• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

renanhabreu

Framework SifraPHP

12 mensagens neste tópico

Titulo do Projecto: SifraPHP - Simples framework para aplicações PHP

Última Versão : 2.0.4

Site Oficial: http://code.google.com/p/sifraphp/

Licença : GNU/LGPL

Líder do Projecto: Renan Abreu

Descrição do Projecto:

Simples Framework para Aplicações PHP, implementa um padrão arquitetural chamado MVC (Model View Controller).MVC tem a função de dividir o software em três diferentes camadas: interface gráfica (View), regra do negócio ou modelagem de dados(Model) e controlador(Controller).Suas classes e funcionalidade, objetivam garantir o desenvolvimento mais ágil e menos suscetível a erros. Além disso auxilia na criação de datagrids , formularios, bem como na instanciação das bibliotecas javascript, Ext e Jquery.

O framework teve sua idealização em setembro de 2008 por Renan Abreu. A idéia inicial era apenas realizar um repositório de classes que proporcionavam economia na codificação de sistemas pessoais. Assim que iniciado o processo de criação do Sifraphp, foi observado que algumas classes, se juntas, poderiam caracterizar o conceito de framework.

Para implementar o framework foram observados vários sistemas desenvolvidos em php, retirando desses partes comuns nos códigos afim de realizar uma modelagem das classes que iriam conter estas funcionalidades.

- Agora trabalha com URL amigáveis

- Trabalha com PDO

- Provê uma interface para helpers ( util para uso nas views )

- Implementa uma interface de configuração, dessa forma é possivel realizar as configurações dos aplicativos através de arquivos .ini

- Disponibiliza uma interface de configuração - para criar classes de configuração pesonalizadas

- Disponibiliza uma interface para scripts (usado para a geração de componentes de interface)

- Conta com um sistema de autenticação

- Controle de exceções com geração de logs

- Provê suporte ao desenvolvimento baseado em componentes

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

A idéia é otima.. ;) Gostaria de perguntar como é o funcionamento dos arquivos *.ini em relação ao framework? :confused:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Como esta sendo tratada as URLS amigaveis? Utiliza o modulo MOD_REWRITE? Ou foi usado outra técnica na implementação.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Boa tarde Renan.

Estou começando agora na area de programação, conheço um pouco de java, mas para fins profissionais estou sendo obrigado a aprender PHP, logo acho que seu framework será de grande ajuda. Já o baixei no site oficial e farei alguns teste.

Vlw.

;)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Estou a fazer um projecto em que me poderá ser útil. Depois experimento e posto aqui a minha review. ;)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

CristianoRSS

O framework disponibiliza um interface de configuração, assim vc pode implementar

esta interface para criar seu proprio objeto de configuração. Neste ponto o framework

prove algumas classes de configuração que implementam essa interface para ler arquivos ini.

Os arquivos ini são arquivos de configuração para os aplicativos,

dessa maneira vc deve declarar a na sessao qual a configuração a ser setada

e as variáveis a serem setadas.

Exemplo :

[conf_database]

host= localhost

...

Alexllp

Já a questão das url amigáveis, foi utilizado a técnica com o mod_rewrite.

O sifra, na classe factory, implementa um método que realiza a leitura da url

a fim de executar o processamento. É bem simples de extender ou modificar.

O intuito do framework é ser de fácil entendimento e extensivel, tanto com

componentes e helpers quanto no seu core

Estou terminando de desenvolver alguns componentes e helpers para disponibilizar no site como exemplo.

Se vocês tiverem alguma sugestão, fico agradecido. Ah! A documentação ainda não está muito boa mas dentro de alguns dias disponibilizarei tutorias

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Caro Renan,

Parabéns pelo Framework, estou começando agora com a liguagem PHP, e será muito util p mim..

vlw

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Primeiramento quero Parabenizar você Sr. Renan pelo desenvolvimento deste framework, que com certeza irá ajudar e servir para outros.... Eu estou começando a ingressar nesta área, e o seu framework poderá me ajudar muito.

Uma pergunta: O seu framework já está em uma versão concluída, ou ainda virá novas versões?

abraços

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Caro Renan baixei o se framework e estou testando em alguns projetos que possuo, só acho que a documentação do mesmo ainda esta incompleta mas é um bom framework.

Em caso de duvidas postarei perguntas aqui no forum.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Ótimo Renan.

Baixei o Framework e estou testando.

Acho que irá me ajudar bastante.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Bem! Deve ser mesmo boa! Registaram-se tantos ao mesmo tempo só para falar dela. Eu olhei para ela e não gostei muito de como está feita, mas pronto eu tenho uma framework feita por mim e a maneira de pensar nas coisas foi muito diferente ;)

Bom Trabalho na mesma.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Muito Legal, Renan!

Estou baixando e assim que possível posto um feedback.

Vc. é fera, cara!

Abraços

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora