• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

plima

[Assembly] Simuproc

10 mensagens neste tópico

Olá boa noite!

Bem comecei agora a dar a linguagem assembly e de facto não percebo lá muito bem, tenho efectuado pesquisas no âmbito de encontrar alguns programas e testa-los e os resultados são alguns (nas pesquisas) mas a nível de programas que me funcionem no Simuproc é quase nada, pelo menos eu testo e não dá, é só erros, e eu não ser formatar ou converter aquilo de forma a darem...  :hmm:

Alguém me pode dar uma ajuda??? Em durante esta semana serão lançados trabalhos para realizar e assim vou-me ver enrascado...

Agradeço a vossa ajuda,

Cump's

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Não faço ideia o que é o simuproc, vou mudar isto de secção que podes ter mais ajuda.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

O simuproc é um pequeno utilitário para demonstrar o funcionamento de cada instrução em código máquina(assembley). Na realidade ele não mostra o codigo máquina correspodente, apenas a instrução, mas o seu valor está em mostrar o efeito das instruções nos registos e  memoria do stack.

Quem me dera haver um destes utilitários quando aprendi  assembler à 25 anos atráz.

Para compilares um programa em assembley precisas de outro programa que aceite uma lingugem assembley mais elaborada, como o WinAsm e de um debuger como por exemplo o Ida, ou OllyDbg

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Olá,

boa noite, Obrigado

E através disso depois posso abrir no editor do simuproc?

é que os exemplos que importo no editor do simuproc não send feitos em simuproc dão montes de erros ao lançar para a memória...

com essas compilações depois fica disponível a usar no simuproc mesmo abrindo no editor?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Não, não podes!

O simuproc usa para cada instrução um numero de instrução com os parametros, que nem é o correspondente op-code utilizado na lingugem assembly, nem o código máquina da instrução.

Por exemplo a instrução que carrega o registo AX(16bits) com o valor 16(10hex) :

em assembley:                MOV AX,0010

em código máquina x86: 66 B8 10 00 (4 bytes)

no simuproc:                  10AX,10

Por isso tens de carregar o simuproc com as instruções manualmente ou então abrir um ficheiro .smp feito por alguém.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Bom dia,

Ok obrigado FreiNando :P

Vou ver se me desenrasco, que já tenho o enunciado dos 3 exercícios a fazer para a cadeira.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Boas,

Se alguém depois precisar ou pretender alguma ajuda, não sei muito, mas sempre dá para colocar o código se algum dia fizer falta.

Cumprimentos,

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora