• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

António Martins

Dúvidas PHC 2010

20 mensagens neste tópico

Caros colegas,

Estou neste momento a trabalhar num projecto de PHC, mas acontece que sou novo nesta área PHC e tenho uma série de dúvidas que gostava de saber se alguém aqui na nossa comunidade sabe:

1) Gostava de saber como é que os POS (Point-Of-Sale) da PHC, funcionam, quando há uma quebra de ligação (vamos supor que rede deixa de funcionar). Continuam a funcionar em modo "offline" e depois quando há novamente ligação sincronizam com o servidor, ou não?

2) O PHC 2010 Enterprise, tem algum tipo de APIs? Web Services, ou outra qualquer tecnologia?

3) É possível ter um PC que possa ligar-se ao PHC, em modo cliente? Tipo, um PC cuja função é consultar o PHC mas que não tem base de dados. Só para ser usado como cliente.

4) Estava a pensar montar um PHC com duas máquinas (uma para ser usada pela Contabilidade e poderem puxar pelo software) e outra para ser servidor de vários POS. E estava a pensar utilizar replicação ao nível base de dados do MSSQL Server. Isto é possível?

Se alguém me puder ajudar, agradeço desde já!

Um bem haja a todos  ;)

António

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Boas.

Relativamente as duas primeiras preguntas nao sei responder, visto que ja nao mexo no PHC aos anos.

3- Sim e possivel, tens e que ter a licença para esse pc correr o phc, visto que tens um pc onde vai ser o servidor as outras maquina nao vao ter MSSQL a funcionar, e todo remotamente.

4 - É possivel, tem todo a ver com as premissoes dadas a cada utilizador, se defenires utilizadores so para os POS esses so mexem mesmo na funçao do POS, e por ai...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Ok.

Obrigado pelos esclarecimentos.

Alguém sabe responder as perguntas 1) e 2)?

Cya

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Boas,

1) Sim fazem isso mas têem de ser devidamente configurados, mais acrescento que tens de ter uma instancia MS SQL Express nas POS para poderes utilizar o modo off-line (Nada recomendado, diga-se de passagem).

2) O PHC 2010 tal como as anteriores versões é todo ele "Fox Pro", a unica coisa que tens é mesmo a PHC Framework com Xbase de T-SQL, no entando e se tiveres a devida paciencia e know-how, podes fazer ligar directamente com a base de dados, apartir de ASP, VB.NET ou mesmo Fox-Pro, Basicamente logo que consigas ligar ao servidor MS-SQL do PHC e à base de dados depois tudo se resume de saberes o que estás a fazer nas tabelas... Aconcelho uma boa vista de olhos à "Enciclopédia PHC" que tem bastante informação. Caso venhas a desenvolver algum "plug-in" para o PHC recomendo que configures rotinas de manutenção automatica da BD, tipo uma vez por semana, apenas para garantir a integridade dos dados.

Posso adiantar que PHC e VB.NET funcionam lindamente, e PHC + Fox Pro, também funciona muito bem.

Boa implementação,

Qualquer duvida coloque aqui um post. (Em PHC continuo activo, e infelizmente por muitos e muitos anos).

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Ok

Obrigado pela ajuda e esclarecimentos.

Se tiver depois alguma questão mais particular, entro e contacto.

Tks :thumbsup:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

porque não recorrem ao formato normal de suporte PHC?

supostamente têm um destribuidor que poderá ajudar nisso... ou então o suporte PHC

acho que será sempre o caminho, pois tendo pago uma licença têm esse suporte e claro, é o oficial

teckV

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

É verdade.

Mas o que eu procurava eram opiniões isentas e imparciais.

Normalmente, a tendência é para te tentarem vender coisas que muitas vezes não precisas. E há muita invenção e aldrabice nesse processo. É uma versão moderna da feira da ladra.

E uma vez que a PHC é muito fechada na sua rede (é difícil obter conhecimento, sem se contactar o fornecedor), tens dificuldade em fazer um bom trabalho para o cliente final, que seja isento e verdadeiramente imparcial.

Se tu tiveres um PHC, tu vais querer uma opinião técnica que defenda os teus interesses e não um "vendedor de automóveis". :thumbsup:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

hummmm.... não concordo... conheço bêm o suporte da PHC...

diz uma coisa... és destribuidor ou cliente final?

a PHC só funciona com rede de parceiros, isto é, não faz venda directa pelo que o que dizes nunca se verifica... qd compras o teu destribuidor têm a obrigação de efectuar uma instalação/configuração consoante as tuas necessidades

senão o fizer podes falar com a PHC e pedir outro destribuidor

o software PHC não é (supostamente) para ser "mexido" pelo cliente final, pois como já disse trabalha com uma rede de destribuidores... é para garantir qualidade como fazem mts marcas

não podes abrir uma PlayStation e mexer... tens de contactar quem está oficialmente qualificado... é o normal

não entendo mesmo o teu ponto e gostava de saber se foste mal servido por um destribuidor, pois saber isso interessa à PHC

como cliente final têm também a vantagem garantida que te dará mt documentação e videos sobre a melhor utilização do produto e framework

atenciosamente

teckV

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Pretendo ser cliente final (em vias de).

O meu objectivo não é abrir a Playstation e mexer (deus me livre).

A questão da integração, tem a ver com o objectivo de no futuro querer montar um portal web que integre com o PHC. Nem pensar em querer mexer lá dentro...

Em relação à cena da rede de distribuidores e ao facto de eles terem obrigação de fazer instalações e configurações, etc, é uma bonita história de amor, mas na prática não é essa a minha experiência (talvez eu seja azarento, só levo com comerciais da tanga).

Custos exorbitantes. Aldrabice. Intrujice. E querer meter-te coisas pela goela abaixo, quando não são necessárias e quando existem opções melhores e mais baratas. Já para não falar com as tangas de Hardware.

Comprar um servidor de última geração, com discos SAS, 8 GB de RAM, com fonte redundante, dois processadores... E para quê? Correr um PHC?  Levarem mais de 2000 euros para instalação e configuração, durante 1 dia??

Epah... Não me gozem...

O dinheiro custa a ganhar. É a mania da ganância... É um dos males deste mundo... Querem ganhar tudo de uma vez..

Mas pronto. Eu respeito a tua opinião, mas discordo :thumbsup:

Mas é por isso que eu gosto de trabalhar com ppl de informática e não com comerciais. As coisas funcionam. A malta entende-se. O ppl de informática cumpre. O ppl comercial quer é vender, muitas vezes sem ética e pensando que o cliente é burro.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

tive a ler a vossa discussão entre aspas...

António tens razão no estas a dizer, isso de servidores todos xptos não vale a pena, não tiveres um numero de maquinas grande aceder ao phc, um pc normal com mais um bocado de ram e uns discos sata em raid resolve vários problemas.

em relação ao mexer no phc tem que ser assim o próprio conceito e mesmo esse tens a base e agora vamos meter e configurar conforme o cliente querer o que as x tens mesmo que perder mtas horas la de volta, para adicionar uma função ou mesmo um procedimento, e isso tem que se pagar...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

eu não estou a argumentar os vossos argumentos e o curioso é que até "vivo" conceitos como o open-source e o free-software~

mas sempre no seu contexto que é o educativo, recreativo e nunca para rentabilizar negócio... a não ser que os autores assim determimem por especificos contratos de licenseamente que explicitamente o autorizem

mas a questão que estou a colocar é de estarmos a falar de um produto patenteado a uma empresa, a qual exercendo os seus direitos achou por motivos seus, implementar um seu modelo de negócio.

o software PHC é para promover negócio nos utilizadores e não uso caseiro ou recreativo, pelo que terá sempre de usar o modelo comercial.

esse modelo de negócio consiste no nada novo modelo de representações, o qual consiste no recurso a uma pareceria com parceiros, com acordos mutuamente aceites e onde ambas as partes assumem compromissos sobre contrato.

o parceiro assume o compromisso de fornecer um serviço com as exigencias de qualidade por parte da PHC.

é obrigatório a qualquer técnio destribuidor/implementador de software PHC, receber formação pela PHC, sendo esta ampla e abrange desde os concietos de negócio e a implementação sobre software PHC com todas as suas potencialidades. um implementador e com recurso às grandes potencialidades da framework PHC e grande adapabilidade configuravel do mesmo, é capaz de criar soluções unicas, individualizadas ao cliente final.

usufruem também do suporte perante a PHC, que com grande capacidade técnica e de intervenção podem ajudar a resolver as questões mais complicadas. podem um pedido até originar uma correção ou um novo desenvolvimento

a PHC assume o compromisso de não usar outro canal que não os dos distribuidores, não havendo assim venda directa ao público

há diversas relações com parceiros e uma vasta rede com todo o tipo de perfis, sendo inequestionável a capacidade de muitos.

casos especias, grandes contas com necessidades e caracteristicas unicas poderão ter uma equipe interna a trabalhar na implementação e constante adaptação... mas tamos a falas de grande grupos e redes de negócio. ai a equipe se certifica e ficam aptos ao trabalho, podendo sempre contar com o suporte

como tal e visto que terá sempre de passar por um destribuidor certificado pelas várias formações obrigatórias. até pode ter um primeiro contacto com comercial... é quase a regra assim em tudo hoje, mas terá um ou mais implementadores para lhe fazer um optimo trabalho que corresponderá a todas as suas necessidades. o produto é brutal a nivel de personalização e verticalização. há implementadores que recorrendo a estas ferramentas desenvolveram modulos novos, verticais e seus.

a PHC é um gigante em software house nacional com uma rede incrivel de destribuidores e um numero astronomico de utilizadores

se por acaso, e pode acontecer, se vir mal servido com o seu destribuidor, pode pedir apoio e ser melhor encaminhado

quanto a custos tera-se de dizer que o produto PHC é gama média alta, pelo que... para ter esse nivel e qualidade. com um desenho de arquitecura e negócio assim... barato, barato não é. PHC não software de prateleira e nutre de uma complexidade que requer um apoio certificado e formado

há outros produtos de prateleira que devido a serem tão basicos e limitados e o utlizador que se têm de adapatar ao ser fechado e limitado, apresentam-se com outros custos e com venda directa... é como tudo na vida e no negócio... PHC é outra coisa.

e digo mesmo que devido à complexidade do software será sempre preciso muito estudo e ter-se acesso a material documental de acesso limitado, para se poder tirar o verdadeiro partido de um produto ERP assim

para se destribuir PHC é necessário um contrato e no mesmo é se obrigado a um plano de formação. apesar de sabemos que nada é perfeito, é garantido que poderá ficar bêm servido

e não falo como comercial, apesar de no negócio haver sempre questões destas.

e é nacional

teckV

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
E em termos de custos benefícios, não vale nada...

já usaste o PHC extensivamente? és implementador? ou é apenas alguém que olha para um produto sem o estudar e sem saber como o usar tira logo conclusões? pois não é esse o feed back que a PHC têm dos seus 100.000 utilizadores... 100.000 assim por alto, porque já passou há anos essa barreira...

acho que fazer um comentários destes sem justificar é apenas plágio... isto é... é cometer difamação que até pode ser enquadrado legalmente como crime... as marcas estão protegidas legalmente. claro que se justificares e disseres que é apenas a tua opinião e que a tua opinião pessoal vale mais do que o facto de 100.000 utilizadores preferirem usar PHC, a situação será diferente.

justifica o que afirmas pois podes estar a induzir em erro quem quer realmente saber o que é o PHC

o PHC tem 100.000 utilizadores.... que continuam utilizadores, como tal acho essa tua afirmação completamente "PESSOAL"... o PHC é usado por grandes empresas nacionais e internacionais

o PHC é usado em 4 países e têm um crescimento gigantesco ano a ano, mesmo nesta época de crise... quando outros ERP´s estão a descer

o PHC é o ERP com mais módulos e é o que abrange mais areas de negócio...

mas não podemos difamar um produto ou empresa com base em questões pessoais... se justificares o que dizes, alguém que tenham interesse no produto pode saber porque achas isso

agora dizer isso é apenas difamação e acredito seriamente que nunca usaste o produto e que apenas tens interesses comerciais em difamar a PHC

diz-me tecnicamente e a nível de negócio porque é que um dos ERP´s de maior sucesso nacional (para não falar no aspecto de estares a falar mal do que é nacional)

o PHC é desenvolvido com o apoio de consultores de negócio e cerca de 80% dos desenvolvimentos são efectuados com base nos pedidos dos 100.000 utilizadores...

estarão 100.000 utilizadores errados e só tu é que estás certo?

e depois de explicares a nível de negócio e tecnicamente porque é que achas isso, diz-me qual a alternativa, pois parece-me que estás a querer levar novos utilizadores para um outro produto. claro que isso me faz pensar que provavelmente terás interesses nisso

teckV

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Uns não são imparciais, outros tentam chamar à atenção sobre as suas críticas mas acabam por dar a entender o mesmo.

Há mais softwares nacionais sem ser o PHC para o mesmo efeito. Se o @António Martins escolheu este e faz agora perguntas sobre o seu modo de funcionamento, a única coisa a fazer é responder a isso, se se souber. Se é melhor ou não, azar, porque não é essa a pergunta.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
Uns não são imparciais, outros tentam chamar à atenção sobre as suas críticas mas acabam por dar a entender o mesmo.

Há mais softwares nacionais sem ser o PHC para o mesmo efeito. Se o @António Martins escolheu este e faz agora perguntas sobre o seu modo de funcionamento, a única coisa a fazer é responder a isso, se se souber. Se é melhor ou não, azar, porque não é essa a pergunta.

E em termos de custos beneficios, não vale nada...

yoda.... não achas que esta resposta sem justificação pode induzir quem colocou a questão em erro? Ajudou em alguma coisa a esclarecer duvidas, quando não fala de características ou problemas do produto?

eu respondi a esta questão e da forma que segue os pressupostos da afirmação seguinte (do yoda)... que é não dizer que este ou aquele é melhor... eu disse que para fazer uma afirmação tão séria é preciso justificar, pois estamos a falar de uma grande fonte de rendimentos nacionais que trás muito dinheiro do estrangeiro para Portugal

acho que não é estar a dizer que é o melhor... constatei factos, que um deles é ter 100.000 utilizadores satisfeitos e uma rede de mais de 300 empresas distribuidoras e estar com um crescimento gigante no estrangeiro concorrendo com lendas como o SAP e o da M$

e sei que outros ERP´s estão a descer... é um facto e não disse que era por serem piores... os clientes lá saberão as suas razões...

mas como português que sou não podia deixar sem resposta uma afirmação tão difamatória como aquela..

eu não me referi a nenhum outro, como tal não fiz comparações... o cliente que decida... mas se uma pessoa está interessada em comprar um software e vê uma afirmação daquelas... é perigoso e mais numa altura em que estamos com a principal concorrência vinda do estrangeiro (considero a primavera uma empresa nacional e como tal tem todo o meu apoio e não considero concorrência perigosa a nível de nação)

eu até apelava ao staff para apagarem essa mensagem pois é difamatória e pelo que sei vai contra as regras do fórum... mas é apenas e claro, um apelo

eu valorizo todos os ERP´s nacionais, pois neste momento na gama media alta a concorrência está a vir de fora, com o da M$ e o SAP... nacional apenas a primavera que não tenho problemas em dizer que também é um bom produto e por acaso há uns tempos até fiz várias instalações (depois de recomendar) a empresas de pessoas amigas

teckV

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Há maneiras mais rápidas, fáceis e directas de se dizer o que pensa sem ser escrever testamentos :)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Por acaso tive recentemente que implementar uns "extras" no PHC e o suporte não foi o melhor.. Queria fazer as coisas em cima do joelho, adicionar campos em tabelas que iam afectar coisas que estava a funcionar correctamente, etc.

Acabei por decidir fazer as coisas "à parte", indo buscar a informação necessária à BD do PHC e actualizando-a quando preciso, e quanto mais investigo a BD mais acho que aquilo é uma bonita salgalhada. Acredito que tenha sido feita dessa forma para facilitar a extensão, mas não acredito que não existissem soluções melhores de arquitectura do que o que fizeram.. Mas já se sabe que o problema destes produtos é que normalmente vão sendo melhoramentos de versões antigas, e o resultado final nunca é o mesmo de quando se faz tudo de raiz (e o PHC é algo gigante e cheio de funcionalidades, nada fácil de manter ou criar)

Dito isto, continuo a achar que tudo o que quero fazer dava para fazer sobre a framework do PHC mas tive azar com o meu contacto. Sinceramente nem sei se é um "comercial com luzes" ou realmente alguém que faz a vida a desenvolver, mas a impressão não foi a melhor.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
Dito isto, continuo a achar que tudo o que quero fazer dava para fazer sobre a framework do PHC mas tive azar com o meu contacto. Sinceramente nem sei se é um "comercial com luzes" ou realmente alguém que faz a vida a desenvolver, mas a impressão não foi a melhor.

volto a dizer... se acharem que o implementador não é o melhor, contactem a PHC e digam isso e vão vos arranjar novo distribuidor

há empresas gigantes com implementações PHC que tu nem reconheces que é PHC.. PHC têm framework mais poderosa do mercado nacional.. ai não há duvida.. o que claro, cria mt complexidade mas dá o poder de fazeres TUDO com o PHC, ao nível do SAP, que é o ERP por excelência a nível mundial...

sobres as tabelas... não te passou pela cabeça que isso fosse de propósito? para que alguém que consiga por acaso piratear o software não consiga fazer nada sem suporte de um implementador?

os implementadores conhecem bem as  tabelas e o que significam

quem têm experiência em ERP´s de gama alta, como o PHC enterprise sabe que isto é a norma  :thumbsup:

não é nem ao calhas nem por incompetência, como devem imaginar a PHC têm uma equipe muito grande de programadores e consultores de negócio...

Há maneiras mais rápidas, fáceis e directas de se dizer o que pensa sem ser escrever testamentos

acho que não estás correcto... muitas vezes claramente há problemas que apenas se deve ao facto de as pessoas não se estarem a entender e não vejo outra forma de resolver isso senão explicar detalhadamente

o que se passa é que à quem não esteja habituado nem a ensinar, nem a fazer documentação e acha que textos minúsculos são muito grandes... essa afirmação deixou-me cheio de duvidas na cabeça... pois um programador achar que cerca de 20 linhas é um testamento

eu leio numa base diária manuais com milhares de linhas.. claro que não é tudo de uma vez...mas ao longo da vida já devo ter lido biliões de linhas

achas que o que eu escrevi é muito? vejo que não deves ser programador profissional pois se fores estás sem duvida habituado a grandes testamentos... como sabes os programadores têm de documentar o que fazem...

e isso sim... são grandes testamentos com milhares de páginas, diagramas de rede, classes, etc

teckV

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Uma coisa não tem nada a ver com a outra.

Escreves muito mas não dizes tanto quanto isso. Um dia hás-de entender o porquê :thumbsup:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
Escreves muito mas não dizes tanto quanto isso. Um dia hás-de entender o porquê

não achas que é um bocado assim como dizer... mas tu entendes tudo? és tipo quem sabe ver o que é interessante e não para todos os humanos?

sabes... faço-te a critica ao contrario... escreves pouco e não consigo entender o teu pensamento e não sei até que ponto tens algum pensamento complexo por trás... mandar bitaques para o ar e não os enquadrar e explicar para mim está errado.. posso ter esta opinião ou vais me criticar por ter a minha forma e a minha opinião?

alguém escreve algo... mas quem é que pode dizer que a pessoa escreveu demais? mas o que a expressão? o que é nos exprimirmos? é termos um certo numero de frases para dizer ou é seguirmos o nosso pensamento?

o que mais me espanta é porque é que alguém lê aquilo que acha que não interessa... eu a maioria dos post não os leio porque não quero

mas sentir-me-ia ridículo ir lá dizer..."ohh pazinho, escreves demais"... mas porque? não pode?

teckV

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora