• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

Anonym

A cor do urso

12 mensagens neste tópico

Eram dois caçadores, estavam no acampamento. Caminham 1 KM para o Sul, depois 1 KM para este, e aí capturam o urso, e voltam ao acamapamento. No final notaram, que tinham caminhado ao todo 3 km.

De que cor era o urso?

quando descobrirem, verão que tem lógica, não tou a gozar....  ;)

rui_carlos, acertas-te.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

pa a cor n sei e n tou a ver como é que isso n pode ser a gozar... agora em relação a terem volado para o acampamento e caminhado 3 quilometros... pa... podem ter chegado a um acampamento... mas concerteza nao era o deles.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

eu retirava.... 1 km ... 1km 3 km .... e tranformava em cores  RGB .... mas acho que isso já sou eu que estou alucinar...pq estou a estudar isso....

e o RBG tem cores (x,y,z)  0<=x,y,z=<1  ... não me parece  :wallbash:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

A matemática é um mundo que não é plano! Temos outras geometrias... inclusivé aquela em que vivemos ;)...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

epa...

caminharam um km para sul... ok... entao podemos admitir que caminharam 1km mas que não estão 1km a sul... muito bem é um percurso acidentado.

Ok... o urso é daqueles que vive numa região acidentada... possivelmente montanhosa... epa... mesmo que assim seja onde é que já vai o problema matemático.

e o que quer dizer caminharam 1km para sul? se um alpinista subir a uma montanha quase vertical com 1km mas k o topo está 1metro a sul da base dizemos que ele camihou 1 km para sul?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

A matemática é um mundo que não é plano! Temos outras geometrias... inclusivé aquela em que vivemos ;)...

exactamente...

eu retirava.... 1 km ... 1km 3 km .... e tranformava em cores  RGB .... mas acho que isso já sou eu que estou alucinar...pq estou a estudar isso....

e o RBG tem cores (x,y,z)  0<=x,y,z=<1  ... não me parece  :wallbash:

longe disso...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Será possível construír uma casa com quatro paredes, e  todas viradas para sul?....  Pode não parecer, mas esta questão está relacionada com o problema ;)

Embora exista aqui  uma questão de "largura"!

Outra coisa que pode ajudar é ter em conta  que a soma dos ângulos internos de um triângulo nem sempre é 180º.. :)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Há a geometria euclidiana que por vezes tomamos como única, ... o livro "Os elementos de Euclides" dizem já ter sido mais lido que a própria bíblia... a geometria esférica   :), a geometria hiperbólica e outras ainda menos conhecidas...

Outra coisa que pode ajudar é ter em conta  que a soma dos ângulos internos de um triângulo nem sempre é 180º.. ;)

Pois, pode até ser maior... ou menor...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Bem... essa dos angulos internos de um triangulo somarem mais de 180º... epa... podem usar a matemática que quiserem mas eu n vou por aí.

Se não a minha resposta aos problemas todos era: "segundo a relatividade de einstein, transforma-se todo oespaço num ponto de massa infinita que absorve todo o tempo".

O euclides até pode ter sido um gajo porreiro, mas o descartes tambem era bom rapaz, vamos resolver isto à maneira dele ;)

Ora bem... esssa tal casa pode perfeitamente ser construida, deve ser é um pouco fria, lol, olha lá... tens a certeza que não é um pinguim e não um urso???

Se a resposta passar por aí então quer dizer que não podemos admitir um referencial plano. Assim sendo o cálculo terá que ser complicado e envolver valores tipo o raio da terra.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Bem... essa dos angulos internos de um triangulo somarem mais de 180º... epa... podem usar a matemática que quiserem mas eu n vou por aí.

Se não a minha resposta aos problemas todos era: "segundo a relatividade de einstein, transforma-se todo oespaço num ponto de massa infinita que absorve todo o tempo".

O euclides até pode ter sido um gajo porreiro, mas o descartes tambem era bom rapaz, vamos resolver isto à maneira dele :)

Ora bem... esssa tal casa pode perfeitamente ser construida, deve ser é um pouco fria, lol, olha lá... tens a certeza que não é um pinguim e não um urso???

Se a resposta passar por aí então quer dizer que não podemos admitir um referencial plano. Assim sendo o cálculo terá que ser complicado e envolver valores tipo o raio da terra.

é isso!

já enviei a resposta por MP...não sei se está correcta, mas acho que sim :cheesygrin:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Existem apenas dois locais da terra onde este problema poderia ser uma situação real, e apenas num desses sítios á ursos, a terra é parcialmente redonda, logo o pitágoras, nao tem nada a dizer, nem o euclides.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Existem apenas dois locais da terra onde este problema poderia ser uma situação real, e apenas num desses sítios á ursos, a terra é parcialmente redonda, logo o pitágoras, nao tem nada a dizer, nem o euclides.

de referir que no Polo Sul a única direcção que poderias tomar era para Norte, logo este não é uma opção... há, no entanto, uma infinidade de soluções possíveis para este problema.

e mais um pormenor, também existe o Teorema de Pitágoras na geometria esférica, só que é ligeiramente diferente do que estamos habituados:

cos(h)=cos(c1)*cos(c2)

se não me engano.

de qualquer forma, o problema está muito bem pensado :thumbsup:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora