• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

JoaoRodrigues

Problema com Som em Ubuntu 8.10

9 mensagens neste tópico

Hello malta!

Tou sem som. Sim, já vi se tenho o som ligado! Tou mesmo sem som. Seja o som de iniciar o sistema, ou ver um filme, ouvir uma música ou ir ao Youtube, não dá.

Configuração da máquina: Ubuntu 8.04/8.10/9.04 (sucessivos upgrades a ver se punha o som a dar).

Deixo aqui o output de alguns comandos:

joao@wasp:~$ lspci -v

00:1b.0 Audio device: Intel Corporation 82801I (ICH9 Family) HD Audio Controller (rev 03)
Subsystem: ASUSTeK Computer Inc. Device 19c3
Flags: bus master, fast devsel, latency 0, IRQ 22
Memory at fddf8000 (64-bit, non-prefetchable) [size=16K]
Capabilities: <access denied>
Kernel driver in use: HDA Intel
Kernel modules: snd-hda-intel

01:00.1 Audio device: ATI Technologies Inc RV620 Audio device [Radeon HD 34xx Series]
Subsystem: ATI Technologies Inc RV620 Audio device [Radeon HD 34xx Series]
Flags: bus master, fast devsel, latency 0, IRQ 17
Memory at fdeec000 (32-bit, non-prefetchable) [size=16K]
Capabilities: <access denied>
Kernel driver in use: HDA Intel
Kernel modules: snd-hda-intel

joao@wasp:~$ aplay -l
**** List of PLAYBACK Hardware Devices ****
card 0: Intel [HDA Intel], device 0: ALC662 Analog [ALC662 Analog]
  Subdevices: 1/1
  Subdevice #0: subdevice #0
card 0: Intel [HDA Intel], device 1: ALC662 Digital [ALC662 Digital]
card 1: HDMI [HDA ATI HDMI], device 3: ATI HDMI [ATI HDMI]

joao@wasp:~$ sudo cat /dev/urandom > /dev/dsp 

Dá som de estática, como devia dar. Mas o som vai desvanecendo ao longo do tempo.

Tenho tudo instalado de raíz, não fiz alterações de nada. Ouço "som" apenas com os headphones, não com as colunas do portátil (normalmente). Esse "som" é um som tipo pipocas a saltar.

Alguém tem alguma ideia? Já procurei em todo o lado e dizem-me para ver o nível do PCM. Está no máximo. Estou sem ideias e sem vontade de reformatar isto :x

Abraço!

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu no meu arch tive um problema parecido, ou seja quando ligava o pc tinha som, mas dp passados poucos minutos deixava de o ter, embora a barra do volume tivesse quase no maximo... Tive mesmo que formatar o pc, pois tb corri tdo e nao vi solução nenhuma...

Mas gostava d ver tb uma solucao pra isso.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Já estou no 9.04 :x E já fiz o upgrade pa alpha do 9.10.... No can do...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Ok... isto pode ser muito idiota... mas o problema era o "Beep" da BIOS inicial que eu tinha desligado (e que sempre esteve desligado), pelos vistos agora TEM que estar ligado ou não há som para ninguém... muito estranho diga-se de passagem...

Problem solved ;)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Isto é ir um pouco off-topic, mas este tipo de problemas são demasiado frequentes no ubuntu. Eu por exemplo estou já há algum tempo sem vídeo, ponho um vídeo, seja em que aplicação for e... cabum, vai a aplicação ao ar.

Já tive outros problemas do estilo e já ando fartinho, vou mudar para freeBSD, tem a fama de ser mais estavel, a ver vamos.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Ia sugerir que verificasses na BIOS precisamente se tinhas a placa activa, resolveu-se esse ponto, nice..

Quanto ao vídeo, dá uma voltinha nos http://ubuntuforums.org/

Se não resolveres, muda de distro tal como disseste, mas em vez de freeBSD experimenta antes:

http://darkstar.ist.utl.pt/gentoo/ :X

Se quizeres fazer uma instação totalmente adaptada/compilada para o teu sistema, terás dores de cabeça mas fica do mais estável que pode haver.. mas tens um modo mais simples para instalar..

Tinha 1 colega meu que instalou o gentoo, mesmo tudo à unha, compilou cada módulo, cada pedacinho de código, esteve 4 dias para o instalar, mas digo-te nunca tinha visto como aquilo..

Experimenta, mais format menos format ;)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

mas isso ja o pedrotuga ta farto de saber ;)

Por acaso tambem ando com a ideia de testar o FreeBSD, mas entao... mal ponho o cd na drive perco a vontade LOOL

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora