 40 anos e ordenado 2000€ e montante pedido 100000€ é risco médio, etc..

Esse modelo vai permitir classificar um novo potencial cliente.

Por exemplo, vais à empresa de crédito e dizes que tens X anos, ganhas Y€, vais pedir Z mil €, etc.. O FRBF agarra no modelo construído e vai classificar-te mediante o risco que apresentas, retornando "baixo", "médio", "alto" ou "muito alto".

Muito boa ideia, parabéns.

Eu não preciso disto mas é muito boa ideia

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

M6: isso não é mais ou menos o que Neural Networks e/ou SVMs fazem? Desculpa a ignorância :x

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Isso será uma espécie de IA? Não é bem uma IA, mas um componente para IA, ou algo parecido. Pelo que eu percebi, é assim. Se é, grande projecto. :)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

M6: isso não é mais ou menos o que Neural Networks e/ou SVMs fazem? Desculpa a ignorância :x

João, o FRBF é uma rede neuronal de função de base radial. Quem se der ao trabalho de ver a coisa vai constatar que tudo se resume, grosso modo, a cálculo de matrizes.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Isso será uma espécie de IA? Não é bem uma IA, mas um componente para IA, ou algo parecido. Pelo que eu percebi, é assim. Se é, grande projecto. :)

Sim.

A aprendizagem e a classificação são parte do domínio de IA, Data Mining, etc..

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Desculpa a ignorância :) Mas na minha àrea costumo ver projectos exactamente com este propósito e costumam vir de uma de duas fontes (as que disse). Vou dar uma vista de olhos sim senhora :)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Interessante o projecto.

Já não mexo em IA à alguns anitos, mas fiquei curioso :)

Uma vez com o projecto a funcionar consegues simplesmente pô-lo a analizar e aprender qualquer tipo de informação e seguidamente trata-la.

Fiquei definitivamente interessado em saber novidades sobre esse desenvolvimento.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

apocsantos, este projecto está concluído, foi o resultado do meu mestrado.

A menos que o meu orientador queira fazer evoluções ao algoritmo e as implemente, ou encontre quem as implemente, não haverá grandes evoluções.

Poderá haver bug fixes se alguém se queixar. :)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Ok! Percebido. Vou dar uma leitura sobre o assunto....

Na altura do 48K um gajo mexia numas coisas primitivas do tipo IA, e ainda cheguei a mexer nisso em PC's, mas a falta de tempo, de interesse, e de pachorra... Comeram-me "tudo"..... Qualquer dia ainda faço o resto da faculdade.... "Ando a dizer à 9 anos que irei acabar o curso" (nunca mensionei quando).

Cumprimentos e parabens pelo trabalho.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora